Olá, posso ajudar-te em algumas duvidas que tenhas já que habito em Vila Real e conheço relativamente bem a UTAD.
Não estudo na UTAD, entro para o ano que vem com 22 anos, infelizmente.
As infraestruturas da UTAD são razoáveis, os serviços(secretaria, SAS...) são algo lentos mas eficazes. Não vais ver uma universidade da nova geração nem nada do género, mas é sem duvida uma excelente academia.
Quanto aos transportes, tens uma acessibilidade enorme dentro da cidade com o Corgobus, o preço é de 1€ por viagem ou 20€ o passe mensal(sem certezas, porque eles costumam mudar isso, eu já paguei 25€, mas o passe mensal estudante é 20€ quase pela certa). Autocarros para fora, depende de onde fores, mas regra geral também são muito flexíveis, tens a Rodonorte e o novo Terminal Rodoviário(inaugurado à 2 semanas). Só te posso aconselhar a vires estudar para cá, vais encontrar uma das cidades mais belas do país e garanto-te que vais ter uma vida académica de excelência, muito companheirismo, muitos locais para visitar, muitas pessoas fantásticas... É uma cidade relativamente pequena mas que os caminhos te levam a todo o lado, está aqui bem centrada e tem tudo o que te é essencial.
A vida académica aqui é do melhor, e só a trocava(se me pedissem muito mesmo) por Porto/Braga/Coimbra. Tens também a possibilidade de arranjar um apartamento numa zona segura e perto da academia(aliás, 98% das zonas nesta cidade são seguras, a qualquer hora).
Conheço alguma gente nesse curso, tem boa cotação para quem lá estudou...
Qualquer duvida que tenhas, dispõe :)