Voltar a estudar aos 25 anos

mariat7

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2022
Boa tarde!

Venho aqui pedir alguns conselhos porque me encontro bastante perdida e desanimada.
O meu percurso no ensino superior iniciou-se com a minha licenciatura em Direito. Apesar de ter sido sempre muito boa aluna no ensino básico e secundário, quando cheguei à licenciatura em Direito, as minhas notas desceram a pique, porque não custava do curso que estava a tirar e devido à dificuldade extrema do curso, numa faculdade pública muito exigente.
A verdade é que acabei por terminar a licenciatura nos 4 anos previstos e logo ingressei no Mestrado em Direito, noutra Universidade, apesar de claramente não gostar daquela área. Estou atualmente a concluir o Mestrado, encontrando-me a escrever a tese, e trabalho num banco, mas encontro-me bastante infeliz, pois não gosto do que faço e sinto que deveria ter feito a licenciatura em Educação Básica. Culpo a minha imaturidade da altura, que me fez perder vários anos num curso que claramente não gostava, já para não falar de todo o dinheiro gasto.
Sinto que deveria ingressar na licenciatura em Educação Básica, mas o que coloca mais receosa é o facto de fazer 25 anos este ano, pelo que com os 3 anos da licenciatura e os 2 anos do Mestrado (se tudo correr bem), começaria a exercer a profissão com 30 anos. Para entrar no concurso de professores, sinto que é uma idade bastante tardia e estaria impossibilitada de chegar ao topo da carreira.
Alguém que já esteve na mesma situação que eu pode dar a sua opinião sobre o assunto? Alguém que seja professor me pode aconselhar sobre isto? Atualmente, há cada vez menos professores, pelo que sinto que daqui a 10 anos, vai ser mais fácil de arranjar colocação, mas sinto que já é demasiado tarde para mim...

Agradeço a quem me possa ajudar com isto!

vai ser mais fácil de arranjar colocação, mas sinto que já é demasiado tarde para mim...
A meu ver, nunca é tarde de mais para seguir os teus sonhos. Se o ensino é o teu sonho, vai para lá e sê feliz. O que vier, virá.

Estou com quase 30 anos. Se tudo correr bem, vou começar um novo curso, numa nova paixão que nem sequer colocaria em hipótese há 2 anos, quanto mais ha 12 (quando entrei na faculdade, pela primeira vez). Vamos sempre a tempo, desde que seja aquilo que realmente queremos.
E acredito que toda a tua mentalidade será bem diferente agora, o que também influencia a tua motivação.
Se queres, vai em frente. Com 30 anos, ainda vais muito a tempo de te tornares uma ótima educadora :)

Boa tarde!

Venho aqui pedir alguns conselhos porque me encontro bastante perdida e desanimada.
O meu percurso no ensino superior iniciou-se com a minha licenciatura em Direito. Apesar de ter sido sempre muito boa aluna no ensino básico e secundário, quando cheguei à licenciatura em Direito, as minhas notas desceram a pique, porque não custava do curso que estava a tirar e devido à dificuldade extrema do curso, numa faculdade pública muito exigente.
A verdade é que acabei por terminar a licenciatura nos 4 anos previstos e logo ingressei no Mestrado em Direito, noutra Universidade, apesar de claramente não gostar daquela área. Estou atualmente a concluir o Mestrado, encontrando-me a escrever a tese, e trabalho num banco, mas encontro-me bastante infeliz, pois não gosto do que faço e sinto que deveria ter feito a licenciatura em Educação Básica. Culpo a minha imaturidade da altura, que me fez perder vários anos num curso que claramente não gostava, já para não falar de todo o dinheiro gasto.
Sinto que deveria ingressar na licenciatura em Educação Básica, mas o que coloca mais receosa é o facto de fazer 25 anos este ano, pelo que com os 3 anos da licenciatura e os 2 anos do Mestrado (se tudo correr bem), começaria a exercer a profissão com 30 anos. Para entrar no concurso de professores, sinto que é uma idade bastante tardia e estaria impossibilitada de chegar ao topo da carreira.
Alguém que já esteve na mesma situação que eu pode dar a sua opinião sobre o assunto? Alguém que seja professor me pode aconselhar sobre isto? Atualmente, há cada vez menos professores, pelo que sinto que daqui a 10 anos, vai ser mais fácil de arranjar colocação, mas sinto que já é demasiado tarde para mim...

Boa noite, sinceramente não acho que seja nada tarde para voltares a estudar, nem imaginas a quantidade de pessoas que estão na mesma situação que tu, que tiraram um curso que perceberam que não gostam, é perfeitamente normal o que estás a sentir. Na minha sincera opinião vais muito a tempo de voltar a estudar para que te sintas realizada profissionalmente e não te preocupes muito em só começar a trabalhar aos 30 anos, porque o tempo anterior a chegares a essa idade foi passado a investires na tua formação, o que é muito enriquecedor. No entanto, se quiseres podes sempre fazer um estágio profissional no tempo em que não tenhas aulas para tornar o teu currículo mais apelativo. Quais são as áreas que estás a considerar voltar a estudar (se quiseres partilhar claro)?

Lê acerca da falácia do custo investido. Às vezes investimos tempo e dinheiro num caminho que achamos correto e que mais tarde verificamos que não o era e aí não há mal nenhum em aceitar e partir para outra. Não vale a pena continuar a insistir nesse caminho de infelicidade. Se eu já bati de cabeça na parede trinta vezes e ela não se mexeu, vou parar antes de me magoar ainda mais porque já percebi que não vou partir a parede à cabeçada (momento para desanuviar neste comentário 😂). Aos 25 ainda se é novo e mal seria se com essa idade fosse impossível dar à tua vida o rumo que queres. Eu há 2 anos e tal também enveredei por um caminho que já vi que não é o mais apropriado para mim e razões imaturas levaram-me a rejeitar o curso que agora pretendo seguir. Na altura achava que era muito estudo, que ia ser velho quando acabasse a especialização e outras coisas do género, tinha medo de não ser capaz , então fugi de medicina apesar de ter tido nota para entrar e confesso que desde os primeiros tempos na faculdade me apercebi do erro mas não o queria admitir. Agora aqui estou a estudar para os três exames e as inscrições nos exames estão feitas. Nunca é muito tarde para mudar e decidir perseguir a felicidade.

Boa tarde!

Olá Maria. És tão nova ainda e nunca é tarde para estudar novamente. Deves sim realizar o teu sonho e entrar no curso de Educação Básica. Mesmo que não gostes de Direito, terás sempre esse curso no teu currículo e quem sabe não te vai dar jeito no futuro?
Não desistas mesmo do teu sonho.
Tudo de bom para ti. Beijinhos

• Like
Reactions: soraiarftorres
Boa tarde!

Boa noite Maria!
Gostaria de saber qual decisão tomaste e se está a correr tudo bem! Estou na mesma situação que tu mas sou licenciada em Gestão. Sentia me tão triste que decidi procurar algo que realmente gosto que é educação basica. Mas ja tendo uma experiência de universidade estou com muito receio, principalmente de atrasar a minha vida mais 5 anos.
Beijinhos

• Like
Reactions: soraiarftorres
Boa noite Maria!
Gostaria de saber qual decisão tomaste e se está a correr tudo bem! Estou na mesma situação que tu mas sou licenciada em Gestão. Sentia me tão triste que decidi procurar algo que realmente gosto que é educação basica. Mas ja tendo uma experiência de universidade estou com muito receio, principalmente de atrasar a minha vida mais 5 anos.
Beijinhos
Olá Beatriz!
Acabei mesmo por ingressar na licenciatura em Educação Básica e acredita que foi das melhores decisões que tomei. Achei que iria ser das mais velhas do meu curso, mas vi que muita gente com 30 e 40 anos estava também a tirar este curso. Como estou a trabalhar ao mesmo tempo, por vezes não é fácil conciliar, principalmente durante a época de entrega de trabalhos e testes, mas acredita que se vai fazendo :) e quando se gosta do que se estuda, é muito mais fácil!
Por outro lado, temos outra vantagem em relação aos colegas de 18 anos, que é a maior experiência de vida e maturidade, que nos vai ajudar a lidar com as situações menos boas, pois ser professor/ educador de infância, nos dias que correm, não é uma tarefa nada fácil. Já para não falar de teres uma experiência no ensino superior, que te vai ajudar imenso na preparação/ estudo para os testes e trabalhos.
Aconselho-te, ainda, a ires ganhando experiência profissional em trabalhos com crianças, como monitora em campo de férias, explicações, entre outros, porque assim percebes, desde cedo, se realmente é aquilo que gostas ou não.
Qualquer dúvida, podes mandar mensagem.
Beijinho

Olá Beatriz!
Acabei mesmo por ingressar na licenciatura em Educação Básica e acredita que foi das melhores decisões que tomei. Achei que iria ser das mais velhas do meu curso, mas vi que muita gente com 30 e 40 anos estava também a tirar este curso. Como estou a trabalhar ao mesmo tempo, por vezes não é fácil conciliar, principalmente durante a época de entrega de trabalhos e testes, mas acredita que se vai fazendo :) e quando se gosta do que se estuda, é muito mais fácil!
Por outro lado, temos outra vantagem em relação aos colegas de 18 anos, que é a maior experiência de vida e maturidade, que nos vai ajudar a lidar com as situações menos boas, pois ser professor/ educador de infância, nos dias que correm, não é uma tarefa nada fácil. Já para não falar de teres uma experiência no ensino superior, que te vai ajudar imenso na preparação/ estudo para os testes e trabalhos.
Aconselho-te, ainda, a ires ganhando experiência profissional em trabalhos com crianças, como monitora em campo de férias, explicações, entre outros, porque assim percebes, desde cedo, se realmente é aquilo que gostas ou não.
Qualquer dúvida, podes mandar mensagem.
Beijinho
Boa noite, seria possivel dizeres onde estás a tirar o curso?