Universidades, emprego e preconceito.

Apoptosee

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2020
Boas !
não sei exatamente como usar estas ferramentas, mas tenho algumas dúvidas.
1.) Gostaria de saber qual curso tem a melhor empregabilidade na europa em geral, sendo eles: Biotecnologia, Ciências farmacêuticas e relacionados ou Ciências Biomédicas ?;
2.) Em relação a xenefobia em Portugal. como devem imaginar, não sou português, sou brasileiro, e gostaria de saber se existe uma certa segregação em relação aos alunos brasileiros e portugueses ?;
3.) Sobre os pré-requisitos das universidades do Porto e Lisboa, devo entregar antes ou depois o exame médico ?

obrigado !! :)

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
1.) Gostaria de saber qual curso tem a melhor empregabilidade na europa em geral, sendo eles: Biotecnologia, Ciências farmacêuticas e relacionados ou Ciências Biomédicas ?;
São todos cursos diferentes podem relacionar-se e têm todos a sua importância, a sua empregabilidade a nível europeu deve ser muito semelhante, talvez CF tenha menos dado que o curso, embora tenha a sua vertente de investigação, é mais focado em formar farmacêuticos os quais geralmente atuam em cargos de "chefia" digamos assim e, por exemplo, numa farmácia hospitalar, podem ser responsáveis pela realização dos cálculos para as preparações necessárias. (A parte prática é geralmente assegurada pelos licenciados em Farmácia)

2.) Em relação a xenefobia em Portugal. como devem imaginar, não sou português, sou brasileiro, e gostaria de saber se existe uma certa segregação em relação aos alunos brasileiros e portugueses ?;
É assim, ela existir existe, podes ter o azar de ser apanhado num ambiente em que sofras com isso, porém diria que num panorama geral o que acontece é que pessoas que não sejam de Portugal são até melhor recebidas devido a termos um interesse na cultura e vocabulários, por exemplo.

3.) Sobre os pré-requisitos das universidades do Porto e Lisboa, devo entregar antes ou depois o exame médico ?
Referes-te aos pré-requisitos A (ou outros) que por vezes pedem? Esses são assinados pelo médico depois do mesmo fazer ou mandar fazer (ou até não, eles podem só assinar e pronto) uma avaliação a certas coisas requeridas no tal pré-requisito.

Apoptosee

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2020
São todos cursos diferentes podem relacionar-se e têm todos a sua importância, a sua empregabilidade a nível europeu deve ser muito semelhante, talvez CF tenha menos dado que o curso, embora tenha a sua vertente de investigação, é mais focado em formar farmacêuticos os quais geralmente atuam em cargos de "chefia" digamos assim e, por exemplo, numa farmácia hospitalar, podem ser responsáveis pela realização dos cálculos para as preparações necessárias. (A parte prática é geralmente assegurada pelos licenciados em Farmácia)

Não sei exatamente como usar isto, desculpe. eu acabei errando em minha pergunta, eu gostaria de saber sobre Farmácia Biomédica e não CF, porém agradeço já que tiraste mais uma dúvida.
Eu gosto muito de biologia e certa dificuldade em química, e sei que são cursos com muita química. Em relação a Biotec, há um foco em alguma matéria, além da Biologia ?
Acreditas que valha a pena investir mais no curso de farmácia ?
Quais as melhores universidades ?
Acreditas que eu possa receber alguma ajuda em na universidade para acompanhar a matéria e retirar meu certo déficit ?

desculpe por tantas perguntas, mas não tenho ninguém para recorrer e estou correndo contra o tempo.

e sobre os exames médicos, eu buscava entender mais se devo entregar antes do exame nacional ou depois, durante a matrícula.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Não sei exatamente como usar isto, desculpe. eu acabei errando em minha pergunta, eu gostaria de saber sobre Farmácia Biomédica e não CF, porém agradeço já que tiraste mais uma dúvida.
Eu gosto muito de biologia e certa dificuldade em química, e sei que são cursos com muita química. Em relação a Biotec, há um foco em alguma matéria, além da Biologia ?
Acreditas que valha a pena investir mais no curso de farmácia ?
Quais as melhores universidades ?
Acreditas que eu possa receber alguma ajuda em na universidade para acompanhar a matéria e retirar meu certo déficit ?

desculpe por tantas perguntas, mas não tenho ninguém para recorrer e estou correndo contra o tempo.

e sobre os exames médicos, eu buscava entender mais se devo entregar antes do exame nacional ou depois, durante a matrícula.
Sobre Farmácia Biomédica nunca ouvi nada portanto não te sei responder.
Biotecnologia em princípio terá um bom foco em física e matemática bem como alguma química.
É assim, investir em Farmácia parece-me bem mas posso estar biased tanto por ser o meu curso como por ter professores meus a dizer que há muita procura e tal para licenciados em Farmácia mas nunca percebi se essa demanda é para farmácia comunitária ou se há demanda para as restantes áreas onde podemos atuar.
Melhores universidades é muito subjetivo, diria que depende do que queres fazer porque dentro do mesmo curso há universidades que focam formar os alunos mais numa vertente, outras noutra. Diria para veres os planos de estudo das faculdades que te interessam, nos cursos que te interessam e veres com qual te identificas mais (não esquecer de olhar os Politécnicos também, não são menos renomados :P)
Depende do quão para trás estás, mas por exemplo, no início deste ano letivo muita da matéria que dei era matéria que já tinha conhecimento do meu ensino secundário mas ajuda extra para além disso só se for algum colega que se disponibilize ou assim creio eu.

Os pré-requisitos A e B são entregues no ato da matrícula.

• Like
Reactions: Apoptosee

Apoptosee

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2020
Sobre Farmácia Biomédica nunca ouvi nada portanto não te sei responder.
Biotecnologia em princípio terá um bom foco em física e matemática bem como alguma química.
É assim, investir em Farmácia parece-me bem mas posso estar biased tanto por ser o meu curso como por ter professores meus a dizer que há muita procura e tal para licenciados em Farmácia mas nunca percebi se essa demanda é para farmácia comunitária ou se há demanda para as restantes áreas onde podemos atuar.
Melhores universidades é muito subjetivo, diria que depende do que queres fazer porque dentro do mesmo curso há universidades que focam formar os alunos mais numa vertente, outras noutra. Diria para veres os planos de estudo das faculdades que te interessam, nos cursos que te interessam e veres com qual te identificas mais (não esquecer de olhar os Politécnicos também, não são menos renomados :P)
Depende do quão para trás estás, mas por exemplo, no início deste ano letivo muita da matéria que dei era matéria que já tinha conhecimento do meu ensino secundário mas ajuda extra para além disso só se for algum colega que se disponibilize ou assim creio eu.

Os pré-requisitos A e B são entregues no ato da matrícula.

Podes me explicar qual a diferença entre politécnico e universidade e qual seu impacto em Portugal e no mercado europeu ?

Tenho pensado em optar por farmácia e biotec, porém me recomendaram dar prioridade para as universidades/politécnicos do Porto, Lisboa, Aveiro e Coimbra. E biotec, pelo que sei, só é um curso dado no norte do país. O que achas, há tanta diferença ?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Podes me explicar qual a diferença entre politécnico e universidade e qual seu impacto em Portugal e no mercado europeu ?

Tenho pensado em optar por farmácia e biotec, porém me recomendaram dar prioridade para as universidades/politécnicos do Porto, Lisboa, Aveiro e Coimbra. E biotec, pelo que sei, só é um curso dado no norte do país. O que achas, há tanta diferença ?
Politécnicos geralmente têm um ensino mais prático do que uma Universidade, embora as universidades comecem a fornecer um ensino mais prático agora também. A nível de Portugal creio não haver muita diferença até porque há cursos que só existem nos politécnicos (Enfermagem e as tecnologias da saúde são um exemplo disso)

Tens Biotecnologia e depois tens Biotecnologia Medicinal (BM) estes dois cursos são diferentes embora não te saiba explicar ao certo a diferença no entanto creio que seja, tal como o nome indica, aplicar os conhecimentos de Biotecnologia na Medicina (em especial nas áreas de terapêutica e diagnostico). Biotecnologia existe em algumas universidades, politécnicos e universidades privadas (como podes ver aqui ). Quanto a BM este sim é um curso único que só existe na minha faculdade (Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico do Porto) e é um curso relativamente recente, se não me engano teve os seus primeiros licenciados há 1/2 anos atrás. E sim, se tiveres a chance podes dar preferência ao Porto, a Lisboa, a Aveiro e a Coimbra (não necessariamente por esta ordem) porque até acredito que num panorama europeu em especial tenham impacto essas cidades.

Se precisares de alguma informação de Farmácia ou mesmo da ESS-IPP posso tentar dar-te embora seja apenas um caloiro xD

Apoptosee

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2020
Há alguma forma de contactar-te em outro lugar que seja mais fácil e a conversa mais fluida ?
gostava de ligar-te porque tenho muitas dúvidas sobre o ensino português.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Há alguma forma de contactar-te em outro lugar que seja mais fácil e a conversa mais fluida ?
gostava de ligar-te porque tenho muitas dúvidas sobre o ensino português.
Não sei muito sobre o ensino no geral, só o básico por ter passado e estar a passar por ele 😅 Talvez o @davis ou o @Edgar H possam ser de mais ajuda nesses tópicos.

• Like
Reactions: davis and Edgar H

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Não sei muito sobre o ensino no geral, só o básico por ter passado e estar a passar por ele 😅 Talvez o @davis ou o @Edgar H possam ser de mais ajuda nesses tópicos.
Podes contactar por mensagem privada, apesar de o tempo de resposta poder ser muito maior, porque depende da nossa disponibilidade. Exceto se for uma situação pessoal e que não queiras publicar para toda a gente, é melhor pores aqui no fórum. Os meus conhecimentos são principalmente sobre acesso ao ensino superior, exames e provas e regras do secundário. Assuntos como empregabilidade é melhor pores para toda a gente, porque a informação mais precisa é dada por alunos dos cursos, ou cursos semelhantes.

Apoptosee

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2020
Obrigado a todos !

Mas ainda estou em dúvida em relação ao curso, já que gostaria de ir para o Porto, Coimbra ou Aveiro. Porém, gostaria de prestar apenas para Biotec e farmácia seria minha segunda opção. Vocês acham que isto é bom ?

quero dizer, qual das duas sofre menos alteração do mercado e qual tem a maior empregabilidade ?

Além disto, qual diferença entre Farmácia, Ciências Farmacêuticas e Ciências Bioanalíticas ?

Caso fosse para a farmácia, gostava que fosse para a indústria e não em uma drogaria ou algo assim, qual mais se encaixaria ?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Obrigado a todos !

Mas ainda estou em dúvida em relação ao curso, já que gostaria de ir para o Porto, Coimbra ou Aveiro. Porém, gostaria de prestar apenas para Biotec e farmácia seria minha segunda opção. Vocês acham que isto é bom ?

quero dizer, qual das duas sofre menos alteração do mercado e qual tem a maior empregabilidade ?

Além disto, qual diferença entre Farmácia, Ciências Farmacêuticas e Ciências Bioanalíticas ?

Caso fosse para a farmácia, gostava que fosse para a indústria e não em uma drogaria ou algo assim, qual mais se encaixaria ?
Com Farmácia podes assegurar qualquer parte do circuito do medicamento na industria farmacêutica, farmácia hospital, farmácia comunitária, para-farmácia. CF tratas mais da parte burocrática, inclusive podes ser diretor técnico de uma farmácia, coisa que não podes nem com um mestrado em farmácia, no caso da farmácia hospitalar podes tratar também dos cálculos para a preparação de medicações sendo a parte prática realizada pelo pessoal de farmácia. De uma forma geral é o que tenho entendido das diferenças, Farmácia trata da prática da coisa e CF trata da gestão/administração/burocracia.
Ciências Bioanalíticas não conheço.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Universidades privadas influenciam o acesso ao mundo do trabalho? Ensino Superior 5
Matsmats35 Mudança das provas de ingresso pelas universidades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Pedro Melk É possível pedir transferência de um curso de licenciatura em Informática para licenciatura em Engenharia Informática, em universidades diferentes? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Universidades Privadas Privado Universitário 1
J Universidades Privadas do Porto Ciências Sociais e Serviços 0
D Posso candidatar-me a duas universidades privadas ? Concursos Institucionais – Privado 2
M Aleguem sabe quais as universidades e politécnicos que aceitam candidatura com o 12 ano incompleto e que possamos fazer a disciplina que falta a noite Ensino Superior 2
P Exames nacionais de inglês serve para universidades estrangeiras? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 3
G Mudança de Universidades Educação 1
T Universidades Publicas em Portugal Continental onde posso me candidatar a Design de interiores ou Design de Equipamento. Obrigado. Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
D Peso prova de ingresso na média de candidatura (Diferentes Universidades) Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Compara Cursos, Médias e Universidades Ensino Superior 0
M Medicina Veterinária: universidades privadas Recursos Naturais 1
T Credibilidade das Universidades públicas Concursos Institucionais – Privado 15
A Pedir transferência para 2 universidades Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
N Todas as universidades exigem nota mínima de 9,5 no exame nacional . Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
anairamx Prestígio de um curso em universidades diferentes Ensino Superior 7
Laura Lourenço Apoio psicológico nas universidades Ensino Superior 2
J Universidades de Cinema Desporto e Artes do Espetáculo 4
E Universidades para Contingentes especiais. Concursos e Regimes Especiais 6
Eduarda Gameiro Universidades de Verão Ensino Secundário 5
R Transferência de universidades espanholas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Mesquita Engenharia e Gestão Industrial - Troca entre Universidades Tecnologias 14
davis Universidades vs. Politécnicos: qual é a percepção geral? Ensino Superior 11
Catarina Olive Siglas das Universidades Ensino Superior 4
V Politecnicos ou universidades privads Ensino Superior 2
P Engenharia Informatica- Universidades Privadas Arquivo 1
P Universidades Privadas - Engenharia Informática Concursos Institucionais – Privado 1
Elder Druid Cursos nas universidades? Ensino Superior 7
D UPorto Cursos na universidades do porto Universidade do Porto 0
D Diferenças de médias entre universidades Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Universidades com sistema total de E-learning Ensino Superior 2
G Intercâmbios- Universidades portuguesas Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
J Universidades Privadas Concursos Institucionais – Privado 204
P Bolsas de estudo e emprego Bolsas e Residências 2
J Emprego aos 16 anos Geral 2
J Melhor curso superior relação emprego/remuneração/progressão na carreira Ensino Superior 5
Arthur Silva Importância da média para emprego - Engenharia Informática Ensino Superior 7
L Busca de emprego Ensino Superior 1
C Investigação vs. propostas de emprego no privado (IT e Pharma) Ensino Superior 8
ACasal Consigo emprego com um CET? Ensino Superior 1
Dan007 Médias e candidatos | Preconceito em relação aos cursos com médias mais baixas Concurso Nacional e Locais - Público 28