Voltar a estudar aos 30 - possível fazer melhoria?

berlindes

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2021
Boa tarde,

Concluí o ensino secundário em C/T em 2009/2010 e tirei uma licenciatura mas passados muitos anos decidi que gostaria de voltar a estudar e tirar outro curso (Engenharia). Tendo em conta que as vagas para licenciados para o curso que quero são poucas acabei por me inscrever nos exames nacionais como externo para fazer as 2 provas de ingresso (MatA e FQ). Tenho 2 questões:

1 - É possível inscrever para melhoria das notas nas 2 disciplinas do secundário? Liguei para a escola e disseram-me que apenas seria possível se tivesse concluído o secundário este ano lectivo ou no anterior. Mas pelo vosso artigo dizem que esse prazo só é válido para efeitos de diploma e que para acesso ao ensino superior é irrelevante - estará a escola enganada?
Contudo, também referem que " Só são válidas as melhorias realizadas com provas de disciplinas do mesmo programa e código/disciplina em que obtiveste a primeira aprovação", e eu não sei se isso se aplica a mim tendo em conta que o meu programa era o de 2009/2010.

2 - Quais são os recursos que recomendam para alguém na minha situação que já não tem estas disciplinas há mais de 10 anos? Arranjei livros de primos meus que concluíram há pouco tempo, mas temo que não seja suficiente.

Obrigado e um bem haja pelo serviço que prestam.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
1 - É possível inscrever para melhoria das notas nas 2 disciplinas do secundário? Liguei para a escola e disseram-me que apenas seria possível se tivesse concluído o secundário este ano lectivo ou no anterior. Mas pelo vosso artigo dizem que esse prazo só é válido para efeitos de diploma e que para acesso ao ensino superior é irrelevante - estará a escola enganada?
Olá.
O programas mudaram em 2015. Além disso, apesar de o prazo não ser dois anos, não sei se o sistema continuava a considerar a melhoria. Logo, diria que muito provavelmente não lhe será possível fazer melhoria. Mas pode sempre tentar.
2 - Quais são os recursos que recomendam para alguém na minha situação que já não tem estas disciplinas há mais de 10 anos? Arranjei livros de primos meus que concluíram há pouco tempo, mas temo que não seja suficiente.
Talvez um livro de preparação para os exames ou os livros de exercícios do IAVE.

Quelra

Membro
Matrícula
6 Agosto 2020
Olá. Eu estou numa situação semelhante, terminei o secundário um ano depois. Contactei a minha escola, lá disseram que de acordo com a legislação eu poderia fazer melhorias. Eu perguntei se esse mesmo artigo não era problemático ("Só são válidas as melhorias realizadas com provas de disciplinas do mesmo programa e código/disciplina em que obtiveste a primeira aprovação"), disseram-me que o pior que podia acontecer era o sistema não aceitar, mas que não tinha nada a perder.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
C Voltar a Estudar aos 38 2021/2022 Ensino Superior - Geral 3
R Voltar a estudar, ingresso ensino superior Ensino Superior - Geral 4
M Voltar a estudar Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Ana Bilé Voltar a estudar Concurso Nacional e Locais - Público 5
Pereira230 Parei de estudar, mas pretendo voltar Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Plaguedoc Voltar a estudar - Maiores de 23? Concursos e Regimes Especiais 1
Karla M Voltar ao 10°ano Ensino Secundário 1
J Documentos para voltar a ingressar no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 19
M Só preciso da ficha enes para voltar a concorrer. Preciso de fazer o processo todo? Concurso Nacional e Locais - Público 14
J É possível pedir mudança de curso e ao mesmo tempo voltar a fazer os exames nacionais para melhorar a média? Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Ao mudar de curso na segunda fase, tenho que voltar a pagar inscrição? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
Samuel Pires O que acontece se voltar a concorrer? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
D Será possivel voltar á escola... Ensino Secundário 5
AidaMano Tenho 18 anos e quero voltar para o 10 ano Ensino Superior - Geral 6
S Voltar ao secundário Ensino Secundário 1
A terei ou nao de voltar a repetir a disciplina? Ensino Secundário 3
J Voltar à Praxe Tradições Académicas 3
A Voltar a fazer exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
V Desisti da Universidade: devo voltar para o ano? Arquivo 1
M Anular a Matrícula e voltar a fazer os exames Concurso Nacional e Locais - Público 2
iFélix Voltar ao curso onde estava Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Desistir da Universidade e voltar ao 12°ano Ensino Superior - Geral 3
Lucas1996 Voltar para Portugal ou continuar no Reino Unido? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
N Voltar ao 12º para repetir matemática Ensino Secundário 13
R Posso voltar a fazer exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L 1 ano fora de Portugal (e da universidade) , voltar para um curso diferente? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Voltar ao Secundário Ensino Secundário 15
vitoria.ferreira Estudar vs trabalhar Ensino Superior - Geral 1
D [AJUDA] Como estudar no UK com notas insuficientes? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
A Estudar na suécia Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
AnaCarolinaD Estudar na Bauhaus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
J Trabalhar ou estudar no estrangiero Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
Saragouveia1 Estudar no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
T Estudar em Évora e Beja - Custos mensais Ensino Superior - Geral 0
V Estudar no exterior Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 3
M FCSH Estudar tradução na FCSH/Nova Universidade Nova de Lisboa 1
C UAb Sem estudar há mais de 20 anos! Ajuda Universidade Aberta 2
Carla89 Parar por 1 ano para estudar para os exames Ensino Superior - Geral 1
Bohdan Herashchenko Qual é o método para estudar para exame nacional de português 2021?livros ...apontamentos... Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
C Preciso de química de 12° para estudar biotecnologia? Tecnologias 1
G Dicas de Como estudar para História A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Melissa de leca Devo fazer o teste IELTS se eu quiser estudar negócios ou direito? Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Engenharia Informática onde estudar engenharia informática? em que universidade? Tecnologias 32
R É possível estudar só com o valor da bolsa? Bolsas e Residências 4
M UC Pontos positivos e negativos de estudar em Coimbra Universidade de Coimbra 1
H Estudar fora - melhorias Ensino Secundário 1
B Quando saberei a matéria a estudar para o exame de Geografia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
K Acesso ao ensino superior depois de 2 anos sem estudar Concurso Nacional e Locais - Público 3
M Como estudar para Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4