Validação da Inscrição Sem Pagar?

itsnevas

Membro
Matrícula
31 Março 2022
Boas, outra vez. Vou começar por dizer que os serviços administrativos da minha escola deixam, muitas vezes, muito que desejar. Estou no 12º ano, e vou repetir o exame de Filosofia. Ontem enviei a minha inscrição no PIEPE, assim:
1648909763259.png

A imagem foi tirada agora mesmo, e talvez seja o que vem a seguir o problema. O ponto 4.6 mudou de "para efeitos de acesso ao ensino superior" para "diploma", por algum motivo. O ano passado, quando fui à segunda fase de filosofia, eu coloquei o ponto 4.6 (acesso ao ensino superior, o suposto) como Sim e pediram-me para pagar os 3 euros. Ainda ontem, eu enviei o pedido como vos mostro em cima e validaram umas duas horas depois, e não me pediram para pagar o que fosse. Eu não quero uma melhoria da classificação para o diploma, até porque pensei que não havia dessas coisas este ano, quero uma melhoria da nota final de filosofia na ficha ENES. Para além de ser sábado, descobri ontem que tenho COVID e tenho de ficar em isolamento até sexta, e por isso não me posso dirigir até à secretaria. Falei com os meus colegas e disseram-me "deixa estar, ali diz sim e safaste-te de pagar", mas não sei se terá sido um erro da escola aceitar e a minha possível melhoria não ter efeito na nota final por causa disso. Digo, que sentido faz não me cobrarem se perceberam que o exame ia ser para melhoria?

asdfgg

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2018
Curso
BQ ❤️ MICF
Instituição
UAlg
Neste tópico discutimos a mudança do significado do ponto 4.6, e há algumas escolas que não estão a aceitar Sim por causa dessa mudança de significado (incluindo a minha). Eu até mandei um mail ao Júri Nacional de Exames, mas ainda não tivemos mais novidades.

Quanto ao pagamento a mim também me validaram a inscrição antes de eu pagar, mas a escola já me tinha contactado antes para corrigir alguns erros na minha inscrição. Se bem que eu já não sou estudante há bastante tempo. Experimenta ligar para a secretaria na segunda-feira.

itsnevas

Membro
Matrícula
31 Março 2022
Neste tópico discutimos a mudança do significado do ponto 4.6, e há algumas escolas que não estão a aceitar Sim por causa dessa mudança de significado (incluindo a minha). Eu até mandei um mail ao Júri Nacional de Exames, mas ainda não tivemos mais novidades.

Quanto ao pagamento a mim também me validaram a inscrição antes de eu pagar, mas a escola já me tinha contactado antes para corrigir alguns erros na minha inscrição. Se bem que eu já não sou estudante há bastante tempo. Experimenta ligar para a secretaria na segunda-feira.
Vou tentar. A questão aqui é que, independentemente da forma que a escola tenha interpretado a minha opção 4.6, está enganada. Se aceitou a minha 4.6 como melhoria de diploma, está errada porque não existem essas melhorias este ano. Se aceitou como melhoria da nota final para o acesso ao ensino superior (como devia), deveria ter de pagar antes de ser aceite a minha inscrição (no PIEPE, diz em grande "Só após o pagamento da inscrição, quando aplicável, será a inscrição aceite.")

De qualquer das formas, agradeço a resposta. Vou ficar atento a esse tópico também. Acredito que deve ser um erro no site do PIEPE, proveniente dos anos anteriores. Limitaram-se a alterar o ponto 4.6 da tabela durante a inscrição, mas na página apresentada depois da inscrição, esqueceram-se. Veremos como isto se resolve, e obrigado mais uma vez.

asdfgg

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2018
Curso
BQ ❤️ MICF
Instituição
UAlg
Pois, por isso é que é estranho considerarem essa melhoria de diploma quando nem existe. Provavelmente foi um erro de quem fez o formulário de inscrição.
deveria ter de pagar antes de ser aceite a minha inscrição (no PIEPE, diz em grande "Só após o pagamento da inscrição, quando aplicável, será a inscrição aceite.")

No meu caso, quando fui pagar, a escola anexou uma cópia do meu recibo para comprovar que paguei. Provavelmente as escolas estarão a aceitar todas as inscrições independentemente de ser necessário pagamento ou não, mas as que têm de ser pagas mesmas só serão "válidas" depois do pagamento, suponho eu. É mesmo melhor falares com a escola :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A questão aqui é que, independentemente da forma que a escola tenha interpretado a minha opção 4.6, está enganada. Se aceitou a minha 4.6 como melhoria de diploma, está errada porque não existem essas melhorias este ano. Se aceitou como melhoria da nota final para o acesso ao ensino superior (como devia), deveria ter de pagar antes de ser aceite a minha inscrição (no PIEPE, diz em grande "Só após o pagamento da inscrição, quando aplicável, será a inscrição aceite.")
Há que ter em conta que há um erro na própria plataforma em que o ponto 4.6 por vezes aparece melhoria do diploma e outras vezes aparece melhoria para efeitos de acesso. Efetivamente não há melhorias para o diploma (que se pagariam os 10€/exame), mas apenas as melhorias para efeitos de acesso (que se pagam os 3€/exame que os alunos externos pagam). A escola teria efetivamente de te cobrar por esse exame, mas se não o fizer, e validar a inscrição, não haverá problema. A única coisa prejudicada será a receita da própria escola.

Karla M

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2018
Olá,
Vou fazer o exame de Economia A, (concluí este disciplina o ano passado),visto que coloquei "sim" nos pontos 4.6 e 4.8 terei de pagar 6€? Hoje submeti a inscrição se quiser modificar alguma coisa pago multa?

Obrigada,
Com os melhores cumprimentos

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá,
Vou fazer o exame de Economia A, (concluí este disciplina o ano passado),visto que coloquei "sim" nos pontos 4.6 e 4.8 terei de pagar 6€? Hoje submeti a inscrição se quiser modificar alguma coisa pago multa?

Obrigada,
Com os melhores cumprimentos
Olá, Karla! Pagas o valor da melhoria desse exame, certo. A escola validará o teu pedido. Uma vez validado, caso queiras alterar coisas na inscrição (por exemplo, inscreveres-te em mais um exame), terás de submeter mais uma inscrição e nessa já pagarás o valor da multa. Se for um pedido de alteração de dados que a escola te envie, tens um prazo útil para alterar e não há qualquer multa imputada.

• Like
Reactions: Karla M

Karla M

Membro
Matrícula
5 Janeiro 2018
Olá,
A escola enviou-me a inscrição para corrigir uns erros,mas a parte do exame de economia A encontra-se bloqueada.
Eu gostaria de alterar o ponto 4.6.Mas se o pedir pagarei multa?
Obrigada
Olá, Karla! Pagas o valor da melhoria desse exame, certo. A escola validará o teu pedido. Uma vez validado, caso queiras alterar coisas na inscrição (por exemplo, inscreveres-te em mais um exame), terás de submeter mais uma inscrição e nessa já pagarás o valor da multa. Se for um pedido de alteração de dados que a escola te envie, tens um prazo útil para alterar e não há qualquer multa imputada.

IMG_20220406_145831.png

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá,
A escola enviou-me a inscrição para corrigir uns erros,mas a parte do exame de economia A encontra-se bloqueada.
Eu gostaria de alterar o ponto 4.6.Mas se o pedir pagarei multa?
Obrigada

Ver anexo 22797
Olá.
Mas queres alterar por que motivo?
Pagas exatamente o mesmo (três euros) e estar "Sim" só te pode beneficiar.

eman_faria

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2022
Boa noite. Tinha uma dúvida. A minha inscrição foi validada pela escola mas eu ainda não paguei os 3€ pelo exame. É suposto isto acontecer ou vou receber mais alguma notificação depois do pagamento?Screenshot_20220413-230329_Chrome.jpg

asdfgg

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2018
Curso
BQ ❤️ MICF
Instituição
UAlg
Boa noite. Tinha uma dúvida. A minha inscrição foi validada pela escola mas eu ainda não paguei os 3€ pelo exame. É suposto isto acontecer ou vou receber mais alguma notificação depois do pagamento?Ver anexo 22814

...mas apenas as melhorias para efeitos de acesso (que se pagam os 3€/exame que os alunos externos pagam). A escola teria efetivamente de te cobrar por esse exame, mas se não o fizer, e validar a inscrição, não haverá problema. A única coisa prejudicada será a receita da própria escola.

Em princípio não haverá problema :)

• Like
Reactions: davis