UAb Universidade Aberta

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Eng. Informática / Tradução
Instituição
UAb / FCSH
Um tópico para a única universidade sem um. Entrei em Ciências Sociais na Universidade Aberta, uma vez que já trabalho e não tenho disponibilidade para o ensino presencial, mas penso ser importante concluir um curso superior, visto que a carreira nas artes é bastante instável. Agrada-me bastante a flexibilidade de aprendizagem, a possibilidade de realizar o trabalho do curso quando puder e quiser (mas em tempo útil, claro), mas estou reticente quanto às barreiras inerentes a este tipo de ensino.

Se alguém, deste ou de outro curso da Aberta, puder deixar aqui o seu testemunho, fico bastante agradecido.

Kensington

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2016
Boa noite,
Antes de mais peço de desculpa se estiver a colocar este tópico na secção errada do fórum.
Penso que esteja na altura de me apresentar:
- tenho 19 anos
- estou no 1º ano de uma licenciatura (ensino superior público) da qual não pretendo abdicar
- sou estudante a tempo inteiro
Era minha intenção concorrer para uma licenciatura, nomeadamente Gestão, da Universidade Aberta, contudo (mesmo tendo consultado o site da dita universidade) tenho dúvidas quanto ao ingresso. Tendo em conta as informações pessoais que disponibilizei, há alguém que me consiga esclarecer se é possível que eu concorra para a UAb?
Agradeço a atenção,
K

• Like
Reactions: Bateau Ivre

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
UAb / FCSH
Boa noite,
Antes de mais peço de desculpa se estiver a colocar este tópico na secção errada do fórum.
Penso que esteja na altura de me apresentar:
- tenho 19 anos
- estou no 1º ano de uma licenciatura (ensino superior público) da qual não pretendo abdicar
- sou estudante a tempo inteiro
Era minha intenção concorrer para uma licenciatura, nomeadamente Gestão, da Universidade Aberta, contudo (mesmo tendo consultado o site da dita universidade) tenho dúvidas quanto ao ingresso. Tendo em conta as informações pessoais que disponibilizei, há alguém que me consiga esclarecer se é possível que eu concorra para a UAb?
Agradeço a atenção,
K
Olá @Kensington. Infelizmente não, não podes concorrer à Uab, uma vez que um dos requisitos é ter 21 anos ou mais ou ter estatuto de trabalhador-estudante, para quem tenha menos que essa idade. O regulamento é ambíguo relativamente aos requisitos para mudança de curso mas, visto que não queres abdicar do teu curso, diria que também não é possível ires por aí.

No entanto, se quiseres ter 100% de certezas, basta contactares a Uab, eles são sempre rápidos e prestáveis no esclarecimento de dúvidas. SIstema de gesTão da Comunicação ONline

Última edição:
  • Like
Reactions: Kensington

TOS

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2016
Um tópico para a única universidade sem um. Entrei em Ciências Sociais na Universidade Aberta, uma vez que já trabalho e não tenho disponibilidade para o ensino presencial, mas penso ser importante concluir um curso superior, visto que a carreira nas artes é bastante instável. Agrada-me bastante a flexibilidade de aprendizagem, a possibilidade de realizar o trabalho do curso quando puder e quiser (mas em tempo útil, claro), mas estou reticente quanto às barreiras inerentes a este tipo de ensino.

Se alguém, deste ou de outro curso da Aberta, puder deixar aqui o seu testemunho, fico bastante agradecido.
Boa tarde Diogo505,

Estou a pensar frequentar a Universidade Aberta, mas também tenho algumas dúvidas. As provas para entrar são complicadas?

• Like
Reactions: Bateau Ivre

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
UAb / FCSH
Eu entrei por mudança de curso, basta teres frequência universitária para entrares com 100% de certezas. Se nunca frequentaste nenhum curso universitário, posso dizer que, no geral, as provas são fáceis, sendo muito maior o número de admitidos do que de não admitidos, visto que não há numerus clausus. O número de admitidos é menor em cursos como Gestão ou Informática, mas ainda assim elevado. As provas têm normalmente conteúdo do ensino secundário.

Qualquer outra dúvida, diz

• Like
Reactions: TOS

TOS

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2016
Eu entrei por mudança de curso, basta teres frequência universitária para entrares com 100% de certezas. Se nunca frequentaste nenhum curso universitário, posso dizer que, no geral, as provas são fáceis, sendo muito maior o número de admitidos do que de não admitidos, visto que não há numerus clausus. O número de admitidos é menor em cursos como Gestão ou Informática, mas ainda assim elevado. As provas têm normalmente conteúdo do ensino secundário.

Qualquer outra dúvida, diz
Eu tenho frequência universitária mas já abandonei o curso à 10 anos! Por isso não sei se dá na mesma ou se tenho que concorrer por maiores de 23.

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
UAb / FCSH
Há 10 dias ou há 10 anos, desde que tenhas a declaração de como estiveste inscrito, é igual, pelo que me disseram quando me candidatei.

tonywhite

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2016
no site apenas menciona o acesso direto para quem já tem licenciatura.
Alguém me sabe dizer quais são os conhecimentos de matemática necessários para ter sucesso no curso de informática?
E quais são os horários dos exames presenciais?

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
UAb / FCSH
no site apenas menciona o acesso direto para quem já tem licenciatura.
Alguém me sabe dizer quais são os conhecimentos de matemática necessários para ter sucesso no curso de informática?
E quais são os horários dos exames presenciais?
É o terceiro ano consecutivo em que entro por mudança de curso em "acesso direto" num curso da uab. Saíram hoje os resultados e fiquei colocado em Línguas Aplicadas. Como não há númerus clausus, eles querem é que o máximo de pessoal entre para amealharem mais pilim. As Universidades são, acima de tudo, empresas.
Quanto à Informática, diria que deves ter bases de Mat A do ensino secundário.
Os horários dos exames presenciais ainda não foram publicados, mas costumam ser pelas 9h para os alunos do primeiro ano, em Fevereiro e Junho/Julho.

sebastien

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2016
Olá, estava a ponderar inscrever-me num curso da Universidade Aberta, ou Ciências Sociais ou Línguas Aplicadas, mas não consigo perceber muito bem como funciona o processo de estudos/avaliação. Também não entendo quanto são as propinas. Alguém me poderia tirar estas dúvidas? Cumps

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
UAb / FCSH
Olá, estava a ponderar inscrever-me num curso da Universidade Aberta, ou Ciências Sociais ou Línguas Aplicadas, mas não consigo perceber muito bem como funciona o processo de estudos/avaliação. Também não entendo quanto são as propinas. Alguém me poderia tirar estas dúvidas? Cumps
Olá. És tu o principal responsável pelo teu estudo, os professores colocam materiais didáticos na plataforma online (vídeos, às vezes música mas a maior parte textos) e, geralmente, também há uma bibliografia para cada cadeira, para depois pegares nisso tudo e ires interiorizando os conteúdos. A avaliação é composta por 2 e-fólios (pequenos trabalhos de 2 a 5 páginas) entregues pela net que valem 8 valores, assim como por um exame final, que vale 12 valores. Isto se optares pela avaliação contínua (opta), senão fazes um exame final que vale 20 valores. As propinas são 81€ por cadeira, ou seja, se fizeres as 5 por semestre pagas cerca de 400 euros por semestre, em três prestações.

Qualquer outra dúvida, diz.

sebastien

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2016
Olá. És tu o principal responsável pelo teu estudo, os professores colocam materiais didáticos na plataforma online (vídeos, às vezes música mas a maior parte textos) e, geralmente, também há uma bibliografia para cada cadeira, para depois pegares nisso tudo e ires interiorizando os conteúdos. A avaliação é composta por 2 e-fólios (pequenos trabalhos de 2 a 5 páginas) entregues pela net que valem 8 valores, assim como por um exame final, que vale 12 valores. Isto se optares pela avaliação contínua (opta), senão fazes um exame final que vale 20 valores. As propinas são 81€ por cadeira, ou seja, se fizeres as 5 por semestre pagas cerca de 400 euros por semestre, em três prestações.

Qualquer outra dúvida, diz.
Obrigado pela rápida resposta. Para me candidatar agora (por mudança de curso), só o poderei fazer no 2º semestre, certo?
Estudar pelos materiais que os Profs colocam na plataforma é suficiente para ter aprovação à cadeira?

E em relação à empregabilidade?

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
UAb / FCSH
Obrigado pela rápida resposta. Para me candidatar agora (por mudança de curso), só o poderei fazer no 2º semestre, certo?
Estudar pelos materiais que os Profs colocam na plataforma é suficiente para ter aprovação à cadeira?

E em relação à empregabilidade?
Sim, só no 2º semestre.
Para algumas cadeiras chega, mas para a maior parte não penses que te livras de ler calhamaços de 600 páginas como nas outras Universidades.

A empregabilidade do curso em que entrei, segundo o Infocursos, é 100%. É claro que isto vale o que vale, a faixa etária é outra e muita gente já trabalha e procura estes cursos para progredir na carreira, mas não penses que a empregabilidade é pior por ser uma univ online.

sebastien

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2016
Sim, só no 2º semestre.
Para algumas cadeiras chega, mas para a maior parte não penses que te livras de ler calhamaços de 600 páginas como nas outras Universidades.

A empregabilidade do curso em que entrei, segundo o Infocursos, é 100%. É claro que isto vale o que vale, a faixa etária é outra e muita gente já trabalha e procura estes cursos para progredir na carreira, mas não penses que a empregabilidade é pior por ser uma univ online.
Então no 2º semestre logo penso nisso. Outra coisa, se eu entrar agora numa universidade pública (através de regime normal), não me posso candidatar à UAb no 2º semestre? Se calhar li mal no site, mas foi o que me pareceu.
Em relação à bibliografia, onde se pode encontrar? Por exemplo nas outras univs a maioria da bibliografia está nas bibliotecas das próprias univs.
A minha pergunta era mais se a UAb é valorizada, ou se por exemplo existe um gabinete de estágios, etc.

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
UAb / FCSH
Então no 2º semestre logo penso nisso. Outra coisa, se eu entrar agora numa universidade pública (através de regime normal), não me posso candidatar à UAb no 2º semestre? Se calhar li mal no site, mas foi o que me pareceu.
Em relação à bibliografia, onde se pode encontrar? Por exemplo nas outras univs a maioria da bibliografia está nas bibliotecas das próprias univs.
A minha pergunta era mais se a UAb é valorizada, ou se por exemplo existe um gabinete de estágios, etc.
Não sei a resposta à tua primeira pergunta, no entanto, pergunta-lhes diretamente através da SITCON que, como eu disse há uns posts, eles são sempre rápidos a responder.
A Uab também tem uma biblioteca própria em Lisboa (e talvez também no Porto), com todos os livros necessários para os diversos cursos e muitos mais. É gigantesca mesmo e um óptimo lugar de estudo. Também podes adquirir os manuais nas grandes livrarias ou em qualquer outro sítio, normalmente a bibliografia mais difícil de arranjar é disponibilizada.
A UAb já tem mais de 25 anos e é uma referência internacional na área do e-learning, claro que é valorizada. Não tenho a certeza se tem um gabinete de estágios mas, por exemplo, em Ciências Sociais tens a opção de fazer um estágio curricular.

sebastien

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2016
Não sei a resposta à tua primeira pergunta, no entanto, pergunta-lhes diretamente através da SITCON que, como eu disse há uns posts, eles são sempre rápidos a responder.
A Uab também tem uma biblioteca própria em Lisboa (e talvez também no Porto), com todos os livros necessários para os diversos cursos e muitos mais. É gigantesca mesmo e um óptimo lugar de estudo. Também podes adquirir os manuais nas grandes livrarias ou em qualquer outro sítio, normalmente a bibliografia mais difícil de arranjar é disponibilizada.
A UAb já tem mais de 25 anos e é uma referência internacional na área do e-learning, claro que é valorizada. Não tenho a certeza se tem um gabinete de estágios mas, por exemplo, em Ciências Sociais tens a opção de fazer um estágio curricular.
Obrigado, estou interessado mesmo em frequentar a UAb, mesmo que não seja agora, no futuro, nem que seja para não deixar de estudar e por realização pessoal. Outra coisa que irei perguntar através da SITCON mas aproveito e pergunto também por aqui: para fazer candidatura por mudança de curso, não é preciso ter nenhum exame específico como prova de ingresso feito, como acontece nas universidades presenciais, certo? É que foi a ideia que me deu quando procurei no site.

JFMF22

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2016
Boas tarde!
Nos meus tempos livres faço pesquisas sobre historia local e pretendo tirar uma formação em historia. Gostaria de conhecer alguém que tenha tirado o curso de historia ou que o esteja a tirar, para saber se enquadra nos meus objectivos.
Cumprimentos;
JF

MFreitas

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2016
Boa tarde,.
Gostaria ter ajuda nas seguintes questões
Para a universidade aberta quando simplesmente se tem o 12 ano quais são os examens q devemos fazer? E como devo me inscrever para esses examens e preparar para tal