Vale a pena um ctesp mesmo quando há média para licenciatura?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

marcolop3s

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Boas, tenho uma decisão a tomar mas estou um pouco indeciso, e com a pressão dos pais não queria ir para o lado errado. Saí de um curso profissional e nos anos todos do mesmo já tinha decidido que ia prosseguir na mesma área (multimédia). O problema é que essa área é enorme e eu sempre gostei de tudo, fotografia, vídeo, design gráfico mas houve sempre algo que me puxou mais para o motion design e vfx e até agora a única maneira de "estudar" isso era por cursos na Restart/ETIC/World Academy o que é muito caro para estar a planear e ter certezas. Com isto tudo, descobri agora que abriu um CTESP na ESMAD de Motion Design e Efeitos visuais, a mesma escola onde estava a pensar seguir Tecnologia da Comunicação Audiovisual. Sobre a escola não tenho dúvidas, só queria saber se realmente vale a pena o CTESP ou não. Obrigado pela ajuda.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @marcolop3s
Boas, tenho uma decisão a tomar mas estou um pouco indeciso, e com a pressão dos pais não queria ir para o lado errado. Saí de um curso profissional e nos anos todos do mesmo já tinha decidido que ia prosseguir na mesma área (multimédia). O problema é que essa área é enorme e eu sempre gostei de tudo, fotografia, vídeo, design gráfico mas houve sempre algo que me puxou mais para o motion design e vfx e até agora a única maneira de "estudar" isso era por cursos na Restart/ETIC/World Academy o que é muito caro para estar a planear e ter certezas. Com isto tudo, descobri agora que abriu um CTESP na ESMAD de Motion Design e Efeitos visuais, a mesma escola onde estava a pensar seguir Tecnologia da Comunicação Audiovisual. Sobre a escola não tenho dúvidas, só queria saber se realmente vale a pena o CTESP ou não. Obrigado pela ajuda.
Não estou aqui para te dar a resposta, mas ficam algumas luzes:
  • Vai além do nome do CTESP/Licenciatura, analisa os planos de estudos dos dois e tenta perceber se não terias coisas comuns. O que não é comum vê o que seria mais interessante estudares. Por vezes os nomes dos cursos são muito catitas só para atrair candidatos.
  • Vê se seguires para o CTESP se a escola te garante entrada direta nessa licenciatura e se te dariam equivalências de algumas cadeiras que permitissem fazer a licenciatura em menos tempo.
  • Tens de ter em conta que um CTESP não te dá uma qualificação própria, enquanto que uma licenciatura será mais facilmente reconhecida no mercado de trabalho.
  • Se seguires para a licenciatura, poderás fazer depois o CTESP ou até um desses cursos da Restart/ETIC/World Academy. Dei um módulo na ETIC em junho, com alunos de vários cursos, e alguns deles eram licenciados e estavam lá como forma de se especializarem.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
B Mestrado em Ciências da Educação. Bom ou não vale a pena? Ensino Superior 0
N Fazer 2ª licenciatura em Medicina Veterinária - vale a pena? Ensino Superior 3
A exames nacionais. vale a pena?? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
psj.03 💫 Vale a pena melhorar a nota de exame para o ano? Ensino Secundário 3
G Livro do chinês vale a pena? Ensino Secundário 4
G Vale a pena estudar nas férias? Ensino Secundário 4
Mary Gomes Vale a pena seguir História como um curso universitário? Humanidades, Secretariado e Tradução 4
A IPV Mestrado em Comunicação Aplicada: Ramo Estratégico, vale a pena? Instituto Politécnico de Viseu 0
A Mestrado numa área diferente da licenciatura vale a pena? Ensino Superior 3
W Licenciatura Eletrónica, Telecomunicações e Computadores vale a pena? Tecnologias 0
A Biotecnologia e suas aplicações. Vale a pena? Tecnologias 6
2 Do IST para a FCUL - Vale a pena recomeçar? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
C Vale a pena ir a exame? Ensino Superior 1
A Será que vale a pena? Ensino Superior 6
R Vale a pena ir ás aulas do curso que calhou na primeira fase de candidaturas ou espero pelos resultados da segunda ? Concurso Nacional e Locais - Público 3
S Explicações para exames. Vale a pena? Ensino Superior 2
voidlessmind Vale a pena estudar adiantado? Ensino Secundário 9
larissa.03 Vale a pena ir à segunda fase? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 47
M Estudar nas férias. Vale a pena? Ensino Secundário 7
dbranco01 Vale a pena fazer testes intermédios para preparar para os exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Diogo Ruas 10ano vale a pena repetir Ensino Secundário 1
J Escola Virtual - Vale a pena? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 19
Fran7Ribeiro Vale a pena mudar de curso? Ensino Secundário 1
Diogo Marques Vale a pena anular? Ensino Secundário 20
V ULP Universidade Lusófona do Porto.Vale o dinheiro? Universidade Lusófona do Porto 3
marina c Estudar na véspera do exame? Não, o melhor é relaxar “O que está sabido, está sabido.” Na véspera do exame, de pouco vale tentar estudar matéria que a Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
V CTESP - Maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 0
adrianaaa Ctesp transferência Ensino Superior 1
C ctesp estágios 5 meses Ensino Superior 0
D Vagas sobrantes titulares CTeSP Concurso Nacional e Locais - Público 1
T Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) + Opinião Ensino Superior 5
I IPLuso - ctesp laboratório forense e criminal Privado Politécnico 0
R cTesp e acesso posterior a uma licenciatura Concursos e Regimes Especiais 3
M Ctesp para licenciatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M CTeSP RSI dificuldades e equivalências Eng Informática Tecnologias 0
D CTeSP Informática Tecnologias 0
P Senha de acesso para cTESP? Ensino Superior 5
R Congelar CTESP Ensino Superior 3
D Marketing Digital - CTESP Tecnologias 0
skleandro Licenciatura após CTESP Concursos e Regimes Especiais 11
A.Casal08 Trabalho - CTESP vs Licenciatura / Conselhos Tecnologias 0
ada.cris Posso candidatar-me a um Ctesp e a uma licenciatura ao mesmo tempo? Ensino Superior 5
K ENIDH Área relevante de Matemática para CTESP Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 0
D CTeSP de design e multimédia na zona de Lisboa e Leiria Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
M validade de provas de ingresso e ex-aluna ctesp Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Dúvida CET e CTESP Ensino Superior 2
Casal Exames após CTESP Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C Posso entrar num Ctesp com um curso EFA? Ensino Superior 1
A IPPorto Candidatura Ctesp Instituto Politécnico do Porto 0
R O que fazer agora para acabar o 12º e concorrer a um CTESP? Ensino Secundário 4