Vale a pena tirar outro curso?

honey.moon

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2022
Alô,

Sou atualmente aluna de Psicologia no ISPA (1o ano) e estou a gostar bastante do curso, porém estava a ponderar tirar outro curso depois de acabar o mestrado. Apesar de gostar bastante do curso em si, há certas áreas do meu interesse que eu sinto que tive que infelizmente sacrificar para fazer uma escolha (línguas, por exemplo). Eu pondero tirar um curso em Tradução ou em Relações Internacionais. Não sei até que ponto esses cursos seriam úteis tendo em conta o meu curso atual, tenho um bocado medo de escolher uma decisão menos acertada enquanto podia simplesmente fazer um PhD. Na volta, fazer um PhD e procurar cursos de línguas e certos estágios no Parlamento Europeu seria melhor. Como eu não tenho grande desejo de começar uma família, a ideia de estudar durante vários anos não me assusta nada, sem ser pela questão económica de não conseguir ter um emprego full-time. Não sei genuinamente o que deva fazer.

Olá.
Apesar de gostar bastante do curso em si, há certas áreas do meu interesse que eu sinto que tive que infelizmente sacrificar para fazer uma escolha (...) Não sei até que ponto esses cursos seriam úteis tendo em conta o meu curso atual
Isto acontece, se não com toda a gente, então com muita. Eu, por exemplo. Pela natureza do propósito do Ensino Superior, que é a de especialização numa área, tanto mais específica quanto maior o grau, temos de escolher um tema para seguir profissionalmente, em detrimento de outros, ainda que os possamos continuar a explorar a título pessoal, de lado. Não considero que isto constitua razão suficiente para tirar outro curso. Ter uma segunda licenciatura, a meu ver, não te traz grande vantagem, se alguma sequer. O objectivo de estudar especificamente numa universidade, ao invés de aprender sozinha, é obter não só o conhecimento mas a sua certificação, que só tem interesse quando se a pretende usar num contexto profissional. Tirar outra licenciatura, na minha opinião, só vale a pena se quiseres trocar de área, ou em casos muito específicos em que efectivamente traga valor acrescentado a nível profissional.
Como eu não tenho grande desejo de começar uma família, a ideia de estudar durante vários anos não me assusta nada
Não vejo a relação entre estas realidades. Aliás, até imagino que seja mais fácil conciliar ter uma família com os estudos do que com um emprego a tempo inteiro, especialmente se for numa universidade cujo regulamento preveja "licença de maternidade" (adiar a data da defesa pública e ter mais tempo em resultado da maternidade).
sem ser pela questão económica de não conseguir ter um emprego full-time
Durante o doutoramento (PhD), se a FCT determinar que o teu projecto tem suficiente interesse científico, podes receber uma bolsa de doutoramento no valor de aproximadamente 1300€/mês isentos de impostos.

Qualquer questão, dispõe

• Like
Reactions: davis