Trocar de curso para Enfermagem

AnaMGCunha

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2024
Olá a todos,
Atualmente estou em Serviço Social, na UTAD, mas vejo-me num dilema. Acontece que sempre fui apaixonada por ciências, mas o meu amor por História era grande e ingressei pela via das Humanidades. Contudo, no 11 ano, em 2023, passei 2 meses internada na pediatria. Seguia as enfermeiras por todo o lado e ganhei um apego à área, sabendo que no futuro iria para uma vertente que pudesse trabalhar no hospital ( Serviço Social ou Psicologia ). Tinha média para o que quisesse ( 17.2) , mas agora encontro-me indecisa. Nada me tira a ideia de ir para enfermagem e eu queria saber:
1- Sendo de Humanidades, devo arriscar e estudar biologia e geologia?
2- Como é que seria o curso para alguém que veio de Humanidades?
3- Se fossem vocês, o que fariam?
Obrigada pela atenção

1- Sendo de Humanidades, devo arriscar e estudar biologia e geologia?
A decisão é tua. Atenção que só BG já não chega, é preciso um outro exame. No caso da UTAD, precisas de Biologia e Geologia, e um dos seguintes: Filosofia, Física e Química, Geografia, Matemática (qualquer das 3), ou Português.
A única coisa que perdes em tentar é tempo (e os 3€ da inscrição), não vejo "risco" propriamente dito.
2- Como é que seria o curso para alguém que veio de Humanidades?
O curso é exactamente o mesmo. Se a tua preparação de Biologia for boa, não imagino que tenhas grande dificuldade. Eventualmente algumas coisas de Física e Química, talvez, mas consegues compensar.
3- Se fossem vocês, o que fariam?
Eu seguia a minha vocação sem deixar o curso que fiz no secundário prender-me.

Já muita gente conseguiu estudar autonomamente para Biologia e Geologia e ingressar na universidade. Também consegues, se for essa a tua vontade.

A decisão é tua. Atenção que só BG já não chega, é preciso um outro exame. No caso da UTAD, precisas de Biologia e Geologia, e um dos seguintes: Filosofia, Física e Química, Geografia, Matemática (qualquer das 3), ou Português.
A única coisa que perdes em tentar é tempo (e os 3€ da inscrição), não vejo "risco" propriamente dito.

O curso é exactamente o mesmo. Se a tua preparação de Biologia for boa, não imagino que tenhas grande dificuldade. Eventualmente algumas coisas de Física e Química, talvez, mas consegues compensar.

Eu seguia a minha vocação sem deixar o curso que fiz no secundário prender-me.

Já muita gente conseguiu estudar autonomamente para Biologia e Geologia e ingressar na universidade. Também consegues, se for essa a tua vontade.
Obrigada pela resposta. Se eu começar esta segunda feira a estudar bio e geo vou a tempo? :)

Obrigada pela resposta. Se eu começar esta segunda feira a estudar bio e geo vou a tempo? :)
Vais mais do que a tempo.

Aqui alguém que também veio de humanidades e agora estuda uma área da saúde. Se é algo que queres estuda que consegues tal como toda a gente.
Na universidade não me sinto em desvantagem em relação a ninguém, nem estou a ter nenhuma dificuldade extra, pois o exame de biologia e geologia foi a principal base que precisava.

Um conselho nas férias de verão quando não tiveres nada para fazer dá uma vista de olhos por alguns temas de química que apesar de não serem profundos vais apanhar nos cursos de saúde como enfermagem.

Desejo-te a melhor sorte do mundo! 😝

• Like
Reactions: sigis