Turma com 0 pessoas com as quais me identifico

LuisPereira10

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2018
Boa Tarde Pessoal. Entrei este ano na Faculdade num curso que finalmente gosto mas... Que em 25 pessoas, eu com 25anos... Até agora não consegui encontrar a minha felicidade no nível das amizades. As notas vão muito bem... Eu quando entrei uma rapariga logo começou a falar comigo, parecia interessada em mim e logo convidou me para ir parq os intervalos com ela. Ora, era eu, ela a prima dela e outra rapariga bonitinha. Era o único homem... Íamos ao café e tal... Até um dia, estamos todos presentes no café e combinarem para comer uma pizza, e fiquei um pouco triste por não ter sido convidado. Mas foi a partir daí que depois dos conselhos dos meus pais, falei com eles, percebi que realmente estava a ser alguém a mais no grupo, comecei a me distanciar, a rapariga que foi a primeira a falar comigo estranhku, e depois insistia para ir com elas, mas decidi asfastar me... Aos poucos... Entretanto juntou se um rapaz (gay) ao grupo... De vez em quando elas vêem ter ao lugar que costumo estar (sozinho).. De resto.. Não sei mas deixei de certa forma crescer um sentimento pela tal rapariga que falava comigo, ela dizia que tinha uns olhos lindos.. E dava sinais wue estava interessada mas eu afastei me literalmente um bom bocado. Não é o grupo dela que quero... Ss fosse seria uma relação ou um grupo... De pessoas que tivessem os mesmo interesses do que eu.. Uma professora perguntou uma vez se alguém gostava de futebol... Ninguém... Enfim... Acreditem.. O curso é muito bom, não irei desistir porque já fiz isso uma vez.. Mas agora sei estar só... Mas sinto me um pouco infeliz... Por estar colocado niesta situação. Apesar de verdaderamente não conhecer metade da turma... Os grupos de trabalho estou com o mesmo grupo e então.. Se tiverem conselhos... É porque eu só faço merd*... E o exemplo perfeito foi provavelmente ter estragado uma boa relação... Por coisas na minha cabeca... Mas volver aquele grupo não.. Sinto as vezes estar a ser disputado por duas raparigas do grupo, e vi isso mesmo... Nem foi o sentir.. E elas são as best friends.. Por isso estão a ver..

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Boa Tarde Pessoal. Entrei este ano na Faculdade num curso que finalmente gosto mas... Que em 25 pessoas, eu com 25anos... Até agora não consegui encontrar a minha felicidade no nível das amizades. As notas vão muito bem... Eu quando entrei uma rapariga logo começou a falar comigo, parecia interessada em mim e logo convidou me para ir parq os intervalos com ela. Ora, era eu, ela a prima dela e outra rapariga bonitinha. Era o único homem... Íamos ao café e tal... Até um dia, estamos todos presentes no café e combinarem para comer uma pizza, e fiquei um pouco triste por não ter sido convidado. Mas foi a partir daí que depois dos conselhos dos meus pais, falei com eles, percebi que realmente estava a ser alguém a mais no grupo, comecei a me distanciar, a rapariga que foi a primeira a falar comigo estranhku, e depois insistia para ir com elas, mas decidi asfastar me... Aos poucos... Entretanto juntou se um rapaz (gay) ao grupo... De vez em quando elas vêem ter ao lugar que costumo estar (sozinho).. De resto.. Não sei mas deixei de certa forma crescer um sentimento pela tal rapariga que falava comigo, ela dizia que tinha uns olhos lindos.. E dava sinais wue estava interessada mas eu afastei me literalmente um bom bocado. Não é o grupo dela que quero... Ss fosse seria uma relação ou um grupo... De pessoas que tivessem os mesmo interesses do que eu.. Uma professora perguntou uma vez se alguém gostava de futebol... Ninguém... Enfim... Acreditem.. O curso é muito bom, não irei desistir porque já fiz isso uma vez.. Mas agora sei estar só... Mas sinto me um pouco infeliz... Por estar colocado niesta situação. Apesar de verdaderamente não conhecer metade da turma... Os grupos de trabalho estou com o mesmo grupo e então.. Se tiverem conselhos... É porque eu só faço merd*... E o exemplo perfeito foi provavelmente ter estragado uma boa relação... Por coisas na minha cabeca... Mas volver aquele grupo não.. Sinto as vezes estar a ser disputado por duas raparigas do grupo, e vi isso mesmo... Nem foi o sentir.. E elas são as best friends.. Por isso estão a ver..
Olá, Luís!

Li o teu testemunho e tenho a dizer-te que é dificil fazeres amizades se não permitires que as pessoas te conheçam e façam parte da tua vida. Não é absolutamente necessário que as pessoas tenham os mesmos interesses para serem amigas - é uma ajuda, é verdade, mas não é crucial. Por que é que não tentas começar a conversar com mais pessoas da tua turma? Sobre as disciplinas, o percurso de cada um... Não consegui perceber se pretendes uma relação romântica, digamos assim, com essa rapariga ou se apenas queres amizade com ela. Fiquei um pouco confusa porque dizes que te sentes a mais e a ser disputado, mas também referes que és tu próprio quem se afastou.

• Like
Reactions: davis

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Hey! Não se entendi a tua história por completo, porque a um dado momento a redacção ficou um bocadinho confusa para mim, mas vou tentar responder-te com base na minha experiência pessoal, que não é, de todo, a única, nem será a única resposta que as pessoas podem dar-te.

1) Primeiro que tudo, queria só dizer-te que as tuas amizades não têm que se cingir ao teu curso. Sei que muitos de nós entramos nos cursos a pensar que saímos de lá com amigos para a vida (o que não é mentira, em alguns casos), mas também é perfeitamente okay que não seja dentro do teu curso que encontres as tuas maiores amizades. Já experimentaste conhecer pessoas fora do teu curso? De certeza que na tua faculdade não existe um só curso, experimenta falar e conhecer pessoas dos outros, mesmo que não estejam sempre juntos. Conheci muitos amigos fora do meu curso, ou pessoas que estão em anos diferentes e que não me acompanham na maioria das cadeiras e isso não impediu de eu me sentir super acompanhada por eles. Conheci até pessoas aqui pelo Uniarea e fiz alguns amigos que mantenho até hoje, mesmo que não nos possamos ver muitas das vezes. Fiz amigos também através de actividades extracurriculares, caso faças algumas: eu fiz teatro e conheci lá muita gente e quando parei de fazer teatro, comecei a jogar jogos de tabuleiro e coisas do género e tenho alguns amigos dessas andanças. No fundo, é saudável que não vejas a tua vida social como restrita às pessoas que te acompanham no quotidiano agora, porque uma vez que o curso acabe, muitos de vocês podem acabar em sítios muito diferentes e não queres sentir que voltaste à estaca 0 e que não tens amigos sem ser os teus ex-colegas e coisas do género. É bom conheceres pessoas devido a circunstâncias distintas e também é igualmente bom que continues a comunicar com as pessoas que te eram mais queridas do teu ciclo anterior, uma mensagem de vez em quando a perguntar como estão as coisas, marcar um café de vez em quando.

2) Acho que também tens de aceitar que, mesmo que todos estejam no mesmo curso que tu, as pessoas podem estar a estudar a mesma coisa e serem radicalmente diferentes. Eu senti isso com a esmagadora maioria dos meus colegas, mesmo tendo a mesma idade que grande parte deles - não existiam muitas coisas em comum e, por essa razão, acabei por não fazer muitas amizades dentro desse círculo, mas não são pessoas com quem não comunico de todo e tentamos sempre ajudar-nos uns aos outros, mesmo que não estejamos numa de estar hooooras à conversa. Fiz amizade com pessoas mais velhas dentro das várias turmas que fui tendo e muitas dessas amizades mantém-se e também não diria que são pessoas com quem eu me identifique imenso - porque não é isso só que constitui uma amizade, tu podes ter amizades com pessoas diferentes de ti e tu apreciares isso na mesma e a companhia valer por si só. Se procuras amizades com os mesmos gostos que tu, é também relativamente comum puxares conversa com os teus colegas, ou procurares na internet, onde facilmente encontras pessoas que gostaram do mesmo livro, série, música, etc. que tu.

3) Não cries expectativas. Parece-me que a tua desilusão tem mais a ver com as expectativas que criaste e falharam do que outra coisa. Se não estiveres à espera de ter imensos amigos, provavelmente aprendes a valorizar os que vêm ao teu encontro, os que tu procuras e os que queres manter. Também não cries expectativas quanto às relações com as tuas colegas - não é por uma rapariga começar logo a falar contigo que significa que ela esteja interessada em ti, não assumas isso sem que ela te dê sinais explícitos de que quer estar contigo de outra forma, ou que quer estar sozinha contigo. Ela acabou de entrar no curso também, é normal que as pessoas comecem logo a procurar outras porque estão todos no mesmo barco. Tenta não ler os sinais errados e - se tens dúvidas quanto aos sentimentos dela, nada como falares com ela ou, se gostas dela e achas que ela estaria disposta a aproximar-se de ti, nada como seres honesto com ela. Não me parece saudável guardares para ti os teus pensamentos, porque vais estar a alimentar algo que não sabes bem se é ou não é. Mas recomendo que esperes algum tempo antes de falares com ela nesse sentido, porque creio ser mais correcto primeiro dares espaço para a amizade e mostrares que valorizas a amizade que tens, não só com ela, como com as outras raparigas, mas fiquei na dúvida se realmente consideras o grupo todo como tuas amigas ou se só pensas nela.
E não fiques magoado quando não te convidam para algumas coisas, uma amizade também não se define sempre por estarem em todas as ocasiões juntos. Provavelmente não fizeram de propósito para que te sentisses de parte, mas talvez quisessem algum tempo para elas, para falarem entre raparigas e sentiram que isso podia ser estranho contigo lá. Se te sentes um bocado mal com isso, acho que devias ser sincero com elas, em vez de te teres excluído do grupo. Fala com elas e sugere, por que não irem todos comer fora ou algo do género, numa próxima vez? Não podes sentir-te logo excluído na primeira vez em que não saem contigo, ainda para mais estamos em tempos de pandemia e os grupos não podem ser mais do que cinco pessoas, vai haver vezes em que elas vão querer estar com outras pessoas, ou tu com outras e isso é perfeitamente okay. Tens de ser sincero com elas e se tens vontade de fazer mais coisas, em vez de esperares que te convidem, experimentar sugerir, é um bom passo para mostrares que queres ser amigo delas.

4) Não sei até que ponto é produtivo falares com os teus pais. Isto é uma opinião pessoal e também deve-se ao facto de não ter imensa confiança com os meus pais para revelar-lhes chatices do dia-a-dia, sempre gostei de os manter fora dos meus problemas pessoais, mas sugeria que não fosses logo falar com eles e contar-lhes tudo o que se passou. Não que isso não seja válido, mas acho que ao seres tu a contar-lhes coisas e como estavas triste e chateado com o teu grupo de amigas, provavelmente a maneira como contaste o que se passou faz sempre os nossos pais saírem com juízos enviesados e eles prontamente te disseram que foste excluído quando muito provavelmente não foi uma exclusão propositada. Diria para, antes de falares com os teus pais ou com outra pessoa qualquer, sê honesto e fala com as tuas amigas, não tenhas receio de dizeres "Olhem, no outro dia senti-me um pouco mal porque tive vontade de sair convosco, acham que podemos combinar qualquer coisa para colocar a conversa em dia?" - de certeza que ninguém ia ficar furioso por alguém lhes dizer que não se sentiu bem com alguma coisa, desde que a forma com que lides com elas seja sempre positiva, desde que não queiras que elas se sintam mal, porque apesar dos teus sentimentos serem válidos, elas não fizeram nada de errado contigo e pode muito bem ter sido um mal-entendido entre vocês, o que acontece.

5) Se a rapariga que falou contigo inicialmente estranhou e insistiu para saíres com elas, é porque pelo menos ela tem intenção de manter a amizade e acho que fazes mal se ignorares isso. Não é por entretanto elas terem conhecido mais um rapaz que deixaram de ser tuas amigas (independentemente da sexualidade de qualquer um de vocês que, destaco, não é relevante para o caso, sequer). Mas diria que todas continuam a querer ser tuas amigas, porque elas vão ter contigo, mesmo quando estás sozinho. Se não te isolares, podes perfeitamente voltar a sentir-te integrado. Se não queres todas as outras amizades, aconselho-te a seres honesto e a dizeres à rapariga que só te interessas por ela e que não tens realmente interesse nas amizades com o grupo, o que acho um bocadinho mau porque elas parecem todas importar-se com o facto de te teres isolado e diria que é um pouco falacioso achares que só poderias desenvolver uma relação com ela ou com o grupo. Isso não tem de ser verdade, tu podes perfeitamente começar por ser um amigo de todas - um bom amigo, que sejas sincero com elas e esperes que elas sejam igualmente sinceras contigo. Se com uma delas se desenvolve mais do que uma amizade ou não, isso não impede de que não continuem todos a dar-se como amigos em grupo, simplesmente, se queres conhecer melhor uma delas, seria um bom ponto de partida perguntares se ela quer ir a algum lado contigo, os dois. O grupo não vai desmembrar-se só porque foste beber um café, foste ao cinema ou qualquer coisa desse género sem ser com o grupo. Claro que provavelmente o grupo não iria gostar se vocês se isolassem os dois e não quisessem mais interagir com eles, como seria de esperar, mas para tudo se encontra o equilíbrio certo.

6) Se achas que duas raparigas estão interessadas em ti, sê sempre sincero e honesto com ambas. Se elas forem realmente amigas vão saber separar o que tu sentes do que elas sentem e da relação que uma tem com outra. Isso não é responsabilidade tua, a única coisa que tens de fazer é ser sincero quanto ao que sentes. Se gostas de uma, não iludas outra e delineia bem a linha da amizade. A amizade entre elas, infelizmente, não pode ser controlada por ti, mas acredito que duas pessoas que sejam amigas não deixam de ser amigas só por esta questão, ainda para mais se são melhores amigas.

Espero que isto te ajude de alguma forma e boa sorte!