Voltar a estudar

Juliana C.

Membro
Matrícula
24 Novembro 2020
Olá, já faz algum tempo que já sai da escola e adorava voltar a estudar , no entanto, já não me lembro da matéria pq já foram 3 anos que conclui o 12.° ano.
Existe algum jeito que não precise de fazer exames ? Ou provas específicas

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá, já faz algum tempo que já sai da escola e adorava voltar a estudar , no entanto, já não me lembro da matéria pq já foram 3 anos que conclui o 12.° ano.
Olá!
No caso de pretenderes ir para o Ensino Superior, tens o Concurso de Maiores de 23 mas precisas de preencher alguns requisitos, como por exemplo: teres completado 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede as provas (por exemplo, se quiseres entrar no próximo ano, tens que ter pelo menos os 23 anos feitos em 2022), não teres provas de ingresso válidas para o curso que pretendes, etc... Mas tens as provas específicas do Concurso, que de modo geral são mais difíceis que os exames nacionais.

De resto, não considero propriamente uma desvantagem o facto de teres terminado o 12º ano há 3 anos e desejares voltar a estudar. Por exemplo, eu não fiz CM23 mas fiz os exames nacionais para o curso que pretendia. Mas lá está: isso também vai depender dos exames em questão e do teu à vontade com a matéria dos mesmos.

Fabio_viana

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Janeiro 2020
Curso
Enfermagem
Instituição
🎓 ESSnorteCVP
Olá, se pretenderes podes fazer o exame nacional que na minha opinião é mais acessível do que as provas específicas, e para isso podes te inscrever em explicações ou algo do género e ir aprendendo a matéria necessária para o exame que necessitas. Caso estejas interessada em fazer o exame de BG deixo aqui a explicadora que me acompanhou durante cerca de 10meses: Academia à la Cat 👩🏽‍🏫 | Acompanhamento Online (@academiaalacat.pt) • Instagram photos and videos

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Olá. Se tirares um tempo antes dos próximos exames para preparares a matéria e fazeres os exames nacionais, não acho que 3 anos serão assim tão impeditivos. Há quem faça o secundário 3 anos numa área e depois realize os exames de outra área (que já nao tinha desde o básico), o que é semelhante à tua situação.
Podes procurar explicações se tiveres condições, pedir para assistir às aulas de preparação se o teu antigo secundário for acessível, ou estudar por conta própria com recursos online e livros de preparação.
Boa sorte!

• Like
Reactions: phynd

asdfgg

Membro Veterano
Matrícula
20 Setembro 2018
Curso
BQ ❤️ MICF
Instituição
UAlg
Venho cá só dar a minha experiência, saí do secundário em 2009 (ou seja, há 13 anos), fiz este ano o exame de Biologia e Geologia a estudar pelo livro de preparação de exames da Porto Editora e alguns recursos aqui do Uniarea e é possível tirar uma nota razoável/boa. Boa sorte! 😀

• Like
Reactions: Barbara_Lopes

Barbara_Lopes

Membro
Matrícula
15 Março 2021
Sai da escola em 2007 😅 embora tenhas os maiores de 23 penso que uma vez que tens tempo, o melhor será realizar os exames nacionais. Aqui no fórum tens imensos apontamentos e material que ajuda e muito. Eu consegui assim e ja estou no 2ano :D

Organiza-te vê o que queres seguir, quais os exames necessários e força, boa sorte

• Like
Reactions: asdfgg