Utilidade das ordens na área da saúde

Simpósio

Membro
Matrícula
30 Novembro 2017
Olá pessoal
Sabem qual é a utilidade de um licenciado pertencer a uma ordem?
As únicas informações que tenho sobre ordens são:
  • Para entrarmos nela temos de ter uma licenciatura
  • Tem de se pagar um valor anual para pertencermos nela
  • Temos acesso (pago, claro) a workshops e cursos relacionados à nossa área, por gente da área

Estou num curso na qual não temos ordem. E normalmente, cursos de saúde em que nos tornamos "técnico de qualquer coisa" normalmente não nos dá o direito de pertencer à ordem (como no caso de me licenciar em ciências farmacéuticas vs farmácia.

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
Sabem qual é a utilidade de um licenciado pertencer a uma ordem?
Para algumas profissões, é obrigatório.
Noutras, torna mais fácil lidar com certas burocracias (como acredito ser o caso dos engenheiros técnicos).
Noutras ainda, não serve para nada.

Pertencer a uma ordem não é para toda a gente, cada pessoa é que tem de ver se lhe é útil ou não, dependendo do benefício que a ordem em particular lhe traz (se algum) na respectiva profissão.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
como no caso de me licenciar em ciências farmacéuticas vs farmácia.

No caso, a OF (e a ANF) é bastante boa a defender os interesses dos farmacêuticos, se nós, técnicos de farmácia, tivéssemos ordem também seria mais fácil de termos uma entidade a lutar por nós em vez de depender de lutas mais genéricas como as do STSS que tendem a abordar todos os TSDTs (sem contar que são um sindicato, portanto defendem, obviamente, muito mais os membros).