Universidade para pessoas com mais de 23 anos e como militar, como fazer?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Dennis

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2017
Boas pessoal, estou numa situação complicada. Apesar do título ser contraditório, eu não tenho mais que 23 anos, tenho 20, e a caminho de 21 este ano. O porquê deste Post? Porque quero informar-me a longo prazo.
Eu estou neste momento a tirar Engenharia Informática, e estou a atravessar uma daquelas crises existenciais, e decidi que queria ir para o exército agora em Setembro, porque neste momento não estou com cabeça para estudar, o curso não me está a agradar muito e também porque para ser honesto, nem sei bem o que pretendo para o futuro.
Estava a estudar no IPCA (Politécnico) e estava a pensar entrar em MIEGSI (Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) ou Marketing na Universidade do Minho após acabar o período como militar.
A questão aqui é, vou ter mais de 23 depois da tropa, e ouvi falar que era fácil entrar como militar, será mesmo? Ou só para determinados cursos/universidades? O que seria mais recomendado para mim? Neste momento o meu exame de específica para o curso já expirou de validade, teria de o fazer de novo se fosse pela DGES.
Ajudem este pobre rapaz, obrigado!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Dennis
A questão aqui é, vou ter mais de 23 depois da tropa, e ouvi falar que era fácil entrar como militar, será mesmo? Ou só para determinados cursos/universidades? O que seria mais recomendado para mim? Neste momento o meu exame de específica para o curso já expirou de validade, teria de o fazer de novo se fosse pela DGES.
Não percebi se estás a pensar acabar a corrente licenciatura, mas se a ideia é entrar noutra, pelo concurso nacional de acesso tens efetivamente um contingente especial para militares mas em regime de contrato:
Candidatos Militares em Regime de Contrato | Uniarea

E precisavas de ter os exames nacionais feitos. Outra alternativa seria concorreres via mudança de curso.

Dennis

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2017
Olá @Dennis

Não percebi se estás a pensar acabar a corrente licenciatura, mas se a ideia é entrar noutra, pelo concurso nacional de acesso tens efetivamente um contingente especial para militares mas em regime de contrato:
Candidatos Militares em Regime de Contrato | Uniarea

E precisavas de ter os exames nacionais feitos. Outra alternativa seria concorreres via mudança de curso.
Não acabei a licenciatura… Pelo que li nesse site, para usufruir disso não posso ter nenhuma matrícula no ensino superior, fico logo então desclassificado dessa vantagem? Podendo entrar pela via normal (Ter que fazer de novo o exame nacional visto que os meus já expiraram) ou esperar para ter mais de 23 anos e entrar dessa maneira?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Não acabei a licenciatura… Pelo que li nesse site, para usufruir disso não posso ter nenhuma matrícula no ensino superior, fico logo então desclassificado dessa vantagem? Podendo entrar pela via normal (Ter que fazer de novo o exame nacional visto que os meus já expiraram) ou esperar para ter mais de 23 anos e entrar dessa maneira?
Ah, pois, ficas. Nesse caso tens o concurso especial para maiores de 23 anos e/ou o concurso de mudança de curso.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
S Mudança de curso/instituição de um politécnico para universidade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Ângela0104 Possiveis estrategias para entrar na universidade Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Quando começam as aulas na universidade para os alunos que entram pela segunda fase do concurso? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
P Troca para Biologia na Universidade de Aveiro Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Sofiasantos23 Qual universidade escolher para o curso de direito? Ciências Sociais e Serviços 5
J Qual consideram a melhor universidade para tirar Gestão? Ciências Económicas e Empresariais 7
R Quanto tempo temos para nos inscrevermos na universidade depois de sermos aceites? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Deniz Ozturk Qual universidade escolher para o curso de Arquitetura? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
M Se for à 2º fase do exame de Biologia no 11º ano só me posso candidatar na 2º fase de candidaturas para a Universidade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S Mudança de universidade de PT para UK sem transferir (entrar como vindo de secundário) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 1
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
E E se não entrar já para a universidade? Ensino Secundário 2
CarluxaSofia Transferência Politécnico para Universidade, é possivel? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Ângela0104 Qual a melhor universidade para tirar o curso de educação básica? Educação 7
S O que fazer se a universidade não é para mim? Ensino Superior 6
T Não obtive êxito nos exames nacionais para ingressar na Universidade Ensino Superior 6
Ana Mg Mudança de politécnico para universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
J Candidatura para universidade e única opção Concurso Nacional e Locais - Público 3
V Universidade para Kotas.... Concursos e Regimes Especiais 1
A Mudança de Universidade de Privada para Pública pela segunda fase Concurso Nacional e Locais - Público 3
taniasr17 Direito: Material para a Universidade Ciências Sociais e Serviços 5
Rui Veiga Material para a universidade Ensino Superior 71
A Mudança de curso no Politécnico para Universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Lucas Figueira UC a Universidade de Coimbra é boa para engenharia? Universidade de Coimbra 1
J UC nao sei o que escolher para a universidade Universidade de Coimbra 14
D Para aqueles que entraram na universidade mais tarde, como se sentem? Ensino Superior 8
M Entrar para a universidade sem uma disciplina feita Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
J Mudança de curso de Universidade para Politécnico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
rfr.ANA.123 casas para os estágios da universidade Alojamento Universitário 1
M Busco Biolog@ para falar sobre assuntos de Biologia e Universidade Ciências 0
V Volta para a Universidade? Design Gráfico ou Industrial? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
V Desisti da Universidade: devo voltar para o ano? Arquivo 1
Luís V Estar na universidade e estudar para os exames de 12°ano, é possível? Ensino Superior 3
susye Entrar para a universidade passados 18 anos Concurso Nacional e Locais - Público 6
D Universidade Júnior para universitários?! Ensino Superior 0
L Falta de Documentos para transferência de universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L 1 ano fora de Portugal (e da universidade) , voltar para um curso diferente? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Ensino Recorrente para quem quer ir para a universidade Arquivo 1
P Ensino Recorrente para quem quer ir para a universidade é bom? Arquivo 1
E Portátil/Tablet para a universidade Ensino Superior 607
catairna Mudança de curso dentro da mesma Universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P História (Universidade do Minho): Anulação de Matrícula ou Mudança de Curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
T 1º ano de Universidade Ensino Superior 1
I Como é que sei o meu horário da universidade? Ensino Superior 1
beatrizpbarroso Caloiros instituto de educação da universidade de lisboa Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 4
I Universidade Lusófona - Engenharia Biomédica Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
M Universidade Ensino Superior 0
Franciisco_Santos Engenharia informática universidade vs politécnico Tecnologias 1