Volta para a Universidade? Design Gráfico ou Industrial?

Veronikita

Membro Caloiro
Matrícula
24 Outubro 2017
Olá,
eu acabei o 12º em Artes Visuais, candidatei-me ao ensino superior e só consegui entrar na 2ºfase em Conservação e restauro. Eu na 1ºfase também candidatei-me a este curso, mas o que eu queria mesmo era Design Gráfico ou Industrial.

Acabei por desistir do curso de conservação pois as cadeiras que tinha não eram nada haver com o que eu dei no secundário, como a matématica e aquímica. E eu queria algo mais para as artes.

Tou a pensar candidatar me para o ano em Design Gráfico ou Industrial, mas ando a pesquisar sobre estes curso e daquilo que encontrei, estes cursos não têm muita empregabilidade em Portugal (isto por serem muitos os alunos nestes cursos).

Eu já não sei se voltar para a Universidade vale a pena ou não, pois posso correr o risco de gastar tempo e dinheiro para depois não conseguir arranjar trabalho na minha área e também não sei se o mais indicado para mim seria um Curso Profissional (aqueles depois do 12ºano)
--- Post atualizado ---
Enganei-me: eu não queria dizer cursos profissionais tipo CET mas sim BTEC Higher National Diploma (estes cursos existem na ETIC) e eu não sei se estes cursos são bons ou não e entre licenciatura e estes cursos o que é melhor

• Like
Reactions: Miguel Batista
Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
Olá,
eu acabei o 12º em Artes Visuais, candidatei-me ao ensino superior e só consegui entrar na 2ºfase em Conservação e restauro. Eu na 1ºfase também candidatei-me a este curso, mas o que eu queria mesmo era Design Gráfico ou Industrial.

Acabei por desistir do curso de conservação pois as cadeiras que tinha não eram nada haver com o que eu dei no secundário, como a matématica e aquímica. E eu queria algo mais para as artes.

Tou a pensar candidatar me para o ano em Design Gráfico ou Industrial, mas ando a pesquisar sobre estes curso e daquilo que encontrei, estes cursos não têm muita empregabilidade em Portugal (isto por serem muitos os alunos nestes cursos).

Eu já não sei se voltar para a Universidade vale a pena ou não, pois posso correr o risco de gastar tempo e dinheiro para depois não conseguir arranjar trabalho na minha área e também não sei se o mais indicado para mim seria um Curso Profissional (aqueles depois do 12ºano)
--- Post atualizado ---
Enganei-me: eu não queria dizer cursos profissionais tipo CET mas sim BTEC Higher National Diploma (estes cursos existem na ETIC) e eu não sei se estes cursos são bons ou não e entre licenciatura e estes cursos o que é melhor
Olha! A questão da empregabilidade quando escolhes uma vertente a seguir é importante, sejamos práticos! Agora se o único motivo que te faz querer avançar para a universidade é esse, então mais vale enveredar por cursos mais técnicos. Isto porque a universidade, se for bem feita, vai servir entre outras coisas para te desconstruir e te ajudar a construir novamente a todos os niveis.

Outro erro que estas a cometer é pensar que ao enveredares por uma área criativa como o design, que vais passar três anos a fazer desenhos e a maquetar num ambiente tipo mix de atelier com lounge! Pois nao é bem assim.

Eu como tu sou proveniente da área das artes (secundario - artes geral) frequentei o curso de design multimédia e licenciei-me em design industrial, ou seja, uma das tuas opções e estou agora a tirar mestrado na mesma area. Posso te adiantar que o custo tem sim a componente de design, desenho, maquetagem, modelação 3D, critica, etc. Por outro lado tens cadeiras como Bases Fisicas (que para quem vem de artes e leva com uma Russa que trabalha para a ESA, como no meu caso, nao têm nada de básico), Matemática, processos de fabricação e materiais entre outras cadeiras ligadas às engenharias, sustentabilidade, marketing, gestão e legislação, assim como cadeiras altamente teóricas como critica ao design e estética que são basicamente filosofia pura e dura.

Design e desenho são coisas diferentes. O design como disciplina projectual é o que se chama uma área de interface porque lida com varias áreas do conhecimento (daí o mix de cadeiras).

Quer sigas a área da comunicação ou a do design industrial, qualquer universidade digna do nome, vai ter cadeiras com base teórica e filosófica que te vão fazer desenvolver o pensamento critico. Agora, não deves ver isso como uma barreira, pois, pelo contrario, vão te estruturar nao só como profissional mas como pessoa.

Outra coisa para a qual te quero chamar à atenção é o facto de, lá porque tiraste X curso, nao quer dizer que tenhas que viver numa bolha fechada e nao possas aplicar esses conhecimentos noutras áreas.

Cada vez mais há a necessidade de criar sinergias entre varias áreas do conhecimento, as empresas estão cada vez mais multidisciplinares, logo....

• Like
Reactions: Veronikita

Veronikita

Membro Caloiro
Matrícula
24 Outubro 2017
Olha! A questão da empregabilidade quando escolhes uma vertente a seguir é importante, sejamos práticos! Agora se o único motivo que te faz querer avançar para a universidade é esse, então mais vale enveredar por cursos mais técnicos. Isto porque a universidade, se for bem feita, vai servir entre outras coisas para te desconstruir e te ajudar a construir novamente a todos os niveis.

Outro erro que estas a cometer é pensar que ao enveredares por uma área criativa como o design, que vais passar três anos a fazer desenhos e a maquetar num ambiente tipo mix de atelier com lounge! Pois nao é bem assim.

Eu como tu sou proveniente da área das artes (secundario - artes geral) frequentei o curso de design multimédia e licenciei-me em design industrial, ou seja, uma das tuas opções e estou agora a tirar mestrado na mesma area. Posso te adiantar que o custo tem sim a componente de design, desenho, maquetagem, modelação 3D, critica, etc. Por outro lado tens cadeiras como Bases Fisicas (que para quem vem de artes e leva com uma Russa que trabalha para a ESA, como no meu caso, nao têm nada de básico), Matemática, processos de fabricação e materiais entre outras cadeiras ligadas às engenharias, sustentabilidade, marketing, gestão e legislação, assim como cadeiras altamente teóricas como critica ao design e estética que são basicamente filosofia pura e dura.

Design e desenho são coisas diferentes. O design como disciplina projectual é o que se chama uma área de interface porque lida com varias áreas do conhecimento (daí o mix de cadeiras).

Quer sigas a área da comunicação ou a do design industrial, qualquer universidade digna do nome, vai ter cadeiras com base teórica e filosófica que te vão fazer desenvolver o pensamento critico. Agora, não deves ver isso como uma barreira, pois, pelo contrario, vão te estruturar nao só como profissional mas como pessoa.

Outra coisa para a qual te quero chamar à atenção é o facto de, lá porque tiraste X curso, nao quer dizer que tenhas que viver numa bolha fechada e nao possas aplicar esses conhecimentos noutras áreas.

Cada vez mais há a necessidade de criar sinergias entre varias áreas do conhecimento, as empresas estão cada vez mais multidisciplinares, logo....
Sim, eu já tinha a ideia de que se for para a Univ. que tenho cadeiras mais práticas e outras mais teóricas... eu ainda ando a pensar bem no que quero... eu não sabia é que o design industrial tinha também quimica (matemática e geometria sabia e compreendo que são precisas, tanto para desenhar como para fazer calculos de medidas e etc...)

Obrigada pela informação

Última edição:
  • Like
Reactions: Miguel Batista
Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Mestrado - Design Industrial
Instituição
Ubi
Sim, eu já tinha a ideia de que se for para a Univ. que tenho cadeiras mais práticas e outras mais teóricas... eu ainda ando a pensar bem no que quero... eu não sabia é que o design industrial tinha também quimica (matemática e geometria sabia e compreendo que são precisas, tanto para desenhar como para fazer calculos de medidas e etc...)

Obrigada pela informação
Física.... a cadeira que temos é física e nao química! :P
Embora em cadeiras como materiais vais falar em estrutura e ligações atómicas, ligações moleculares principalmente se falares em polímeros, etc ....e isso tem um pouco a ver com química! Mas o tema nesse caso é abordado de forma superficial!
Física também é dado de uma forma superficial (comparativamente com outros cursos). Basicamente vais ter que calcular esforços, equilíbrio, etc :)

• Like
Reactions: Veronikita
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Mais de 9 meses depois do drama da FEUP/ISEP/FAUP estou de volta Ensino Superior 1
Diana Pernas1 Português B, de volta às antigas raízes? Ensino Secundário 17
Ugheu Este ano dá para anular disciplinas? Ensino Secundário 1
M Alteração da classificação final para efeitos de diploma Ensino Secundário 1
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Z Opções para um licenciado em Línguas Aplicadas/LLE Humanidades, Secretariado e Tradução 0
S Enfermagem para licenciados Concursos e Regimes Especiais 0
Juliarodrigues77 Transição do 10º ano para o 11º Ensino Secundário 2
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
C Pré-Requisitos : Datas para inscrição Pré-Requisitos 1
Gabriel Molina Cursos para Engenheiro Químico Inglaterra. Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
A Estatuto Trabalhador-Estudante para Enfermeiros Ensino Superior 1
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 16
A Meios de preparação para o exame de FQ-A 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
V Exames para cursos profissionais Concursos e Regimes Especiais 5
Tugas13 Certificado de Inglês para Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
J Transferencia de curso para a ESEC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Mudança de Eng. Mecânica para Eng. Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Lucas Parejo Exames do 12º serão obrigatórios para o ano que vem? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D Preciso dos recursos do professor para manuais do 9ºano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
Marcosilva.98 Melhor faculdade privada no Porto para Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 0
D Resposta para exame de hisótoria A (urgente) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Curso para ser Bancário Ciências Económicas e Empresariais 2
M Mudança para Medicina Dentária Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
C Enviar documentos para o UK? Geral 2
Diana Peixoto Magalhães De Farmácia para CF Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
Jessicalvr Aumentar a nota em Conselho de Turma? (9,3 para 9.5=10) Ensino Secundário 5
xTixax E para quem chumbou num exame em 2019? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
R Transferência da UCP para a FEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
ExamesFQA Pedido de alguns voluntários para teste de um quiz do google classrooms Ensino Secundário 0
veracarvalho309 Ideias para oralidade de Português Ensino Secundário 0
Rutemarques2002 Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário Ensino Secundário 18
E E se não entrar já para a universidade? Ensino Secundário 2
I Estudo Individual Vocacional para crianças e adolescentes Ensino Básico 0
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
I Número interno para alunos externos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
andreia.frndsss Devo pedir outra vez a atribuição da senha e enviar para a escola? Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Mestrados para Ciências Biomédicas Ciências 1
CarluxaSofia Transferência Politécnico para Universidade, é possivel? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Afonso Castelão Nota mínima para terminar a disciplina sem recorrer a exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Petição para a contabilização de exames nacionais para melhoria de nota interna Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5