Vale a pena continuar no curso ou repetir os exames nacionais?

Rafael_Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
24 Novembro 2022
Olá, pessoal!

Estou atualmente no 2ºsemestre do 2ºAno da licenciatura e tenho uma média de 12. No secundário, terminei com média de 19, mas devido a problemas pessoais, o meu percurso no ensino superior tem sido bastante difícil, o que impactou bastante as minhas notas.

Para terminar a licenciatura com média 16, teria de conseguir notas entre 16-17 valores daqui para a frente. No entanto, estou a ponderar se realmente vale a pena continuar a tentar subir a média ou se faria mais sentido repetir os exames nacionais e recomeçar o ensino superior noutro curso ou universidade.

Uma das minhas preocupações é que já vou fazer 20 anos e, se recomeçasse, terminaria a licenciatura com 23/24 anos. Acham que isso teria um impacto negativo no meu percurso académico/profissional?

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre estas questões:
  • Vale a pena continuar e esforçar-me para subir a média, ou a diferença no final não será tão significativa?
  • Compensa mais recomeçar do zero para ter uma média mais alta e talvez estar numa universidade diferente?
Caso opte por repetir os exames nacionais, que procedimentos devo seguir, uma vez que já estou inscrito no ensino superior?

Agradeço desde já qualquer conselho!

Última edição:
Olá.
Tu queres mudar de curso ou é só a preocupação com as notas? Pretendes ir para o mercado de trabalho só licenciado, ou prosseguir para mestrado? Doutoramento está em cima da mesa, ou não?

Olá.
Tu queres mudar de curso ou é só a preocupação com as notas? Pretendes ir para o mercado de trabalho só licenciado, ou prosseguir para mestrado? Doutoramento está em cima da mesa, ou não?
Obrigado pela atenção :)
O curso seria o mesmo, mas a maior preocupação neste momento é com as notas, já que pretendo entrar no mercado de trabalho só licenciado e, futuramente, pensar num mestrado. Como as minhas notas atualmente não são boas, estava a ponderar refazer o exame nacional para tentar entrar noutra instituição onde o curso tenha melhor qualidade e mais saída, ou seja, basicamente começar do zero noutra universidade.

Obrigado pela atenção :)
O curso seria o mesmo, mas a maior preocupação neste momento é com as notas, já que pretendo entrar no mercado de trabalho só licenciado e, futuramente, pensar num mestrado. Como as minhas notas atualmente não são boas, estava a ponderar refazer o exame nacional para tentar entrar noutra instituição onde o curso tenha melhor qualidade e mais saída, ou seja, basicamente começar do zero noutra universidade.
Podes até entrar por mudança de curso, caso não queiras repetir exames nacionais. Pode ser um plano viável, se achas que um restart seria benéfico para o teu percurso, mais vale agora do que adiares e depois ficares com a sensação de que deverias ter agido mais cedo. No entanto, lembra-te que é bastante comum que as notas de uma licenciatura sejam diferentes das que conseguias no secundário e não deves compará-las porque não é uma comparação justa. Boa sorte!

Podes até entrar por mudança de curso, caso não queiras repetir exames nacionais. Pode ser um plano viável, se achas que um restart seria benéfico para o teu percurso, mais vale agora do que adiares e depois ficares com a sensação de que deverias ter agido mais cedo. No entanto, lembra-te que é bastante comum que as notas de uma licenciatura sejam diferentes das que conseguias no secundário e não deves compará-las porque não é uma comparação justa. Boa sorte!
Caso queira repetir os exames nacionais, que procedimentos tenho que fazer? Penso que tenho que pedir uma senha/chave de acesso da dges, entre outras coisas, mas não estou a par de prazos a cumprir e ter em atenção ou que passos tomar a seguir.

O curso seria o mesmo, mas a maior preocupação neste momento é com as notas
Francamente, não me parece que perder anos nisso só para subir a média da licenciatura valha a pena. Só mesmo se quisesses entrar num mestrado muito competitivo e que essa fosse a diferença entre conseguires ou não conseguires no futuro a tua carreira de sonho, e mesmo assim é capaz de haver opções melhores, como transferência para uma universidade em que as creditações não entrem na média final, se bem me recordo. É melhor andar em frente sob condições subóptimas do que repetir o início ad eternum.
Para além do mais, ainda tens metade do curso pela tua frente, mais que tempo suficiente para subir a tua média. Eu comecei com médias de 12 a 13 e nos semestres finais tirava consistentemente 18s, 19s e 20s (não obstante dificuldade heterogénea). Aproveita a possibilidade de fazer melhorias por exame.
Caso queira repetir os exames nacionais, que procedimentos tenho que fazer?
Exactamente os mesmos. Inscreves-te no PIEPE (podendo ter de apresentar um comprovativo de morada e um de habilitações), e vais lá na época de exames realizar a prova.
Penso que tenho que pedir uma senha/chave de acesso da dges,
Só mais tarde.
não estou a par de prazos a cumprir
Hão-de ser publicados no website da DGES. As inscrições nos exames abrem em Março ou Abril.

Qualquer questão, dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis