Universidades de Verão

Matrícula
15 Agosto 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá a todos!
Na próxima semana vou ter o meu primeiro contacto com a vida universitária, aquando da presença na universidade de verão de direito na Católica..
Sinceramente, não sei o que esperar.
Para vocês, que eventualmente já presenciaram alguns destes eventos, agradecia muito que me dessem algum feedback :D
Para os que por acaso também estarão nesta atividade, avisem! É sempre bom saber que não estamos sozinhos!

Diogo Vintém

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2017
Olá a todos!
Na próxima semana vou ter o meu primeiro contacto com a vida universitária, aquando da presença na universidade de verão de direito na Católica..
Sinceramente, não sei o que esperar.
Para vocês, que eventualmente já presenciaram alguns destes eventos, agradecia muito que me dessem algum feedback :D
Para os que por acaso também estarão nesta atividade, avisem! É sempre bom saber que não estamos sozinhos!
Boas,

Tal como a Eduarda, eu também participei nesta semana. Provavelmente poucos neste fórum terão frequentado uma Universidade de Verão e devido a tal, ninguém conseguiu responder a esta pergunta. Tentarei expôr ao máximo o decorrer desta semana, para todos vós interessados em participar futuramente numa Universidade/Academia de Verão.

Só serei capaz de falar com detalhe sobre a Academia de Verão da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, a Junior Law Academy, pois foi a única na qual participei.

O primeiro dia foi sobretudo dedicado a uma série de atividades lúdicas relacionadas com o Direito, com o objetivo, creio eu, de dar aos participantes a oportunidade de se conhecerem e criarem laços.

Os dias seguintes foram em regra, sistemáticos: Um Caso Prático, preparação e debate do Fogo Cruzado e uma "Visita de Estudo".

Os Casos Práticos são "aulas" onde se estimula o espírito crítico dos alunos e se dá noções muito gerais acerca do Direito. Eu creio que nos prepara "espiritualmente" para o Direito, no sentido em que nos ensina a pensar como um jurista e nos faz sentir como verdadeiros estudantes do curso.
Os docentes foram espetaculares, o seu modo de ensino é muito interativo e próximo de nós alunos.

O Fogo Cruzado é uma atividade idêntica ao programa Pós e Contras, onde os participantes se dividem por grupos e testam a sua capacidade argumentativa.

As Visitas de Estudo são obviamente relacionadas com o Direito. Visitámos uma Sociedade de Advogados (muito importante no contexto nacional), a Comissão Nacional de Proteção de Dados e o Supremo Tribunal de Justiça.

Aconselho a todos vós pré-universitários a participar numa Academia de Verão, vale o Custo de Oportunidade de perder uns dias de férias em troca de informação, conhecimento e Amizades.

Sim, Amizades. Pelo menos nesta Academia de Verão, nesta Edição do Junior Law Academy, que foi a única que participei, as pessoas foram fantásticas. Conheci pessoas completamente diferentes de quaisquer outras que outrora conhecera, acredito que tal é devido à diversidade. Aqui conheci pessoas de todos os cantos de Portugal (não só do Continente) e estrangeiros inclusivé. Os participantes que frequentaram o curso este ano eram por norma muito inteligentes e cultos, ao contrário do que estou habituado no meu dia-a-dia. Foi até um choque para mim! Na zona onde vivo é rarissímo encontrar alguém que se interesse por algo que não seja apenas futebol e prazeres inferiores!

Para quem queira seguir Direito, considero obrigatório passar por uma Academia de Verão. Nós vamos com ideias pré-concebidas que na maioria das vezes se demonstram falsas logo nos primeiros instantes.

A Organização, os Docentes e as Pessoas foram mutuamente soberbos e fizeram desta semana, uma semana especial! Fico imensamente grato à Católica por me ter proporcionado tantos bons momentos!

PS.: A Organização tentará sempre persuadir os alunos a escolher licenciarem-se aqui na Católica (como qualquer outra Universidade), portanto usem o espírito crítico que vos ensinam ao longo desta semana. Poderíamos discutir as "vantagens" e "não vantagens" do Curso na Católica, mas este não será o subfórum correto.

PS(2).: Sinceramente, duvido que haja alguma Academia de Verão melhor que esta, pois esta é simplestemente fabulosa e superou (e muito) as minhas expectativas, além de que não conheci ninguém que me tivesse dito o contrário.

Renata Costa

Membro
Matrícula
15 Julho 2016
Aconselho a todos vós pré-universitários a participar numa Academia de Verão, vale o Custo de Oportunidade de perder uns dias de férias em troca de informação, conhecimento e Amizades.
Este programa é só dirigido e/ou adequado a pré-universitários ou também a pessoas que já frequentam o curso de Direito?
Qual é o preço?

• Like
Reactions: Diogo Vintém

Diogo Vintém

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2017
Este programa é só dirigido e/ou adequado a pré-universitários ou também a pessoas que já frequentam o curso de Direito?
Qual é o preço?
Olá Renata,

É direccionado para pré-universitários (10°, 11° e 12°).

O preço deste ano foi de 150€, com almoços e lanches incluídos, dão-te uma t-shirt da Católica, tens direito a um dossier (necessário para os Casos Práticos) e obviamente as deslocações das Visitas de Estudo.

• Like
Reactions: Renata Costa

Sara Silva-78

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2018
Bom-dia:

a minha filha vai para o 11.º ano da área de Humanidades e esta inclinada para quando for para o ensino superior seguir a área de criminologia e justiça criminal. Alguém desta área tem conhecimento que haja nas respetivas Universidades Cursos de Verão ou atividades ligadas a este Curso para jovens do ensino secundário?

Obrigada

Xiupa Mota

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2019
O que acham da minha ideia de participar numa universidade de Verão. Tens algumas dicas, vantagens ou desvantagens que me possam apresentar. Talvez alguma universidade qu e tenham gostado... Espero resposta

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Universidades privadas influenciam o acesso ao mundo do trabalho? Ensino Superior 5
Matsmats35 Mudança das provas de ingresso pelas universidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Universidades, emprego e preconceito. Ensino Superior 10
Pedro Melk É possível pedir transferência de um curso de licenciatura em Informática para licenciatura em Engenharia Informática, em universidades diferentes? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Universidades Privadas Privado Universitário 1
J Universidades Privadas do Porto Ciências Sociais e Serviços 0
D Posso candidatar-me a duas universidades privadas ? Concursos Institucionais – Privado 2
M Aleguem sabe quais as universidades e politécnicos que aceitam candidatura com o 12 ano incompleto e que possamos fazer a disciplina que falta a noite Ensino Superior 2
P Exames nacionais de inglês serve para universidades estrangeiras? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 3
G Mudança de Universidades Educação 1
T Universidades Publicas em Portugal Continental onde posso me candidatar a Design de interiores ou Design de Equipamento. Obrigado. Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
D Peso prova de ingresso na média de candidatura (Diferentes Universidades) Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Compara Cursos, Médias e Universidades Ensino Superior 0
M Medicina Veterinária: universidades privadas Recursos Naturais 1
T Credibilidade das Universidades públicas Concursos Institucionais – Privado 15
A Pedir transferência para 2 universidades Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
N Todas as universidades exigem nota mínima de 9,5 no exame nacional . Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
anairamx Prestígio de um curso em universidades diferentes Ensino Superior 7
Laura Lourenço Apoio psicológico nas universidades Ensino Superior 2
J Universidades de Cinema Desporto e Artes do Espetáculo 4
E Universidades para Contingentes especiais. Concursos e Regimes Especiais 6
R Transferência de universidades espanholas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Mesquita Engenharia e Gestão Industrial - Troca entre Universidades Tecnologias 14
davis Universidades vs. Politécnicos: qual é a percepção geral? Ensino Superior 11
Catarina Olive Siglas das Universidades Ensino Superior 4
V Politecnicos ou universidades privads Ensino Superior 2
P Engenharia Informatica- Universidades Privadas Arquivo 1
P Universidades Privadas - Engenharia Informática Concursos Institucionais – Privado 1
Elder Druid Cursos nas universidades? Ensino Superior 7
D UPorto Cursos na universidades do porto Universidade do Porto 0
D Diferenças de médias entre universidades Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Universidades com sistema total de E-learning Ensino Superior 2
G Intercâmbios- Universidades portuguesas Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
J Universidades Privadas Concursos Institucionais – Privado 204
floater3 UPorto Universidade Júnior - Escola de Verão de Física na UP Universidade do Porto 12
D UC Universidade de Verão Universidade de Coimbra 0
carolinaccarneiro Estágios de Verão Novo Banco Enfermagem Saúde 1
C Quartos das residências podem alugar-se no Verão? Alojamento Universitário 4
Catarina Rebelo UA Academia de Verão - UA Universidade de Aveiro 4
Cecília UMinho Verão no Campus - UMinho Universidade do Minho 0
a fish UC Universidade de Verão 2015 - UCoimbra Universidade de Coimbra 3