Vale a pena continuar?

   

Donnyz

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2026
Mensagens
1
Tenho 18 anos, sempre soube o que quis fazer, neste caso artes e mais especificamente animação 2D e 3D, tentei entrar para a árvore no porto no 10° ano sem sucesso, ao que fiquei-me por artes visuais na escola da maia. As minhas notas eram horriveis, tinha depressão na epoca e a tentativa falha de entrada no curso que sempre quis não me ajudou, apesar disso tentei novamente e sem sucesso. Reprovei a geometria descritiva, ao que mudei de escola mantendo-me em artes visuais, por conta da geometria não consegui completar o 12° e agora estou novamente a tentar entrada no meu curso de sonho, tendo já 18 anos é algo a levar em consideração, mas ao menos estou certa do que quero. Tenho vários caminhos alternativos que ponderei, como multimédia que aborda também animação apesar de não ser exatamente da forma que eu preciso para ingressar no mercado de trabalho, e candidatei-me a mais algumas escolas com este curso, embora hajam poucas instituições com curso de animação 2D e 3D. Está a ser um caminho dificil e cheio de decisões dificeis e receio que esteja a ficar sem tempo
 
Tenho 18 anos, sempre soube o que quis fazer, neste caso artes e mais especificamente animação 2D e 3D, tentei entrar para a árvore no porto no 10° ano sem sucesso, ao que fiquei-me por artes visuais na escola da maia. As minhas notas eram horriveis, tinha depressão na epoca e a tentativa falha de entrada no curso que sempre quis não me ajudou, apesar disso tentei novamente e sem sucesso. Reprovei a geometria descritiva, ao que mudei de escola mantendo-me em artes visuais, por conta da geometria não consegui completar o 12° e agora estou novamente a tentar entrada no meu curso de sonho, tendo já 18 anos é algo a levar em consideração, mas ao menos estou certa do que quero. Tenho vários caminhos alternativos que ponderei, como multimédia que aborda também animação apesar de não ser exatamente da forma que eu preciso para ingressar no mercado de trabalho, e candidatei-me a mais algumas escolas com este curso, embora hajam poucas instituições com curso de animação 2D e 3D. Está a ser um caminho dificil e cheio de decisões dificeis e receio que esteja a ficar sem tempo
Olá @Donnyz
Compreendo perfeitamente essa sensação de urgência, mas a verdade é que, aos 18 anos, tens o tempo a teu favor. Muitos estudantes entram no ensino superior aos 20 ou 21 anos (ou muito mais tarde) após mudarem de área; teres essa clareza sobre a animação tão cedo é uma vantagem competitiva, não um atraso.
Deves primeiro focar na conclusão do secundário, não percebi bem se já tens Geometria Descritiva ou não. Podes até ver as opções como o Ensino Recorrente e os cursos EFA para esse fim.
Se o acesso direto à licenciatura em Animação continuar difícil, explora os CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) nestas áreas ou em Videojogos. São percursos de dois anos, extremamente práticos e focados no mercado, que te permitem ganhar competências técnicas rapidamente e, mais tarde, ingressar na licenciatura com uma base muito mais sólida. Não estás a ficar sem tempo, estás apenas a construir o teu caminho por uma via menos linear, o que muitas vezes resulta em profissionais mais resilientes.