Transportes no Porto

Zé Marinho

Membro Caloiro
Matrícula
12 Agosto 2023
Curso
Engenharia eletrotécnica e de computadores
Instituição
FEUP
Olá, vou ser caloiro da FEUP e queria saber algumas coisas sobre transportes públicos:
1 - em relação ao cartão andante, só serve para o metro ou também serve para os autocarros?
2 - compensa comprar um pacote de viagens em vez de comprar uma de cada vez, ou é igual?
3 - com cartão de estudante tenho algum tipo de desconto nos transportes?
4 - na zona da FEUP, qual é o melhor sítio para comprar o cartão e carregar com viagens?

Agradeço desde já quem me conseguir ajudar

• Like
Reactions: soraiarftorres
Solução
Olá, vou ser caloiro da FEUP e queria saber algumas coisas sobre transportes públicos:
1 - em relação ao cartão andante, só serve para o metro ou também serve para os autocarros?
2 - compensa comprar um pacote de viagens em vez de comprar uma de cada vez, ou é igual?
4 - na zona da FEUP, qual é o melhor sítio para comprar o cartão e carregar com viagens?

Olá! Vivo no Porto e penso que te posso ajudar. Qualquer coisa extra, podes mandar-me mensagem por aqui que tenho todo o gosto em te ajudar.
1-O cartão andante serve para metro e para qualquer transporte do porto (autocarros, até mesmo elétricos haha) e, se for...

Olá! Vivo no Porto e penso que te posso ajudar. Qualquer coisa extra, podes mandar-me mensagem por aqui que tenho todo o gosto em te ajudar.
1-O cartão andante serve para metro e para qualquer transporte do porto (autocarros, até mesmo elétricos haha) e, se for passe geral, é por toda a zona metropolitana do Porto que vai até Espinho e Trofa.
2-Compensa o passe, se for diariamente. O que pretendes? Se for individual vai dar ao mesmo, por comprares por pack não vais ter desconto nenhum.
3-Tens desconto no passe mensal.
4-Sei onde é a FEUP mas esta é a única que não te consigo propriamente ajudar.

• Like
Reactions: davis
Solução

Para comprar o andante normal e carregar com viagens é numa estação qualquer, indiferente (só não aconselho entre São Bento e a Trindade porque costuma ter muita fila com turistas). Para comprares o passe (antes disso tens de pedir a declaração de matrícula na faculdade para efeitos de transporte para teres o desconto de estudante) tens de ir a estações específicas com loja andante (HSJ, Trindade, São Bento, General Torres...).

Aconselho a que averigues também se a tua câmara ou junta de freguesia oferece algum apoio nesse sentido. Por exemplo, a Câmara de Gaia oferece completamente o passe para todos os jovens com residência em Gaia mas que estudem no ensino superior no Porto.

Se for individual vai dar ao mesmo, por comprares por pack não vais ter desconto nenhum.
Só uma correção! Se comprares 10 viagens de uma vez, oferecem uma de graça. Ou seja, tens 11 viagens pelo preço de 10.

• Like
Reactions: soraiarftorres
Também há a app Anda, em que usas o telemóvel como cartão e não precisas de comprar um cartão nem comprar viagens. O que é bom para apanhar o autocarro, em que com o cartão normal já tens de ter viagens compradas porque não há máquinas nas paragens de autocarro. A app sabe quando sais do transporte e calcula o preço do bilhete consoante as estações que tenhas andado (ou seja, as zonas). Para além disso dá-te o preço mais vantajoso. Se fizeres muitas viagens por dia a app cobra-te um bilhete diário em vez de vários individuais, se fizeres muitas por mês cobra o mensal. Ao fim do mês desconta-te do cartão que tenhas associado à app. Só não sei se dá para ter desconto de estudante. Recomendo, uso há um ano e funciona bem (só não funcionou no dia de S. João, provavelmente porque estava muita gente a usar, isso foi um bocado chato).

1-O cartão andante serve para metro e para qualquer transporte do porto (autocarros, até mesmo elétricos haha) e, se for passe geral, é por toda a zona metropolitana do Porto que vai até Espinho e Trofa.
2-Compensa o passe, se for diariamente. O que pretendes? Se for individual vai dar ao mesmo, por comprares por pack não vais ter desconto nenhum.
3-Tens desconto no passe mensal.
4-Sei onde é a FEUP mas esta é a única que não te consigo propriamente ajudar.
Obrigado
Post automatically merged:

Obrigado
Post automatically merged:

Também há a app Anda, em que usas o telemóvel como cartão e não precisas de comprar um cartão nem comprar viagens. O que é bom para apanhar o autocarro, em que com o cartão normal já tens de ter viagens compradas porque não há máquinas nas paragens de autocarro. A app sabe quando sais do transporte e calcula o preço do bilhete consoante as estações que tenhas andado (ou seja, as zonas). Para além disso dá-te o preço mais vantajoso. Se fizeres muitas viagens por dia a app cobra-te um bilhete diário em vez de vários individuais, se fizeres muitas por mês cobra o mensal. Ao fim do mês desconta-te do cartão que tenhas associado à app. Só não sei se dá para ter desconto de estudante. Recomendo, uso há um ano e funciona bem (só não funcionou no dia de S. João, provavelmente porque estava muita gente a usar, isso foi um bocado chato).
Obrigado