Universidade: o que levar?

Isso é um bocado relativo ao curso xD

Depende, como já foi dito, do curso e da universidade. Normalmente usam-se livros e sebentas para estudar, sendo que os podes ler em .pdf na maioria das vezes. Depois aí tens de ver se preferes ler em papel ou não te importas de ler no pc/tablet. Imprimir fotocópias nas redondezas das universidades não deve ser problema :P
Quanto ao material de escrita, os professores não querem saber como escreves (na minha experiência pelo menos). Se preferires usar um tablet/PC, não deve haver problema. Se preferires escrever, não tem problema também. Se algum deles preferir algum método em específico ele dirá nas primeiras aulas :)
Nos primeiros dias pelo menos leva mochila, se achares melhor. Depois lá para o meio do ano começa-se a ver raparigas a levar carteiras grandes com material de escrita/tablet lá dentro... Na altura vês como te sentes melhor e é mais prático para ti e para a tua situação.
No 2º ano também se começa a ver bastantes pessoas com a pasta académica (pelo menos em Coimbra)...
Resumindo, não há método ideal. Tenta as formas todas e vê qual preferes mais... Num anfiteatro cheio acabas por ver pessoas a usar os métodos todos: uns com tablets, uns com PCs, outros a escrever... :)

Para as matrículas quais são os documentos necessários?

Para as matrículas quais são os documentos necessários?
Depende da instituição de ensino superior em causa, mas conta com coisas como boletim de vacinas, fotocópias do BI/CC e fotografias.

Olá!!
Em principio vou para bioquímica, aconselham capa ou cadernos?

Boas!
Quanto ao material leva o que te permita uma maior organização. No meu caso prefiro cadernos A5 (1 para cada cadeira) porque chegam para tirar apontamentos e caso algum colega precise consegues trocar apontamentos/cadernos. Quanto a material o essencial é uma caneta e algo onde possas escrever. Depois escolhes o que levas consoante o curso. (Em Informática, por exemplo, uso cadernos + portátil). Desde que tenhas material que te satisfaça consegues tirar bons apontamentos.

Quanto aos livros/sebentas/apontamenos depende do curso e da universidade. Muitos professores dão os PDF's que podes ler no pc/tablet ou imprimir em algum sitio mais perto da faculdade que seja baratinho outros preferem um certo livro, podes comprar se não for muito caro (alguns de física, por exemplo, são 200/300 euros) e, por isso, podes tentar arranjar na net ou comprar no OLX/Custo Justo para poupares. Podes também pedir a outros colegas ou arranjar na biblioteca.

Depende muito do teu curso. O meu conselho é levares um caderno pequeno para a primeira/segunda semana e ver como é que as coisas funcionam primeiro. Depois tu é que decides... na faculdade usa-se de tudo, normalmente, e ninguém tem nada a ver com o que usas :blush:

Quanto a livros/fotocópias é igual...
não digas a ninguém, também podes fazer download do PDF dos livros. :tonguewink:

Olá, desculpem a minha ignorância mas não faço a mais pequena ideia do q se usa na universidade! Será q um caderno chega? Ou é melhor utilizar dossiers? Os livros de estudo são comprados ou tiramos fotocopia? Agradeço desde já as vossas respostas :)

O meu estilo é: levo umas 10 / 15 folhas e quando chego a casa meto num dossier onde tenho tudo. Isto na teoria e no início do semestre até corre bem; mais para o final, chego a casa e nem sempre arquivo e depois misturo a ordem com as do dia a seguir :p

Na minha faculdade os profs dão muito material em PDF. Os livros estão também todos disponíveis na biblioteca (na altura dos exames tens de ir lá com algum tempo, caso contrário esgotam).

Na época de exames, como gosto do ambiente da biblioteca e das salas de estudo, levo pc e folhas (muitas) para exercícios e eventualmente resumos.

O meu método vai ser: levar bastante folhas e depois chegar a casa e por numa capa. Aqui o desafio vai ser não me esquecer para depois não acumular :sweatsmile:
Contudo........ também vou andar com um caderno, só pelo seguro!