Um aluno de humanidades pode entrar num curso de artes na universidade?

MarianaMFS

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2023
Boa noite.

Tenho uma questão que me atormenta faz algum tempo e preciso de respostas para a mesma. Agradecia se algum professor ou aluno do ensino superior me ajudasse.

Eu frequentei quando andava no ensino secundário o curso de humanidades, porém, ao fazer os 18 anos, desisti da escola apenas com o 10.º ano completo. No entanto, sempre tive intenções de entrar no ensino superior, por isso entrei no curso EFA e terminei o ensino secundário.

O problema é que eu quero entrar num curso de artes, porém não tenho qualquer experiência nessa área, visto que não frequentei o curso de artes. Por este motivo não consigo e não me sinto preparada para fazer o exame de desenho, exame esse essencial para entrar na maioria das universidades de artes. Só me sinto confiante em fazer o exame de português (apesar de ter feito apenas o 10.º ano em humanidades sei que tenho as capacidades e recursos suficientes para me preparar para os exames nacionais do próximo ano).

A minha pergunta é: um aluno de humanidades pode entrar num curso de artes do ensino superior? Logicamente sei que se a universidade apresenta a opção o exame de português eu posso entrar no ensino superior no curso que eu quero, mas será que compreenderei a matéria dada no curso, visto que não tenho nenhum "background" na matéria? Não ficarei muito para trás em relação aos meus colegas? E ficarei eu pronta para entrar no mercado de trabalho após terminar o curso?

Obrigada a quem leu este meu desabafo até aqui. Mais uma vez, agradeceria a quem me pudesse responde.