Trupes?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

hagrid

Membro
Matrícula
30 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Dita a lógica que não possa ser aplicável a estudantes de outras instituições que não a UC. Imagina que fazia parte de uma instituição cuja praxe dizia que só posso ser praxada por pessoas da mesma Casa? Como resolvias essa questão? :p
Já para não falar que, caso sejas apanhado por uma trupe, se responderes que és anti-Praxe como é que vão provar isso caso não sejas da UC?
Vá, já escrevi umas 3 vezes e apaguei o que lhes respondia se, enquanto estudante da FFUL, uma trupe me tivesse vindo chatear em Coimbra quando lá ia visitar amigas, mas era um pouco rude :p resta-me apenas dar um exemplo da afilhada de uma amiga minha, estudante da UC, que tinha andado em (não sei) o ano anterior, foi apanhada por uma trupe, não estava para aí virada, sacou do cartão de estudante antigo e quando lhe perguntaram o que ela era pela Praxe, respondeu "sou [inserir grau da hierarquia equivalente a caloiro num daqueles sítios que os caloiros têm um nome diferente de caloiro]", e pronto, aqui d'el rei.

Não faz sentido praxar pessoas de outras instituições que não sigam as mesmas regras :p
Concordo com o que dizes, na minha opinião também não fará sentido nenhum. No entanto, pensava que se estava a referir a politécnicos de Coimbra e estes apesar de não fazerem parte da UC acabam por utilizar o código de praxe! Claro está que entre cidades diferentes, o código será tudo menos aplicável :)

Última edição:
  • Like
Reactions: sheepy

raquelleuqar

Membro
Matrícula
16 Agosto 2015
Sendo assim estou mais descansado ahahah. Quando me disseram assustaram.me um pouco, sair a noite de vez em quando sem estar a vontade na rua vai lá vai !
Uma trupe pode atuar em qualquer caloiro? ou tem de ser da mesma instituição? as da UC podem agir em membros caloiros da IPC? ou vice-versa? nunca percebi muito disto, soube a pouco que existiam até.. xD
até eu já estou assustada..
só nos resta rezar ahaha :tonguewink:

Cyadorz

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Concordo com o que dizes, na minha opinião também não fará sentido nenhum. No entanto, pensava que se estava a referir a politécnicos de Coimbra e assim uma vez que apesar de não fazerem parte da UC acabam por utilizar o código de praxe! Claro está que entre cidades diferentes, o código será tudo menos aplicável :)
Eu sim , estou-me a referir entre IPC e UC, se alguem pode ser trupado por uma trupe de outra instituição? Há pessoas que dizem que o IPC segue o mesmo codigo de praxe , outros que nao.. A minha duvida é essencialmente essa, mas tambem acho que esclarecem tudo no inicio do ano!

N&M

Membro
Matrícula
14 Setembro 2015
Dita a lógica que não possa ser aplicável a estudantes de outras instituições que não a UC. Imagina que fazia parte de uma instituição cuja praxe dizia que só posso ser praxada por pessoas da mesma Casa? Como resolvias essa questão? :p
Já para não falar que, caso sejas apanhado por uma trupe, se responderes que és anti-Praxe como é que vão provar isso caso não sejas da UC?
Vá, já escrevi umas 3 vezes e apaguei o que lhes respondia se, enquanto estudante da FFUL, uma trupe me tivesse vindo chatear em Coimbra quando lá ia visitar amigas, mas era um pouco rude :p resta-me apenas dar um exemplo da afilhada de uma amiga minha, estudante da UC, que tinha andado em (não sei) o ano anterior, foi apanhada por uma trupe, não estava para aí virada, sacou do cartão de estudante antigo e quando lhe perguntaram o que ela era pela Praxe, respondeu "sou [inserir grau da hierarquia equivalente a caloiro num daqueles sítios que os caloiros têm um nome diferente de caloiro]", e pronto, aqui d'el rei.

Não faz sentido praxar pessoas de outras instituições que não sigam as mesmas regras :p
Em Coimbra faz todo o sentido assim ser, pois todos estão sob o mesmo código. recordo que até os liceais eram trupados.
As trupes praxam caloiros da UC apenas, naturalmente.
O que já não fará grande sentido é mesmo a existência das trupes.

N&M

Membro
Matrícula
14 Setembro 2015
o Notas e Melodias participava activamente no exames.org (e deixava muita gente com vontade de lhe bater haha), os textos dele são sempre muito informativos :)
De facto, muita gente esperneou perante a apresentação de factos. Não é fácil meter juízo onde o fundamentalismo reina. :grinning:

• Like
Reactions: gbmadureira12

SofBot

Membro
Matrícula
30 Junho 2019
Bom dia! Alguém me poderia falar sobre como funcionam as praxes no departamento de engenharia informática na FCTUC? Gostava de saber se são muito violentas, por quem é que são feitas, etc. É que eu sei que é um curso frequentado maioritariamente por rapazes e honestamente, sendo uma rapariga, preocupa-me um bocado que as praxes possam ser mais pesadas 😅