Universidade para Kotas....

vacerreca

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2019
Boas para todos os leitores,

Deixei de estudar para trabalhar e alimentar minha família aos 15 anos, tenho o 9º ano e acho que iniciei o 10º.

Agora com quase 50, filhos e netos já encaminhados, e eu com algum tempo nas mãos, vou de encontro ao conhecimento.

Meu sonho era ter um curso superior de Medicina ou Advocacia.

Tenho tendência a ambos, pois gosto de ciências e também de legislação.

Mas, como é que eu posso fazer ou entrar numa uni, aqui em Portugal ou no extrangeiro, e talvez ter uma bolsa, se eu passei minha vida a tratar da família?

Obrigado a todos por ler e responder.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @vacerreca
Boas para todos os leitores,

Deixei de estudar para trabalhar e alimentar minha família aos 15 anos, tenho o 9º ano e acho que iniciei o 10º.

Agora com quase 50, filhos e netos já encaminhados, e eu com algum tempo nas mãos, vou de encontro ao conhecimento.

Meu sonho era ter um curso superior de Medicina ou Advocacia.

Tenho tendência a ambos, pois gosto de ciências e também de legislação.

Mas, como é que eu posso fazer ou entrar numa uni, aqui em Portugal ou no extrangeiro, e talvez ter uma bolsa, se eu passei minha vida a tratar da família?

Obrigado a todos por ler e responder.
Medicina é um curso especial em termos de acesso em Portugal e só podes entrar de 2 formas: concurso nacional de acesso, em que terias de ter o ensino secundário completo e realizar os exames nacionais, ou através do concurso especial para licenciados, se fizesses primeiro outra licenciatura.

Já em Direito, tal como em todos os outros cursos, tens o concurso especial de acesso para maiores de 23 anos para casos como o teu. Tipicamente não se exige que o aluno tenha o secundário concluído, mas terás de realizar provas feitas pela própria instituição. Cada instituição faz e define as suas provas, junto da qual deves recolher mais informações sobre este concurso especial.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
E E se não entrar já para a universidade? Ensino Secundário 2
CarluxaSofia Transferência Politécnico para Universidade, é possivel? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
B Qual a melhor universidade para tirar o curso de História? Humanidades, Secretariado e Tradução 3
Ângela0104 Qual a melhor universidade para tirar o curso de educação básica? Educação 7
S O que fazer se a universidade não é para mim? Ensino Superior 6
T Não obtive êxito nos exames nacionais para ingressar na Universidade Ensino Superior 6
Ana Mg Mudança de politécnico para universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Candidatura para universidade e única opção Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Mudança de Universidade de Privada para Pública pela segunda fase Concurso Nacional e Locais - Público 3
taniasr17 Direito: Material para a Universidade Ciências Sociais e Serviços 5
Rui Veiga Material para a universidade Ensino Superior 66
A Mudança de curso no Politécnico para Universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Lucas Figueira UC a Universidade de Coimbra é boa para engenharia? Universidade de Coimbra 1
J UC nao sei o que escolher para a universidade Universidade de Coimbra 14
D Para aqueles que entraram na universidade mais tarde, como se sentem? Ensino Superior 8
D Universidade para pessoas com mais de 23 anos e como militar, como fazer? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Entrar para a universidade sem uma disciplina feita Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
J Mudança de curso de Universidade para Politécnico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
rfr.ANA.123 casas para os estágios da universidade Alojamento Universitário 1
M Busco Biolog@ para falar sobre assuntos de Biologia e Universidade Ciências 0
V Volta para a Universidade? Design Gráfico ou Industrial? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
V Desisti da Universidade: devo voltar para o ano? Arquivo 1
Luís V Estar na universidade e estudar para os exames de 12°ano, é possível? Ensino Superior 3
susye Entrar para a universidade passados 18 anos Concurso Nacional e Locais - Público 6
D Universidade Júnior para universitários?! Ensino Superior 0
L Falta de Documentos para transferência de universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L 1 ano fora de Portugal (e da universidade) , voltar para um curso diferente? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Ensino Recorrente para quem quer ir para a universidade Arquivo 1
P Ensino Recorrente para quem quer ir para a universidade é bom? Arquivo 1
E Portátil/Tablet para a universidade Ensino Superior 474
B Qual universidade é mellhor? Concurso Nacional e Locais - Público 0
A Mudança de universidade em Psicologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Mariana.9304 Católica Universidade Católica Do Porto Universidade Católica Portuguesa 0
M Design ULP - Universidade Lusíada Norte Porto Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
G Duvidas em relaçao A Bolsa de estudante, e em geral preços de Propinas, e mais especificamente a experiencia de Universidade Privada Etic 2019/2020 Ensino Superior 1
G Distância apartamento-universidade Ensino Superior 5
L ULusíada Universidade Lusíada Lisboa - Direito Universidade Lusíada 1
M UAb Estudos Europeus - Universidade Aberta Universidade Aberta 0
João Monteirooo Universidade de Coimbra - Quartos Alojamento Universitário 1
Ângela0104 Em que circunstâncias é que uma pessoa pode escolher uma universidade privada? Quais são os benefícios? Concursos Institucionais – Privado 2
saladazul FBAUP FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Universidade do Porto 3
João.Oliveira Estudo na Universidade Ensino Superior 2
I Engenharia Química (Politécnico vs Universidade) Tecnologias 6
Gabriela Borges Inglês na Universidade Ensino Superior 5
Bmatias Universidade - reconhecimento de diploma Ensino Superior 2
Marciana_15 Universidade Lusíada - Norte Concursos Institucionais – Privado 0
L Entrada na Universidade Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10