UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Espero bem que seja bom como falam, pelo menos veterinária é um curso em que na utad tem bastante investimento, temos a parte dos animais de quinta e exóticos enquanto que aqui no Porto na Universidade mesmo nao tens nada disso. Já li alguns relatos de experiências negativas na praxe mas pode ser que tenhamos sorte ..
Exato... Quanto à praxe, não faço a mínima de como é lá, mas tenho a noção de que se algo não me agradar eu poderei decidir continuar ou ficar. E os relatos também são um pouco relativos, para alguns pode ser divertido e para outros não, mas só sabemos mesmo se experimentarmos.

• Like
Reactions: Jessica005
Bom, envolve bastante laboratório e sim, tem matemática e estatística, pode ser um problema para o pessoal que não goste muito , mas com dedicação dá para fazer :) No entanto, se o teu sonho sempre foi medicina veterinária, tens média para isso! :D
Sim, desde os meus 9 anos que queria medicina veterinária ou biologia, mas escolhi biologia :) Mais tarde, quem sabe, posso pedir transferência de curso :)
De qualquer das maneiras, estou a ver que muitos de vocês vão para a UTAD por isso, nos vemos em setembro! Haha :p

Olá jovens!
Eu acabei este ano a minha licenciatura na Utad, ou seja para o ano sou Grão-Mestre :smilingimp: Se quiserem tirar alguma dúvida estejam completamente a vontade! Em relação a praxe, só tenho a dizer que adorei ser praxada, foi das melhores coisas que vivi! Claro que no início eu também estava com um bocado de medo, mas o medo vai dando lugar ao companheirismo e a amizade que se vai construindo! Ninguém é obrigado a fazer nada, e ninguém é colocado de parte por ser anti praxe, uma das minhas melhores amigas era e não foi por isso que a colocamos de parte.
Se tiverem alguma questão estejam a vontade!
Mas só vos quero dizer isto, acima de tudo aproveitem, vão ser os melhores anos da vossa vida, basta quererem!
--- Post atualizado ---
Olá boa tarde.
Se tudo correr bem devo entrar em Genética e Biotecnologia na UTAD. Estive a pesquisar sobre a universidade e li várias coisas, todas elas diferentes umas das outras. Sei bastante bem o que quero mas tenho medo de não estar a ver na realidade o curso... A matemática poderá ser um problema se as cadeiras forem muito complicadas, no entanto já me disseram que com muito estudo se faz bem.
Em relação às instalações, quais as condições das residências, cantina? Como é a praxe e o espírito académico?
Fico à espera de resposta, obrigada.
Boa noite!
Eu vivi na residência 3 anos e tenho a dizer que não me arrependo nada! A residência está dividida por blocos, existe o bloco A (que é o bloco dos quartos individuais), o bloco B, o C e o D ( que têm quartos duplos). Todos os quartos têm aquecimento.
Cada quarto tem uma casa de banho que é partilhada com as pessoas que residem no quarto ao lado, ou seja se estiveres num quarto duplo a casa de banho é para 4 pessoas; existindo dois sítios para o duche e duas sanitas.
Todas as semanas uma funcionária vai limpar a casa de banho.
É de referir que a relação entre os estudantes que vivem na residência e os funcionários que lá trabalham por norma é muito boa (desde as empregadas de limpezas até aos porteiros são todos pessoas bastante prestáveis).
Podes almoçar/jantar na cantina da residência, ou levar a comida de casa e aquecer no microondas que tem na cozinha. Infelizmente não existe fogão.
Há aquecimento, por isso o frio dentro da residência não é uma preocupação.
É normal as pessoas encontrarem-se na cozinha, seja para tomar o pequeno-almoço/almoço/jantar, ou mesmo para estudar, o que acaba por ajudar no companheirismo que existe entre os membros da residência, fazendo com que todos se conheçam e acabem por se darem todos super bem!
Mas apesar de alguns optarem por estudar na cozinha ou no quarto, existe a sala de estudo que é no último andar.
Se tiveres alguma questão coloca
Fica aqui a página da residência:
Home Page

Olá jovens!
Eu acabei este ano a minha licenciatura na Utad, ou seja para o ano sou Grão-Mestre :smilingimp: Se quiserem tirar alguma dúvida estejam completamente a vontade! Em relação a praxe, só tenho a dizer que adorei ser praxada, foi das melhores coisas que vivi! Claro que no início eu também estava com um bocado de medo, mas o medo vai dando lugar ao companheirismo e a amizade que se vai construindo! Ninguém é obrigado a fazer nada, e ninguém é colocado de parte por ser anti praxe, uma das minhas melhores amigas era e não foi por isso que a colocamos de parte.
Se tiverem alguma questão estejam a vontade!
Mas só vos quero dizer isto, acima de tudo aproveitem, vão ser os melhores anos da vossa vida, basta quererem!
--- Post atualizado ---

Boa noite!
Eu vivi na residência 3 anos e tenho a dizer que não me arrependo nada! A residência está dividida por blocos, existe o bloco A (que é o bloco dos quartos individuais), o bloco B, o C e o D ( que têm quartos duplos). Todos os quartos têm aquecimento.
Cada quarto tem uma casa de banho que é partilhada com as pessoas que residem no quarto ao lado, ou seja se estiveres num quarto duplo a casa de banho é para 4 pessoas; existindo dois sítios para o duche e duas sanitas.
É de referir que a relação entre os estudantes que vivem na residência e os funcionários que lá trabalham por norma é muito boa (desde as empregadas de limpezas até aos porteiros são todos pessoas bastante prestáveis).
Podes almoçar/jantar na cantina da residência, ou levar a comida de casa e aquecer no microondas que tem na cozinha. Infelizmente não existe fogão.
É normal as pessoas encontrarem-se na cozinha, seja para tomar o pequeno-almoço/almoço/jantar, ou mesmo para estudar, o que acaba por ajudar no companheirismo que existe entre os membros da residência, fazendo com que todos se conheçam e acabem por se darem todos super bem!
Mas apesar de alguns optarem por estudar na cozinha ou no quarto, existe a sala de estudo que é no último andar.
Home Page
Boa noite, li na página que só alguns quartos têm wifi, por acaso sabes como funciona isso? E há algum sitio onde é possivel ver fotos das instalações mesmo?

Olá boa tarde.
Se tudo correr bem devo entrar em Genética e Biotecnologia na UTAD. Estive a pesquisar sobre a universidade e li várias coisas, todas elas diferentes umas das outras. Sei bastante bem o que quero mas tenho medo de não estar a ver na realidade o curso... A matemática poderá ser um problema se as cadeiras forem muito complicadas, no entanto já me disseram que com muito estudo se faz bem.
Em relação às instalações, quais as condições das residências, cantina? Como é a praxe e o espírito académico?
Fico à espera de resposta, obrigada.
Boa noite!
Mas apesar de alguns optarem por estudar na cozinha, existe a sala de estudo que é no último andar.
Home Page
Boa noite, li na página que só alguns quartos têm wifi, por acaso sabes como funciona isso? E há algum sitio onde é possivel ver fotos das instalações mesmo?
Boa noite!
Em relação a isso, pelo que sei todos os quartos têm wifi, o que acontece é que ele por vezes falha, mas em 3 anos que lá estou são poucas as vezes que me lembro de tal ter acontecido.
São poucas as fotos que existem da residência. Mas existe esta página:
Residencial Além Rio-UTAD - Vila Real, Vila Real, Portugal - Hotel e alojamento | Facebook
Uma coisa que me esqueci de referir, existem duas residência, sendo elas a residência além-rio, que é onde eu vivi e sobre a qual falo e a residência de codessais, sobre a qual pouco ou nada sei!

Boa noite!
Mas apesar de alguns optarem por estudar na cozinha, existe a sala de estudo que é no último andar.
Home Page

Boa noite!
Em relação a isso, pelo que sei todos os quartos têm wifi, o que acontece é que ele por vezes falha, mas em 3 anos que lá estou são poucas as vezes que me lembro de tal ter acontecido.
Residencial Além Rio-UTAD - Vila Real, Vila Real, Portugal - Hotel e alojamento | Facebook
Uma coisa que me esqueci de referir, existem duas residência, sendo elas a residência além-rio, que é onde eu vivi e sobre a qual falo e a residência de codessais, sobre a qual pouco ou nada sei!
Quanto se paga mensalmente para viver nas residências e como funciona? Tens horários de entrada na residência ou podes sair e voltar quando bem te apetece?

Quanto se paga mensalmente para viver nas residências e como funciona? Tens horários de entrada na residência ou podes sair e voltar quando bem te apetece?
As informações sobre a residência estão todas nesta página:
Home Page
Em relação a horários de entrada e saída não há, podemos entrar e sair quando quisermos

E Biofísica é tão "mau" quanto Biomatemática ? Estás em que ano do curso??
Se puderes saber algumas referências em relação às residências era bom. Ficaste numa casa??
Não foste para a praxe logo de inicio ou experimentaste e não gostaste?? (desculpa tanta pergunta :) )

Para mim biofísica é mais fácil que biomatemática, mas só um pouco xD. Vou para o segundo ano. Sim fiquei numa casa. Em relaçao à praxe, experimentei mas depois saí passado uma semana.

Boa noite!
Home Page

Boa noite!

Quanto tempo esperaste para saber se tinhas ou não direito a residência (mais ou menos)?
Muito obrigada pelas informações!!

Boas, algum de vocês se candidatou a bolsa? Correu tudo ok? Tou com bastantes problemas precisava de saber se convosco também apareceu as mesmas coisas estranhas que a mim :coldsweat:

Porque é que a abertura do ano letivo é só a 18 de Outubro? o_O
Também nao tou a entende porque o cinza que representa aulas começa a 18 de Setembro :confused2:
--- Post atualizado ---
Com a minha candidatura correu tudo bem. No que puder ajudar...
Desculpa só ter respondido agora e obrigada pela disponibilidade mas vou ligar para a linha de apoio é confuso, nem eu sei explicar muito bem. Tem a ver com o facto de ter trabalhado,nao sei se no ponto 4 onde diz rendimentos tenho de colocar alguma coisa ou se já está englobado no irs da minha mãe.

Olá, a UTAD é a minha 2ª opção mas é provável que entre aí no curso de Comunicação e Multimédia. Sou de Aveiro e por isso vou ter que arranjar quarto aí. Queria saber se o curso é bom, se é fácil arranjar onde ficar e se já existem informações sobre as matrículas da universidade. Obrigada!

Alguém vai entrar em Medicina veterinária este ano na utad? Sou do Porto e vou para vila real sozinha tenho medo que as praxes sejam pesadas,de nao fazer amigos e andar para lá abandonada xd

Não sei se posso ser útil xD No entanto eu também vou para a UTAD (enfermagem), e quanto à praxe não te posso esclarecer grande coisa.. Eu sou da cidade, e conheço-a minimamente bem. Em relação à praxe pelo que eu ia vendo não me parecia ser nada pesado nem de outro mundo e pelo que colegas mais velhos vão contando a praxe não é assim tão difícil de suportar sendo que desempenhou um papel significativo na vida académica deles.. Por isso não acho que seja difícil integrares-te tanto na faculdade como na cidade.