UBI Universidade da Beira Interior

Matrícula
20 Julho 2015
Olá! A UBI – Universidade da Beira Interior oferece 1240 vagas para ingresso neste ano 2015/2016, envolvendo 1º ciclo e Mestrados Integrados. Confira a nota do último ingressante do ano passado e também o número de vagas do seu curso, acessando https://www.ubi.pt/Pagina/1ciclo_MI. A Covilhã cidade-neve está de braços abertos a esperar-te.

Além disso, a UBI oferece uma completa estrutura física, de Serviços Acadêmicos e Sociais, professores qualificados e cursos reconhecidos. Vem junto no #SOMOSUBI

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Olá Filipa, estudo na UBI. O que precisavas?
olá :)
eu candidatei me em primeira opção para ciencias farmaceuticas aí na ubi mas devido ao facto de apenas ter 163,9 e o ultimo colocado o ano passado ter 154,9 deixa me muito receosa entao queria saber como funcionam as mudancas de curso pois passado um ano gostaria de tentar entrar tendo o maximo de cadeiras iguais as de ciencias farmaceuticas e queria saber como funciona porque nao sei qual por em segundo lugar , se meta ciencias biomedicas ou bioquimica ( da ubi também) , e se é mesmo possivel fazer tranferencia de cursos

• Like
Reactions: Fábio Giacomelli
Matrícula
20 Julho 2015
olá :)
eu candidatei me em primeira opção para ciencias farmaceuticas aí na ubi mas devido ao facto de apenas ter 163,9 e o ultimo colocado o ano passado ter 154,9 deixa me muito receosa entao queria saber como funcionam as mudancas de curso pois passado um ano gostaria de tentar entrar tendo o maximo de cadeiras iguais as de ciencias farmaceuticas e queria saber como funciona porque nao sei qual por em segundo lugar , se meta ciencias biomedicas ou bioquimica ( da ubi também) , e se é mesmo possivel fazer tranferencia de cursos
Embora eu ache que você consiga entrar com essa nota, existe a possibilidade da troca de cursos. Posso ver amanhã, na UBI, pra você, qual curso se assemelha mais com Farmacêuticas e te dizer com precisão. Faço mestrado em Jornalismo e por isso não sei bem. Mas tenho que ir aos serviços académicos e já pergunto isso e te respondo amanhã. Ok?

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Embora eu ache que você consiga entrar com essa nota, existe a possibilidade da troca de cursos. Posso ver amanhã, na UBI, pra você, qual curso se assemelha mais com Farmacêuticas e te dizer com precisão. Faço mestrado em Jornalismo e por isso não sei bem. Mas tenho que ir aos serviços académicos e já pergunto isso e te respondo amanhã. Ok?
sim sim fico muito agradecida :)

• Like
Matrícula
20 Julho 2015
sim sim fico muito agradecida :)
Filipa, conforme prometido, segue a resposta:
O curso que mais se assemelha as Ciências Farmacêuticas é a Bioquímica. Tem três disciplinas iguais no primeiro ano e você pode solicitar a transferência de curso para o segundo ano.

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
O curso que mais se assemelha as Ciências Farmacêuticas é a Bioquímica. Tem três disciplinas iguais no primeiro ano e você pode solicitar a transferência de curso para o segundo ano.
Antes de mais muito obrigada ! Então sendo assim terei de por em segunda opção bioquimica : e ciencias biomédicas nao tem qualquer ligação? bioquimica é o unico curso que da para fazer a transferencia? obrigada pela ajuda :)

• Like

Cecília

Membro
Matrícula
8 Março 2015
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Uma vez que a UBI é uma universidade pequena e cituada no interior gostava de saber como é que é o ambiente académico/as praxes e se apesar da localização torna a experiencia academica agradável como nas outras universidades.
Obrigada

cmariazv

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2015
como é o ambiente academico e as praxes?

Rmm

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2015
Olá, alguém me sabe dizer se as médias em cursos da UBI que peçam só exame de matemática irão aumentar muito?

Sqalx

Membro
Matrícula
2 Agosto 2015
Uma vez que a UBI é uma universidade pequena e cituada no interior gostava de saber como é que é o ambiente académico/as praxes e se apesar da localização torna a experiencia academica agradável como nas outras universidades.
Obrigada
Olá Cecília
Exatamente por ser uma cidade pequena há um grande espírito académico e isso nota-se muito nas praxes. Estas em vez de serem alongadas durante o ano todo, duram apenas 1 mês / 1 mês e meio e és constantemente praxado nessa altura. Claro que tudo depende do curso depois, há quem praxe mais e há quem praxe menos, mas não é nada que ninguém não consiga suportar, até porque se fazem muitas coisas diferentes.
Como não estive noutras universidades não te sei fazer uma comparação, mas posso dizer que em muitas conversas ouço gente a valorizar imenso o espírito académico da UBI em relação às outras universidades. A tradição pode ser um bocado diferente mas não muda em nada o resto.

Uma coisa é certa: não há melhor maneira de inserir os estudantes e criar uma união entre eles. Quem vai às praxes, é quase impossível ficar fora dessa união.

cmariazv

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2015
A troca de cursos só e possivel depois de concluir o primeiro ano de estudos, certo?

AnaIsabSilva

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2015
Olá. Alguém que estude na UBI, pode dizer-me se os alunos que entrem para o 1ºano e que sejam de longe tem logo direito a residência, ou ainda demora algum tempo?

• Like
Reactions: Leo11 and Nês

Nês

Membro
Matrícula
3 Setembro 2015
Alguém me sabe dizer com é estudar bioquímica na UBI? E relativamente aos horários do curso e assim? Obrigada:)

BananaPower

Membro
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
As matrículas na UBI são feitas de acordo com a letra do nome ou de acordo com a faculdade/curso para onde vamos estudar?

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
As matrículas na UBI são feitas de acordo com a letra do nome ou de acordo com a faculdade/curso para onde vamos estudar?
Nem uma coisa nem outra , é num dia que quiseres entre dia 7 e 11 , mas aconselham a quem nao quer um lugar na residência a vir no dia 10 e 11 :)

BananaPower

Membro
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
Obrigado! :) Uma coisa, como funciona o 1o dia de aulas? Temos aulas normais ou fazem tipo "apresentação" aos caloiros?