UAb Universidade Aberta

yesnomaybeidk

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Boa noite.
Eu pretendo candidatar-me à segunda fase e assim entrar no 2° semestre, o problema é mesmo perder o 1° semestre. Como é que consigo recuperar tanta matéria?
Olá @saraacvr, na verdade não consegues 'recuperar'. Não sei qual o curso que pretendes, mas no 2º semestre só te podes inscrever nas disciplinas de 2º semestre que não tenham precedências (pode ser qualquer disciplina do curso que seja oferecida no 2º semestre de qualquer ano, desde que não haja precedências). No próximo ano é que podes fazer as disciplinas de 1º semestre, sendo que podes inscrever-te a cadeiras de outros anos (que não tenham precedências) e assim, talvez consigas 'recuperar' e fazer o curso em 3 anos, se bem que, na minha opinião, não seja recomendável tentar fazer muitas disciplinas por semestre.

Última edição:

Winteroc18

Membro Veterano
Matrícula
26 Outubro 2019
Curso
Matemática
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Ok, obrigada! Pretendo entrar para engenharia informática.. mas agora com este problemazinho....
A única opção é entrares para o ano ou então ver esta opção viavel:

É uma universidade americana que não tem propinas e oferecem-te os manuais para estudares, a única coisa que tens que pagar é o exame final.

yesnomaybeidk

Membro
Matrícula
12 Julho 2018
Ok, obrigada! Pretendo entrar para engenharia informática.. mas agora com este problemazinho....
Acho que não te deves preocupar muito com isso, diria para te inscreveres na mesma, para veres como te habituas a este método de ensino, ainda para mais num curso como Engenharia Informática. Eu, por exemplo, estive num muito mais teórico e não correu bem (se foi pelo método ou as circunstâncias na altura não eram as melhores já não sei). Não tenho a certeza, mas podia apostar que a grande maioria dos estudantes desta universidade não acaba o curso em 3 anos, alguns até se inscrevem apenas numa disciplina por semestre. Começares apenas no segundo semestre não é um problema, não vais estar em desvantagem porque farás as cadeiras do 1º semestre no ano que vem.
Aconselho-te a postares no grupo de facebook da Universidade Aberta, os estudantes costumam ser prestáveis e deve haver alguém que tenha passado pelo mesmo que te possa tirar dúvidas mais concretas. Boa sorte.

• Like
Reactions: Winteroc18

Harpagon

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2021
Olà! Alguém sabe se é possivel se inscrever em duas licenciaturas ao mesmo tempo na Aberta? Ou estar inscrito numa licenciatura e fazer também algumas disciplinas isoladas ao mesmo tempo? Obrigado!

Luz Gonçalves

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2021
Um tópico para a única universidade sem um. Entrei em Ciências Sociais na Universidade Aberta, uma vez que já trabalho e não tenho disponibilidade para o ensino presencial, mas penso ser importante concluir um curso superior, visto que a carreira nas artes é bastante instável. Agrada-me bastante a flexibilidade de aprendizagem, a possibilidade de realizar o trabalho do curso quando puder e quiser (mas em tempo útil, claro), mas estou reticente quanto às barreiras inerentes a este tipo de ensino.

Se alguém, deste ou de outro curso da Aberta, puder deixar aqui o seu testemunho, fico bastante agradecido.
Olá tudo bem?
Increvi-me este ano na UAB e entri para estudos europeus. Também sou trabalhadora e estou apenas à espera que validem a inscrição para escolher as disciplinas que ficarei com regime de exame e presencial.

Tenho uma dúvida e se me puderes ajudar agradeço: como posso meter o estatuto de trabalhador estudante?

Desde já obrigada pela tua disponibilidade

Luz

AliMacedo71

Membro Caloiro
Matrícula
28 Outubro 2021
Bom dia,

Estou a ponderar retomar os estudos e considero fazê-lo na UAB. Estou indecisa entre o curso de Ciências Sociais e Línguas aplicadas.
Gostaria de ter algum feedback dos cursos, grau de dificuldade vs apoio, tendo em conta ser não presencial.
Em relação ao Curso de Línguas Aplicadas, visto que falo inglês ocasionalmente, e se necessário, qual o grau de dificuldade em relação às línguas? Acham necessário tirar um curso de Inglês para reavivar a memória (sintaxe, tempos verbais, etc...)?
Gostava de saber qual a decisão que tomou, pois estou exatamente com as mesmas dúvidas em relação ao mesmos cursos.

Joao MedeirosPT

Membro Caloiro
Matrícula
15 Setembro 2020
Bom dia! Eu tenho 19 anos e gostava de entrar no curso de LEI da universidade aberta, atualmente estou a tirar o mesmo curso numa universidade porém tenho tido uns problemas pessoais e fico muito longe de casa, já que sou dos açores. A minha duvida é só é admitido pessoas maiores de 21 anos? Já vi pessoas a dizer que tbm aceitam menores de 21 anos desde que tenham o estatuto trabalhador estudante. Por exemplo eu poderia arranjar um emprego agora e ficar com o estatuto trabalhador estudante no segundo semestre e assim ja poderia concorrer ao concurso na UAB ?

Daniela Magalhães

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2016
Olá eu penso que nesse caso com o estatuto trabalhador estudante seja admitidos alunos de 18 anos pelo menos coloquei uma dúvida a eles como e que se podia candidatar e num dos esclarecimentos diz mesmo isso que pessoas com 18 anos com o estatuto trabalhador estudante podem candidatar-se

Lucas Brasil

Membro Caloiro
Matrícula
14 Dezembro 2022
Boa noite. Alguém está estudando na universidade aberta morando no Brasil? Como está funcionando? Está fazendo provas presenciais no consulado no Brasil? Por favor, estou com dúvidas se este processo é tranquilo e funciona bem.