UA Universidade de Aveiro

Elder Druid

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2016
Curso
Secretariado e Comunicação Empresarial
Instituição
Universidade de Aveiro
Alguém já 'mais velho' na UA que se disponibilize a tirar dúvidas, etc?

• Like
Reactions: DiasSF
Olá pessoal. Sou aluna nova da UA, felizmente.
No entanto estou um pouco(muito muito muito) perdida e tenho algumas dúvidas

1-Quanto custa comer na cantina, e como se tira a senha?
2-Quando começam REALMENTE as aulas? Esta semana são 4 dias do "Integra-te" , mas e depois?
3- Vai haver alguma ajuda para os novos alunos com os horários?
4- Quando sabemos quais são as nossas cadeiras? (pq eu tive que escolher qual era a minha preferencia quanto ás linguas que queria ter)
5- Qual é a diferença entre teórica, prática, e orientação tutorial? Especialmente o que é a orientação t e para que serve
6- Eu quero ir as praxes, mas como é que sei quando são ?

Olá pessoal. Sou aluna nova da UA, felizmente.
No entanto estou um pouco(muito muito muito) perdida e tenho algumas dúvidas

1-Quanto custa comer na cantina, e como se tira a senha?
2-Quando começam REALMENTE as aulas? Esta semana são 4 dias do "Integra-te" , mas e depois?
3- Vai haver alguma ajuda para os novos alunos com os horários?
4- Quando sabemos quais são as nossas cadeiras? (pq eu tive que escolher qual era a minha preferencia quanto ás linguas que queria ter)
5- Qual é a diferença entre teórica, prática, e orientação tutorial? Especialmente o que é a orientação t e para que serve
6- Eu quero ir as praxes, mas como é que sei quando são ?

Também gostava de saber isso tudo :tearsofjoy::tearsofjoy:

1. As senhas custam, se não me engano, €2,55. Há máquinas de venda automática à entrada das cantinas de Santiago e do Crasto. À partida todas aceitam cartão, uma delas, junto à papelaria, aceita moedas e notas (tem dias);
2. As aulas começam... Bem... depois da receção. Maior parte das atividades do Integra-te nada tem a ver com as atividades letivas. Eu esperaria ter aulas para a semana (a partir de dia 18, talvez).
3. Não é costume os alunos de primeiro ano escolherem horário. À partida é-vos atribuído um depois da matricula;
4. Contacta/vai ao DLC e pergunta;
5. Aulas teóricas e práticas são exatamente o que se espera. OTs são horas que os professores disponibilizam para tirar dúvidas;
6. Cá em Aveiro as praxes são muito organizadinhas. Imediatamente a seguir à matricula os aluviões são conduzidos até alguns representantes da comissão de faina, que fazem uma primeira introdução e tiram eventuais dúvidas. Depois disso, as comissões de faina avisam, normalmente com um dia ou dois de antecedência, onde e quando a faina ocorrerá.

Espero ter respondido a tudo :)

• Like
Reactions: Catia Mazzini
Infelizmente não tive oportunidade de conhecer ninguém da comissão de faina. Suponho que não faça muita diferença certo?

O cartão que usamos é o cartão de estudante, ou o da caixa?

Pois, expliquei-me mal. Escolher nao escolhemos. Apenas queria saber se, como alguns tiveram preferência por uma língua e uns por outra, nos acabariamos por dividir?

1. As senhas custam, se não me engano, €2,55. Há máquinas de venda automática à entrada das cantinas de Santiago e do Crasto. À partida todas aceitam cartão, uma delas, junto à papelaria, aceita moedas e notas (tem dias);
2. As aulas começam... Bem... depois da receção. Maior parte das atividades do Integra-te nada tem a ver com as atividades letivas. Eu esperaria ter aulas para a semana (a partir de dia 18, talvez).
3. Não é costume os alunos de primeiro ano escolherem horário. À partida é-vos atribuído um depois da matricula;
4. Contacta/vai ao DLC e pergunta;
5. Aulas teóricas e práticas são exatamente o que se espera. OTs são horas que os professores disponibilizam para tirar dúvidas;
6. Cá em Aveiro as praxes são muito organizadinhas. Imediatamente a seguir à matricula os aluviões são conduzidos até alguns representantes da comissão de faina, que fazem uma primeira introdução e tiram eventuais dúvidas. Depois disso, as comissões de faina avisam, normalmente com um dia ou dois de antecedência, onde e quando a faina ocorrerá.

Espero ter respondido a tudo :)
E será que me podias esclarecer quanto ao "moodle" e ao paco? Para que serve?

• Like
Não faz grande diferença, não. As informações sobre a faina hão-de chegar.

O cartão de estudante É o cartão da caixa. Mas para comprar as senhas é indiferente o cartão usado. Qualquer cartão multibanco serve.

Imagino que simplesmente têm cadeiras diferentes, á mesma hora ou não. Sinceramente não te sei esclarecer melhor.

O moodle ou elearning, como lhe gostam de chamar, serve para os professores porem todos os conteúdos da cadeira. Slides, critérios de avaliação, datas de testes, pautas, etc. O PACO assume o papel de secretaria virtual. Na prática serve para fazer a inscrição nos tipos de avaliação, em exames de melhoria, consultar as tuas pautas, esse tipo de coisa. Para já não precisas preocupar com nada disto, à medida que as coisas vão surgindo os professores vão alertando para o que é preciso fazer.

• Like
Olá pessoal! Fiz a minha matrícula na UA na segunda feira e até agora não recebi o sms de ativação do cartão do estudante/cgd, é normal demorar tanto assim?

Só uma pequena nota: os horários dos alunos do primeiro ano já estão disponíveis aqui
Boas , tenho uma duvida .
Supostamente já tenho o horário que esta nesse site , mas o meu departamento mandou um mail que diz :
"Na próxima segunda-feira, dia 17 de setembro, pelas 09h15, realizam-se as inscrições manuais nas disciplinas da responsabilidade do DETI.

Estas inscrições destinam-se aos alunos sem colocação em horário, após a segunda fase de inscrições via PACO.

Realizam-se na sala 4.1.04, com a seguinte ordem:

09h15-09h45: 5º e 4º ano

09h45-10h00: 3º ano

10h00-10h30: 2º e 1º ano"
O que faço ? é que eu tenho o horário mas não sei a minha turma

Última edição:
O que faço ? é que eu tenho o horário mas não sei a minha turma

Se tens horário sem sobreposição de nenhuma aula, não tens de fazer nada, basta seguires o horário e teres as aulas. Essa mensagem é para o pessoal que faz os horários online, e que corre o risco de ficar sem horário atribuido, logo tem de ir ao gabinete fazer manualmente. Como é o teu primeiro ano na UA, tens o hórario já atribuido.

Boas, uma pergunta um pouco estranha…. aquele email que se criou aquando da matrícula… tipo onde é que eu o acedo?
Não percebo nada de emails de domínio próprio

Desculpem a ignorância ;P

Boas, quando vi pela primeira vez os meus horários não existiam sobreposições de aulas, mas há uns dias para trás fui outra vez ver o meu horário e agora tenho sobreposições de horários... o que faço?

Já agora, já era suposto eu ter recebido uma mensagem da CGD a dizer que o meu cartão já está válido? (inscrevi-me na 3ª, dia 11)

Boas, quando vi pela primeira vez os meus horários não existiam sobreposições de aulas, mas há uns dias para trás fui outra vez ver o meu horário e agora tenho sobreposições de horários... o que faço?

Já agora, já era suposto eu ter recebido uma mensagem da CGD a dizer que o meu cartão já está válido? (inscrevi-me na 3ª, dia 11)

Que sobreposições? Se forem OTs, é normal... São horas de apoio que os profs. disponibilizam... Não são obrigatórias.
Quanto ao cartão, ainda não recebi a sms, também... Por isso, deve ser normal a espera 😅 Mas só fica ativo após receberes a sms.