Vale a pena ir à 2ª fase de Português como prova de ingresso?

Krvak

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2024
Boas,
Preciso mesmo de uma opinião sincera sobre isto.
Fiz o exame de Português a contar como prova de ingresso e correu-me mal… tipo, mesmo mal. Não estava focado, fiz aquilo um bocado à pressa(burrice, mas havia tanto texto que estava a meio do grupo III e já faltavam 30 minutos para o fim) e saí de lá já a saber que não vou ter a nota que esperava.
Agora estou a pensar ir à 2ª fase, mas não sei se estou a perder tempo ou não.

Por um lado, sei que consigo fazer melhor.
Por outro:
  • há muito menos vagas na 2ª fase
  • este ano a maioria das instituições só pedem uma prova de ingresso, o que me dá ideia que as médias ainda podem subir mais
Ou seja, não sei se compensa melhorar a nota mas depois ficar a lutar por muito menos vagas.
Acham que vale a pena arriscar a 2ª fase nestas condições ou mais vale ficar com o que sair daqui?
Se alguém já esteve numa situação parecida, agradecia mesmo opiniões diretas.

Boas,
Fiz o exame de Português a contar como prova de ingresso e correu-me mal… tipo, mesmo mal. Não estava focado, fiz aquilo um bocado à pressa(burrice, mas havia tanto texto que estava a meio do grupo III e já faltavam 30 minutos para o fim) e saí de lá já a saber que não vou ter a nota que esperava.

Por outro:
  • este ano a maioria das instituições só pedem uma prova de ingresso, o que me dá ideia que as médias ainda podem subir mais
Ou seja, não sei se compensa melhorar a nota mas depois ficar a lutar por muito menos vagas.
Acham que vale a pena arriscar a 2ª fase nestas condições ou mais vale ficar com o que sair daqui?
Olá @Krvak
Valerá sempre a pena ires à 2ª fase do exame e teres uma potencial melhor nota na 2ª fase para concorreres à 2ª fase de candidaturas. Vai na volta o exame da 2ª fase é mais acessível e consegues uma melhor nota do que contavas.

Boas,

Por outro:
Subscrevo o que o Davis te disse e acrescento-te algumas coisas:

1) se é uma prova de ingresso importante para os cursos a que te candidatas, vale muito a pena, porque não só estás a habilitar-te a tirares uma classificação melhor como também se não o fizeres e, por acaso, depois achares o exame mais acessível, vais ficar a moer-te com o assunto; "devia ter ido, se calhar neste exame tinha tido uma nota muito melhor".
2) estás com dúvidas quanto a variáveis pouco previsíveis: a verdade é que não sabemos como vão ser as médias deste ano, pois elas estão associadas a quem concorre (médias internas, contingentes, etc) e aos exames usados como provas de ingresso nesse ano de concurso. Provavelmente não foste o único a quem o exame de Português não correu tão bem, mas indo à 2ª fase, tendencialmente vais melhor preparado, até ao nível da gestão do tempo.
3) serem menos vagas na 2ª fase não deve ser um factor que impeça de concorreres - se é o curso/os cursos que queres, deves usar todas as chances que tens de poder entrar; tenha 1 vaga ou 100. Novamente, se por acaso tiveres média na 2a fase e não tiveres concorrido, vais ficar mais uma vez a moer-te com o assunto. Usar todas as oportunidades que temos, conseguindo ou não entrar, acaba por ser sempre uma decisão sensata e estratégica. Fora o facto de que em cada fase do concurso tens uma ordem de opções até 6 cursos, pelo que podes e deves usar isso a teu favor, colocando genuinamente os cursos que mais te interessam, pela tua ordem de preferência.

Boa sorte! 🍀