Trupes?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Cyadorz

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Não sei se está no local correcto , se nao estiver, favor de mover :P

- É o seguinte, eu tenho muitas duvidas acerca das trupes, Como atuam?, Quando atuam?, razões para atuar?etc... ( Estou a falar mais por Coimbra , foi onde ouvi sobre isso...)

O que ouço é que os Caloiros tem horário para andar na rua , e que a partir da meia noite até ao inicio das aulas (7/8h?) ficam "Proibidos" de circular na rua , e caso apareça alguma trupe e os apanhe, pode dar uma rapadela no cabelo entre outras coisas.

Depois também ouço que há "Protecções" onde a trupe não pode atuar, umas delas é; andar com algum familiar, estar bêbado ( dizem que não se pode abusar de um caloiro bêbado) , e a proteção da telha (???) , isto é, as trupes não podem agir quando estamos em algum local fechado? só mesmo na rua?

Só os Caloiros sofrem com as Trupes? do 2º ano já pode andar a vontade?

Dizem também que atualmente ha cada vez menos... e que se está a perder aquela tradição... eu concordo em haver "trupes" , funciona como uma especie de policia (??) universitária e ajuda a manter as "regras" e até dá alguma piada (ou nao) , mas por um lado, acho que vou ter de correr muitas vezes, e preparar o cabelo , porque as vezes pode fugir as horas e não passar da meia noite nao é facil :P

Alguem pode explicar mais sobre as trupes? é que não sei nada em concreto.. só pelo que me dizem...

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
o Notas e Melodias participava activamente no exames.org (e deixava muita gente com vontade de lhe bater haha), os textos dele são sempre muito informativos :)

Cyadorz

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Continuo com algumas duvidas.., só os caloiros (meia noite) e os do segundo ano (1h da manha) estão sujeitos as trupes? Os outros nao? E a rapadela é so dada aos caloiros ou tambem os do segundo ano?
Não estou com intenção de correr muitas vezes.. mas eles só nos podem apanhar na rua? Ou tambem em estabelecimentos públicos/Entradas Casas/apartamentos , nao percebi bem a proteçao "Telha" .

Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
Continuo com algumas duvidas.., só os caloiros (meia noite) e os do segundo ano (1h da manha) estão sujeitos as trupes? Os outros nao? E a rapadela é so dada aos caloiros ou tambem os do segundo ano?
Não estou com intenção de correr muitas vezes.. mas eles só nos podem apanhar na rua? Ou tambem em estabelecimentos públicos/Entradas Casas/apartamentos , nao percebi bem a proteçao "Telha" .
Exatamente , os outros não obvio , os do segundo ano a sanção não é a mesma , é aplicada a chamada sanção das unhas :)

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Atenção que nem há trupes em todas as cidades com universidade... Lisboa, por exemplo, não tem :) Coimbra, Porto e Évora sei que têm.
Há inúmeras regras sobre isso, se quiserem leiam os códigos de praxe das universidades em questão.

A proteção de telha é estares debaixo de algo coberto, com algumas excepções. (por exemplo as paragens do autocarro não contam xD).

Ouvi uma história que alguém para se proteger, andava sempre com uma telha na pasta looool

Cyadorz

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Por acaso ja tive a ler o código de praxe, mas ha algumas coisas que nao percebo o que querem dizer! Em principio entro em coimbra, por isso é que estou curioso em saber mais sobre as trupes xD

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Por acaso ja tive a ler o código de praxe, mas ha algumas coisas que nao percebo o que querem dizer! Em principio entro em coimbra, por isso é que estou curioso em saber mais sobre as trupes xD
Não sou da UC, mas tenho a certeza que nos 1os dias te esclarecem sobre isso tudo xD
Mas se tiverem alguma dúvida mais particular, diz :)

As trupes dão umas histórias giras, mas atualmente não percebo muito a função delas.

Cyadorz

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Dizem que são como uma "policia" e que os Caloiros a sua função é estudar e nao andar a vaguear pelos ruas a tantas da madrugada xD.
Para mim acho que é para ganhar resistência a fugir deles !

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Dizem que são como uma "policia" e que os Caloiros a sua função é estudar e nao andar a vaguear pelos ruas a tantas da madrugada xD.
Para mim acho que é para ganhar resistência a fugir deles !
Sim, vieram substituir um pouco a polícia académica.
Mas não vou mais longe. Eu estudo durante a noite na faculdade. Se corresse o risco de ser apanhada pela trupe no caminho para casa estavam a fazer exatamente o contrário da "sua missão".

Quanto à tua dúvida de cima, penso que quase todos as hierarquias tinham hora de recolher, não só os caloiros e segundanistas (mas é questão de se ler o código actual acho que só li o de 75 de Coimbra). Para os caloiros a sanção normal é rapanço e para os mais velhos unhadas.

Cyadorz

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Entao so os caloiros estão sujeitos ao rapanço? nao é mau... tenho de sobreviver um ano aahaha. Ja ouvi casos infelizes na Trupe, mas é como tudo, ha bons e maus. Seja o que deus quiser :D

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Entao so os caloiros estão sujeitos ao rapanço? nao é mau... tenho de sobreviver um ano aahaha. Ja ouvi casos infelizes na Trupe, mas é como tudo, ha bons e maus. Seja o que deus quiser :D
Há casos pontuais de rapanços a estudantes com mais de 2 matrículas, mas é porque fizeram alguma coisa pior xD

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Nem tu percebes nem eu :p no código da praxe da UC (nota: os politécnicos de Coimbra não seguem o código) 12 páginas são sobre trupes, ain't nobody got time for that.

Opá, da teoria percebo pouco, mas da prática posso contar-te: não tens muito que te preocupar. Não há propriamente trupes todas as noites e também não andam Coimbra fora a pedir certificados de matrícula... ninguém anda "oh, nao! Queris hoje ir ao jantar de anos do meu amigo Manel mas vai acabar depois da hora do recolher" ou "devia ir pôr o lixo lá abaixo, mas e se há uma trupe à minha espera?". As únicas pessoas que conheço que foram trupadas foram-no por pessoas do mesmo curso (Medicina, portanto) e foram porque ou membros da trupe os conheciam (ex, da tuna) ou porque foi o próprio padrinho/madrinha que os "levou" até à trupe. Só me estou a lembrar de trupes em noites em que havia jantares de curso e assim. Às raparigas cortaram umas madeixas de cabelo e pronto, paciência; as tesouradas aos rapazes só puderam ser esteticamente reparadas com recurso a pente (quase) zero.
Na altura eu pensava que se me "apanhassem" eu ia berrar, invocar a protecção de Baco mesmo estando sóbria (é a única que conheço :p), dizer que a hora do recolher faz muito pouco sentido (verdade) e nunca é para cumprir (verdade), se for preciso declarava-me anti-praxe (well, não sou a mais pró-praxe anyway). Hoje penso que isso me tivesse acontecido não era muito mau: era uma experiência diferente e por isso havia de ter a sua piada depois. :) (talvez depois do cabelo recuperar :p)

TL;dr? As trupes são raras e, se te apanharem, até pode ser uma experiência engraçada.

Cyadorz

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Sendo assim estou mais descansado ahahah. Quando me disseram assustaram.me um pouco, sair a noite de vez em quando sem estar a vontade na rua vai lá vai !
Uma trupe pode atuar em qualquer caloiro? ou tem de ser da mesma instituição? as da UC podem agir em membros caloiros da IPC? ou vice-versa? nunca percebi muito disto, soube a pouco que existiam até.. xD

Matrícula
29 Julho 2015
Curso
Administração Publico-Privada
Instituição
Faculdade de Direito - UC
Sendo assim estou mais descansado ahahah. Quando me disseram assustaram.me um pouco, sair a noite de vez em quando sem estar a vontade na rua vai lá vai !
Uma trupe pode atuar em qualquer caloiro? ou tem de ser da mesma instituição? as da UC podem agir em membros caloiros da IPC? ou vice-versa? nunca percebi muito disto, soube a pouco que existiam até.. xD
Eu acho que as só as trupes com doutores de um certo curso podem atuar em caloiros desse mesmo curso, portanto não ha mistura de faculdades e muito menos instituições

hagrid

Membro
Matrícula
30 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Eu acho que as só as trupes com doutores de um certo curso podem atuar em caloiros desse mesmo curso, portanto não ha mistura de faculdades e muito menos instituições
Na UC podes ser trupado por pessoas de outros cursos que não o teu. Se deres uma vista de olhos no código de praxe tem lá isso esclarecido.

hagrid

Membro
Matrícula
30 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Entre instituições diferentes nao podem?
O código de praxe é para todas as faculdades que fazem parte da UC. Não faço ideia se pode ser aplicável a outras instituições.. Mas alguém há de esclarecer-te melhor do que eu no início do ano.

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
O código de praxe é para todas as faculdades que fazem parte da UC. Não faço ideia se pode ser aplicável a outras instituições.. Mas alguém há de esclarecer-te melhor do que eu no início do ano.
Dita a lógica que não possa ser aplicável a estudantes de outras instituições que não a UC. Imagina que fazia parte de uma instituição cuja praxe dizia que só posso ser praxada por pessoas da mesma Casa? Como resolvias essa questão? :p
Já para não falar que, caso sejas apanhado por uma trupe, se responderes que és anti-Praxe como é que vão provar isso caso não sejas da UC?
Vá, já escrevi umas 3 vezes e apaguei o que lhes respondia se, enquanto estudante da FFUL, uma trupe me tivesse vindo chatear em Coimbra quando lá ia visitar amigas, mas era um pouco rude :p resta-me apenas dar um exemplo da afilhada de uma amiga minha, estudante da UC, que tinha andado em (não sei) o ano anterior, foi apanhada por uma trupe, não estava para aí virada, sacou do cartão de estudante antigo e quando lhe perguntaram o que ela era pela Praxe, respondeu "sou [inserir grau da hierarquia equivalente a caloiro num daqueles sítios que os caloiros têm um nome diferente de caloiro]", e pronto, aqui d'el rei.

Não faz sentido praxar pessoas de outras instituições que não sigam as mesmas regras :p

• Like
Reactions: hagrid