UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Bom Dia,

Gostaria de saber o que acham da UTAD em termos de condições, infraestruturas, etc..

Vida na cidade, socialmente?

Outra coisa, para ir para Vila Real é apenas por autocarro certo? Visto que não existe estação de comboios

Obrigado

Bom Dia,

Gostaria de saber o que acham da UTAD em termos de condições, infraestruturas, etc..

Vida na cidade, socialmente?

Outra coisa, para ir para Vila Real é apenas por autocarro certo? Visto que não existe estação de comboios

Obrigado

Em relação às condições depende muito do curso que estiveres a pensar escolher, uma vez que este é que dita o/os edifícios onde tens as aulas e nem todos têm as mesmas condições.

Cidade calma mas com um espírito universitário muito bom.

Autocarro é mesmo a única opção, Mas é relativamente fácil encontrar pessoal que te possa dar boleia e dividir as despesas.
Estação existe, não existem é comboios ;)

• Like
Reactions: Diana Machado
Em relação às condições depende muito do curso que estiveres a pensar escolher, uma vez que este é que dita o/os edifícios onde tens as aulas e nem todos têm as mesmas condições.

Cidade calma mas com um espírito universitário muito bom.

Autocarro é mesmo a única opção, Mas é relativamente fácil encontrar pessoal que te possa dar boleia e dividir as despesas.
Estação existe, não existem é comboios ;)

Curso: Línguas, literaturas e culturas, faculdade ciencias sociais e humanas

Tenho de pesquisar os preços dos autocarros.

A cidade é boa para sair, bons locais, centralizado, é preciso usar muitos transportes?

Então não te sou o mais indicado para responder a essa pergunta porque onde esse curso tem aulas só la fui de passagem.

Em relação aos autocarros tens a rede expressos e a rodonorte, pesquisa no site deles.

A cidade não é assim tão grande e se ficares a morar perto da universidade não acho que vás precisar de usar transportes muitas vezes

Olá, posso ajudar-te em algumas duvidas que tenhas já que habito em Vila Real e conheço relativamente bem a UTAD.
Não estudo na UTAD, entro para o ano que vem com 22 anos, infelizmente.
As infraestruturas da UTAD são razoáveis, os serviços(secretaria, SAS...) são algo lentos mas eficazes. Não vais ver uma universidade da nova geração nem nada do género, mas é sem duvida uma excelente academia.
Quanto aos transportes, tens uma acessibilidade enorme dentro da cidade com o Corgobus, o preço é de 1€ por viagem ou 20€ o passe mensal(sem certezas, porque eles costumam mudar isso, eu já paguei 25€, mas o passe mensal estudante é 20€ quase pela certa). Autocarros para fora, depende de onde fores, mas regra geral também são muito flexíveis, tens a Rodonorte e o novo Terminal Rodoviário(inaugurado à 2 semanas). Só te posso aconselhar a vires estudar para cá, vais encontrar uma das cidades mais belas do país e garanto-te que vais ter uma vida académica de excelência, muito companheirismo, muitos locais para visitar, muitas pessoas fantásticas... É uma cidade relativamente pequena mas que os caminhos te levam a todo o lado, está aqui bem centrada e tem tudo o que te é essencial.
A vida académica aqui é do melhor, e só a trocava(se me pedissem muito mesmo) por Porto/Braga/Coimbra. Tens também a possibilidade de arranjar um apartamento numa zona segura e perto da academia(aliás, 98% das zonas nesta cidade são seguras, a qualquer hora).
Conheço alguma gente nesse curso, tem boa cotação para quem lá estudou...
Qualquer duvida que tenhas, dispõe :)

Olá, posso ajudar-te em algumas duvidas que tenhas já que habito em Vila Real e conheço relativamente bem a UTAD.
Não estudo na UTAD, entro para o ano que vem com 22 anos, infelizmente.
As infraestruturas da UTAD são razoáveis, os serviços(secretaria, SAS...) são algo lentos mas eficazes. Não vais ver uma universidade da nova geração nem nada do género, mas é sem duvida uma excelente academia.
Quanto aos transportes, tens uma acessibilidade enorme dentro da cidade com o Corgobus, o preço é de 1€ por viagem ou 20€ o passe mensal(sem certezas, porque eles costumam mudar isso, eu já paguei 25€, mas o passe mensal estudante é 20€ quase pela certa). Autocarros para fora, depende de onde fores, mas regra geral também são muito flexíveis, tens a Rodonorte e o novo Terminal Rodoviário(inaugurado à 2 semanas). Só te posso aconselhar a vires estudar para cá, vais encontrar uma das cidades mais belas do país e garanto-te que vais ter uma vida académica de excelência, muito companheirismo, muitos locais para visitar, muitas pessoas fantásticas... É uma cidade relativamente pequena mas que os caminhos te levam a todo o lado, está aqui bem centrada e tem tudo o que te é essencial.
A vida académica aqui é do melhor, e só a trocava(se me pedissem muito mesmo) por Porto/Braga/Coimbra. Tens também a possibilidade de arranjar um apartamento numa zona segura e perto da academia(aliás, 98% das zonas nesta cidade são seguras, a qualquer hora).
Conheço alguma gente nesse curso, tem boa cotação para quem lá estudou...
Qualquer duvida que tenhas, dispõe :)

Muito obrigado pela tua opinião :) Fiquei esclarecido com a vossa ajuda.

Mas diz não trocavas a vida académica daí pela de Lisboa porque? Disseste "Porto/Braga/Coimbra"

Qualquer das maneiras, boa sorte para entrada no ensino superior :)

• Like
Reactions: FilipaMarques
Boa Noite :)
Coloquei como 2ª opção engenharia informática na utad e provavelmente é onde vou entrar.
Vale a pena, ou como é na UTAD não é valorizado?
Obrigado.

• Like
Boa Noite :)
Coloquei como 2ª opção engenharia informática na utad e provavelmente é onde vou entrar.
Vale a pena, ou como é na UTAD não é valorizado?
Obrigado.

Esse é mesmo o melhor curso da UTAD ;)
Em relação a ser valorizado ou não, independentemente do que os outros dizem da utad, não conheço uma única pessoa que tenha acabado o curso e esteja desempregado, mas também não costumam acabar assim tantos por ano xD.
Não é um curso muito difícil na minha opinião, embora a média deva estar nos 5 anos para se acabar o curso, mas se gostares de matemática e de programar, deves fazer o curso sem problemas nos 3, máximo 4.
Tens ainda a vantagem de haver a possibilidade de o mestrado em vila real conter um ano de teoria e um de estágio (remunerado), o que não se vê muito noutras universidades.
Põe como 1ª opção mesmo e quando entrares aparece na praxe Caloiro, não te arrependes.

Olá @dfsilva @Creative10! Antes de mais obrigada pelas opiniões e descrições à cerca da UTAD e de Vila Real. :)
Queria aproveitar para perguntar-vos o seguinte: Têm alguma ideia sobre as condições da Escola de Ciências Agrárias? De como é o curso de Engenharia Agronómica? Sabem se existe algum barcelense por aí?

• Like
Olá @dfsilva @Creative10! Antes de mais obrigada pelas opiniões e descrições à cerca da UTAD e de Vila Real. :)
Queria aproveitar para perguntar-vos o seguinte: Têm alguma ideia sobre as condições da Escola de Ciências Agrárias? De como é o curso de Engenharia Agronómica? Sabem se existe algum barcelense por aí?

Em relacão ao Ciências Agrárias, não é o melhor edifício da UTAD, mas o pouco que conheço de lá pareceu-me bastante razoável, mas é como já disseram aqui, não estejas à espera de umas instalações super modernas porque não o são.
Em relação ao curso não te posso ajudar.
Barcelenses conheço alguns, por isso suponho que haja bastantes até.

Boa noite!
Eu ainda não tenho a certeza se vou entrar na utad e por isso ainda não posso alugar um quarto. Acham que vai ser relativamente fácil arranjar um quarto no dia em que for fazer a matrícula?

Boa noite!
Eu ainda não tenho a certeza se vou entrar na utad e por isso ainda não posso alugar um quarto. Acham que vai ser relativamente fácil arranjar um quarto no dia em que for fazer a matrícula?
Olá :)
Se quiseres um quarto nas residências universitárias, é só no dia da matrícula que fazes o teu pedido de alojamento (mais informação aqui). No caso de quereres algo fora disso, convém começares a ver alguns anúncios e a pedir mais informações.

Boa noite!
Se estiveres interessada em apenas um quarto arranjas com muita facilidade, no meu caso nem procurei nada, cheguei lá no dia da matricula e vieram logo ter comigo oferecer quarto, por isso não te preocupes. Mas quando saírem os resultados tens tempo para procurar online e marcar algumas visitas antes de fazeres a matricula

Se estiveres interessada em apenas um quarto arranjas com muita facilidade, no meu caso nem procurei nada, cheguei lá no dia da matricula e vieram logo ter comigo oferecer quarto, por isso não te preocupes. Mas quando saírem os resultados tens tempo para procurar online e marcar algumas visitas antes de fazeres a matricula
Obrigada :)

Boas, vou agora na segunda fase me candidatar a UTAD, quero saber se nessa altura é difícil arranjar alojamento, visto que devo entrar no dia 24de setembro

Boas, vou agora na segunda fase me candidatar a UTAD, quero saber se nessa altura é difícil arranjar alojamento, visto que devo entrar no dia 24de setembro
Segunda feira se tudo correr bem vou la fazer a minha matricula, e procurar alojamento, se for dificil ou facil de arranjar eu digo-te