Unidades extracurriculares URGENTE

• Thread starter Thread starter Deleted member 231189
  • Data de Início Data de Início

D

Deleted member 231189

Guest
Boas,

Preciso MESMO que alguém me responda o mais rápido possível, até porque só tenho poucos dias para tratar disto tudo.

Eu estou a frequentar o primeiro ano num determinado curso e tenciono fazer regime parcial (selecionando apenas as cadeiras que me darão equivalências a outras cadeiras do curso ao qual me pretendo mudar para o ano). No entanto, também já vi que posso inscrever-me em unidades extracurriculares. A minha ideia era inscrever-me em algumas cadeiras do curso para o qual irei mudar.

Essas unidades extracurriculares contarão como cadeiras concluídas quando estiver a frequentar o outro curso, certo?

Eu tentei contactar os serviços académicos, mas demoram muito a responder e também nunca atendem.

Olá.
Essas unidades extracurriculares contarão como cadeiras concluídas quando estiver a frequentar o outro curso, certo?
Quanto entrares num curso, podes pedir equivalências às cadeiras que tenhas concluído com aproveitamento, quer como parte de um curso, quer como UCs isoladas (aquelas a que chamas "extracurriculares"). As UCs isoladas têm um limite, creio que seja de 50% dos ECTS do curso, mas se apenas vais fazer isto por um ano não terás problemas com esse limite.
Atenção que, para além de poderes ter de pagar a inscrição nas cadeiras agora, poderás voltar a ter de pagar para pedir a equivalência depois de entrares, mas é possível creditá-las, sim (mas não é automático).
Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis

Olá.

Quanto entrares num curso, podes pedir equivalências às cadeiras que tenhas concluído com aproveitamento, quer como parte de um curso, quer como UCs isoladas (aquelas a que chamas "extracurriculares"). As UCs isoladas têm um limite, creio que seja de 50% dos ECTS do curso, mas se apenas vais fazer isto por um ano não terás problemas com esse limite.
Atenção que, para além de poderes ter de pagar a inscrição nas cadeiras agora, poderás voltar a ter de pagar para pedir a equivalência depois de entrares, mas é possível creditá-las, sim (mas não é automático).
Qualquer questão, dispõe.
Como as cadeiras que vou fazer como extracurricular são exatamente as mesmas do curso que pretendo entrar para o ano, acho que, mesmo não sendo automático, serão creditadas. Não faria sentido não serem.... não sei se pode acontecer.

A minha ideia era:
Faço regime parcial no curso que estou agora e seleciono apenas as cadeiras que me dão equivalências. Sendo assim, como vou ter MUITO mais tempo livre no horário, farei inscrição nas extracurriculares e fico com mais cadeiras "arrumadas" para o ano.
Para o ano, a ideia era ter pelo menos metade das cadeiras arrumadas (já que o curso em que estou tem algumas cadeiras praticamente iguais), e ao mesmo tempo, para o ano faria a inscrição nas extracurriculares do 2° ano. E ia sendo assim sucessivamente até terminar a licenciatura.
Acho que me fiz entender.

Nota: na universidade em que estou, só é permitida a inscrição no MÁXIMO até 15 ETCs em cadeiras extracurriculares POR ANO. Ou seja, só me posso inscrever em 3 por ano no máximo (são quase todas de 5 ETCs).

Como as cadeiras que vou fazer como extracurricular são exatamente as mesmas do curso que pretendo entrar para o ano, acho que, mesmo não sendo automático, serão creditadas. Não faria sentido não serem
Certo. Mas tens na mesma de pedir a equivalência e de a pagar.
Para o ano, a ideia era ter pelo menos metade das cadeiras arrumadas (já que o curso em que estou tem algumas cadeiras praticamente iguais), e ao mesmo tempo, para o ano faria a inscrição nas extracurriculares do 2° ano. E ia sendo assim sucessivamente até terminar a licenciatura.
Como assim? Para o ano não mudarias para o curso que queres?

Certo. Mas tens na mesma de pedir a equivalência e de a pagar.

Como assim? Para o ano não mudarias para o curso que queres?
Sim.
Como terei cadeiras concluídas no 1° ano desse curso e consequentemente mais tempo livre, não dava para me inscrever em algumas cadeiras (como extracurricular) do 2° ano desse mesmo curso???

Como terei cadeiras concluídas no 1° ano desse curso e consequentemente mais tempo livre, não dava para me inscrever em algumas cadeiras (como extracurricular) do 2° ano desse mesmo curso???
Quantos ECTS do curso prevês ter em equivalências? É possível que até te possas inscrever regularmente nas cadeiras de 2º ano, e não como cadeiras isoladas, mas dependerá do regulamento da universidade. O "normal" é deixarem-te inscreveres-te em cadeiras de 2º ano a partir de 36 ECTS concluídos.

Quantos ECTS do curso prevês ter em equivalências?
Provavelmente entre 30 - 36 ECTs
É possível que até te possas inscrever regularmente nas cadeiras de 2º ano, e não como cadeiras isoladas, mas dependerá do regulamento da universidade. O "normal" é deixarem-te inscreveres-te em cadeiras de 2º ano a partir de 36 ECTS concluídos.

36 ECTs concluídos no total de todas as cadeiras (incluindo as extracurriculares) ?
Se sim, à partida tenho 36 ECTs concluídos.

Eu não encontro muita informação infelizmente. Só tenho esta:

Attachments

• Screenshot_20250927_190652_Chrome.jpg
    Screenshot_20250927_190652_Chrome.jpg
    57.8 KB · Visitas: 5

36 ECTs concluídos no total de todas as cadeiras (incluindo as extracurriculares) ?
36 ECTS de cadeiras concluídas no curso em que entras (ou seja, no caso, 36 ECTS de equivalências).
Mas reforço que este valor pode variar de universidade para universidade. Até pode ser 0.

Pela imagem que partilhaste, consegui determinar a universidade de que se trata.
Parece-me que não há qualquer limite mínimo de ECTS concluídos, e que podes sempre inscrever-te em 60 ECTS por ano. Com 30 ECTS equivalentes, consideram que estás no 1º ano, e com 36 ECTS equivalentes, consideram que estás no 2º ano, mas parece-me que, mesmo se "estiveres no 1º ano", que te poderás inscrever em cadeiras de 2º ano.
Aliás, o limite de 60 ECTS apenas está estipulado para estudantes que não transitaram de ano "no mesmo curso", ou seja, ao entrares num curso diferente, supostamente aplica-se a ti o limite de 90 ECTS, ou seja, ao teres pelo menos 30 ECTS feitos, poderias inscrever-te na totalidade do 2º ano e nas cadeiras do 1º ano sem equivalência ao mesmo tempo. Isto está no artigo 67º do regulamento da tua universidade.

Última edição:

36 ECTS de cadeiras concluídas no curso em que entras (ou seja, no caso, 36 ECTS de equivalências).
Mas reforço que este valor pode variar de universidade para universidade. Até pode ser 0.

Pela imagem que partilhaste, consegui determinar a universidade de que se trata.
Parece-me que não há qualquer limite mínimo de ECTS concluídos, e que podes sempre inscrever-te em 60 ECTS por ano. Com 30 ECTS equivalentes, consideram que estás no 1º ano, e com 36 ECTS equivalentes, consideram que estás no 2º ano, mas parece-me que, mesmo se "estiveres no 1º ano", que te poderás inscrever em cadeiras de 2º ano.
Aliás, o limite de 60 ECTS apenas está estipulado para estudantes que não transitaram de ano "no mesmo curso", ou seja, ao entrares num curso diferente, supostamente aplica-se a ti o limite de 90 ECTS, ou seja, ao teres pelo menos 30 ECTS feitos, poderias inscrever-te na totalidade do 2º ano e nas cadeiras do 1º ano sem equivalência ao mesmo tempo. Isto está no artigo 67º do regulamento da tua universidade.
Muito obrigada !!!!
Como para mim é tudo novo, é normal que tenha muitas dúvidas. Infelizmente os serviços ainda não me deram uma única resposta...

Fico mesmo agradecida.

• Like
Reactions: sigis