Olá, já faz algum tempo que já sai da escola e adorava voltar a estudar , no entanto, já não me lembro da matéria pq já foram 3 anos que conclui o 12.° ano.
Existe algum jeito que não precise de fazer exames ? Ou provas específicas
Olá!
No caso de pretenderes ir para o Ensino Superior, tens o Concurso de Maiores de 23 mas precisas de preencher alguns requisitos, como por exemplo: teres completado 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede as provas (por exemplo, se quiseres entrar no próximo ano, tens que ter pelo menos os 23 anos feitos em 2022), não teres provas de ingresso válidas para o curso que pretendes, etc... Mas tens as provas específicas do Concurso, que de modo geral são mais difíceis que os exames nacionais.
De resto, não considero propriamente uma desvantagem o facto de teres terminado o 12º ano há 3 anos e desejares voltar a estudar. Por exemplo, eu não fiz CM23 mas fiz os exames nacionais para o curso que pretendia. Mas lá está: isso também vai depender dos exames em questão e do teu à vontade com a matéria dos mesmos.