Um aluno de humanidades pode entrar num curso de artes na universidade?

MarianaMFS

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2023
Boa noite.

Tenho uma questão que me atormenta faz algum tempo e preciso de respostas para a mesma. Agradecia se algum professor ou aluno do ensino superior me ajudasse.

Eu frequentei quando andava no ensino secundário o curso de humanidades, porém, ao fazer os 18 anos, desisti da escola apenas com o 10.º ano completo. No entanto, sempre tive intenções de entrar no ensino superior, por isso entrei no curso EFA e terminei o ensino secundário.

O problema é que eu quero entrar num curso de artes, porém não tenho qualquer experiência nessa área, visto que não frequentei o curso de artes. Por este motivo não consigo e não me sinto preparada para fazer o exame de desenho, exame esse essencial para entrar na maioria das universidades de artes. Só me sinto confiante em fazer o exame de português (apesar de ter feito apenas o 10.º ano em humanidades sei que tenho as capacidades e recursos suficientes para me preparar para os exames nacionais do próximo ano).

A minha pergunta é: um aluno de humanidades pode entrar num curso de artes do ensino superior? Logicamente sei que se a universidade apresenta a opção o exame de português eu posso entrar no ensino superior no curso que eu quero, mas será que compreenderei a matéria dada no curso, visto que não tenho nenhum "background" na matéria? Não ficarei muito para trás em relação aos meus colegas? E ficarei eu pronta para entrar no mercado de trabalho após terminar o curso?

Obrigada a quem leu este meu desabafo até aqui. Mais uma vez, agradeceria a quem me pudesse responde.

Ps.: Que livros ou materiais é que me recomendam usar para estudar para o exame? Já tenho o livro da Porto Editora de preparação para o exame nacional do 12.º ano e os livros dos meus irmãos dos restantes anos, mas sinto que preciso de outro material complementar, já que nos livros não explica certas questões, apenas apresenta os textos e perguntas, e o da porto editora, por muito completo que seja, faltam algumas explicações de certas matérias.

carlosss01

Membro Caloiro
Matrícula
6 Janeiro 2022
Boa noite.

Tenho uma questão que me atormenta faz algum tempo e preciso de respostas para a mesma. Agradecia se algum professor ou aluno do ensino superior me ajudasse.

Eu frequentei quando andava no ensino secundário o curso de humanidades, porém, ao fazer os 18 anos, desisti da escola apenas com o 10.º ano completo. No entanto, sempre tive intenções de entrar no ensino superior, por isso entrei no curso EFA e terminei o ensino secundário.

O problema é que eu quero entrar num curso de artes, porém não tenho qualquer experiência nessa área, visto que não frequentei o curso de artes. Por este motivo não consigo e não me sinto preparada para fazer o exame de desenho, exame esse essencial para entrar na maioria das universidades de artes. Só me sinto confiante em fazer o exame de português (apesar de ter feito apenas o 10.º ano em humanidades sei que tenho as capacidades e recursos suficientes para me preparar para os exames nacionais do próximo ano).

A minha pergunta é: um aluno de humanidades pode entrar num curso de artes do ensino superior? Logicamente sei que se a universidade apresenta a opção o exame de português eu posso entrar no ensino superior no curso que eu quero, mas será que compreenderei a matéria dada no curso, visto que não tenho nenhum "background" na matéria? Não ficarei muito para trás em relação aos meus colegas? E ficarei eu pronta para entrar no mercado de trabalho após terminar o curso?

Obrigada a quem leu este meu desabafo até aqui. Mais uma vez, agradeceria a quem me pudesse responde.

Ps.: Que livros ou materiais é que me recomendam usar para estudar para o exame? Já tenho o livro da Porto Editora de preparação para o exame nacional do 12.º ano e os livros dos meus irmãos dos restantes anos, mas sinto que preciso de outro material complementar, já que nos livros não explica certas questões, apenas apresenta os textos e perguntas, e o da porto editora, por muito completo que seja, faltam algumas explicações de certas matérias.
Não sei como funciona a parte do EFA no processo de inscrição no ensino superior, mas do que eu sei, consegues entrar sim num curso de artes do ensino superior, mesmo sendo um aluno de humanidades, desde que o exame que fores fazer deve ser aquele que sirva de prova de ingresso para o curso de artes que tu preferes.

Procure em sites como a DGES cursos, o curso que queres e quais provas de ingresso são exigidas pelo respetivo curso.

No meu caso, eu também fiz de humanidades, e para fazer o curso de artes que eu quero, nomeadamente a licenciatura em desenho na Universidade do Porto, tive que fazer o exame de Desenho A, que era a prova de ingresso que a universidade exigia.

No caso de se preocupares em não compreender a matéria dada no curso, não sei muito o que dizer, mas quando começares a estudar neste curso, tente pedir ajuda dos teus futuros colegas e professores, ou procure fazer aulas de explicação artística nos teus tempos livres.

De resto, desejo que consigas entrar no curso que queres.

Boa continuação

Moon09

Membro Caloiro
Matrícula
3 Novembro 2022
Boa noite.

Olá, frequentei no secundário o curso de Artes. Acredito que não seja impossivel entrares num curso de artes, até porque para tomares a decisão de quereres seguir esse curso é porque certamente já tens o "bichinho" pela arte e pelo desenho. Em relação ao desenho o conselho que tenho a dar é praticares muito, muito MESMO é um trabalho diário e irás ver que de dia para dia verás resultados, tambem experimentares novas tecnicas pode ser interessante e explorares o material. Esse treino depois vai ser bom quando estiveres no curso, pois concerteza na faculdade irás trabalhar o desenho exaustivamente

Uma boa opção no teu caso, para não teres esses medos de: "será que compreenderei a matéria dada no curso, visto que não tenho nenhum "background" na matéria? Não ficarei muito para trás em relação aos meus colegas?". Acho que uma das soluções seria, além de fazeres a prova de Português, talvez o exame de Geometria ou História da Cultura e das Artes que são exames essenciais para entrar numa grande maioria das univeridades de artes. Eu entendo que seja dificil, pois não tiveste estas disciplinas no secundário, mas tens um ano e penso que se te dedicares a estudar, com livros, fazer exercicios, explicações, ou até pedires para assistir a algumas aulas na tua escola secundária. Acho que conseguias te safar.
E na minha opinião, dariam uma boa base, um bom "background" da matéria, pois dependendo do curso certamente terás alguma cadeira relacionada ou com a História ou com Geometria (podes ver no plano de estudos do curso) e ao te preparares este ano para um desses exames, penso que te ajudasse depois a não te sentires tão deslocada em alguns conceitos que possam surgir nas aulas. E talvez ao teres alguns desses conhecimentos te desse mais confiança. Claro que podes sempre perguntar aos teus colegas, alunos mais velhos, professores,...

Espero ter ajudado, se precisares de ajuda ou qualquer duvida é só chamar

Obrigada

• Like
Reactions: davis