Descidas de algumas décimas(3 ou 4) podem acontecer mesmo em cursos mais concorridos, como medicina ou direito podem acontecer?
Como sempre pediram 3 provas de ingresso (para o caso de Medicina) e 2 provas de ingresso (para o caso de Direito), acho que as diferenças serão mais subtis.
Em Direito:
-O exame de Filosofia de 2024 desceu 6 pontos na média face a 2023. A média em 2025 só subiu 1 ponto;
-O exame de Português aumentou 15 pontos na média face ao ano passado.
Acho que ainda assim pode descer a média, porque agora os exames contam para a média do secundário, no entanto, no caso de Direito deve de ser diferenças ligeiras, mas umas décimas tipo 3 ou 4 acho provável descer.
Em Medicina:
-O exame de Matemática desceu 16 pontos na média face ao ano passado;
-O exame de Físico-química de 2024 subiu 4 pontos na média face a 2023; A média em 2025 desceu 6 pontos.
-O exame de Biologia e Geologia de 2024 desceu na média 15 pontos face a 2024. A média em 2025 subiu 25 pontos.
Acho que a média em medicina vai descer, sobretudo devido ao exame de Matemática, mas como pedem 3 provas de ingresso, os efeitos de uma descida brusca num exame não são tão altos, mas descer algumas décimas tipo 3 ou 4 é bem provável.
No geral o que eu acho que secalhar vai acontecer depois de ver melhor o que os cursos pediam o ano passado:
Para cursos nas faculdades que já pediam 2 provas de ingresso para entrar, as diferenças devem de ser mais baixas, porque nestes casos, a única regra nova que irá afetar estes cursos será o cálculo da média de secundário e a descida nas médias dos exames.
Já em cursos que só pediam 1 prova de ingresso, a diferença vai ser maior. Quanto? Não sei porque também depende de que 2º exame estão a pedir além do exame que já pediam o ano passado. Porque tipo se o ano passado te pediam somente o exame de História mas este ano pedem como 2º exame o de Inglês, como a maioria dos alunos dá-se bem em Inglês, as descidas não vão ser altas, mas, se pedirem como 2º exame, um cujo os alunos tendem a ter dificuldades, como físico-química, a diferença deve de ser mais alta.
Depois no caso dos politécnicos, a diferença será mais alta ainda, porque além de pedirem 1 só exame, também faziam o cálculo da candidatura considerando 65% secundário 35% provas de ingresso. Este ano, todas as regras para os politécnicos mudaram. Tanto o cálculo, como as provas de ingresso, como a média de secundário, e acho que nestes casos, as diferenças nas médias vão ser bruscas.
Depois tens outros fatores externos como a descida em candidaturas e prestígio que cada faculdade tem, mas isso é muito difícil de prever