vou candidatar-me ao ensino superior pela segunda vez: posso candidatar-me só à segunda fase?

andre maia

Membro
Matrícula
18 Julho 2023
Quero entrar noutro curso por concurso nacional outra vez. Tive exames na faculdade, por isso não pude estudar bem para a primeira fase, logo não vou conseguir entrar no curso que quero com essa nota. Posso candidatar-me só à segunda fase ou tenho de fazer a primeira na mesma para poder candidatar à segunda?

Olá,
No CNAES podes-te candidatar à segunda sem ir à primeira. Os exames nacionais é que só podes fazer a 2ª fase se tiveres estado presente na 1ª.

• Like
Reactions: andre maia
Olá,
No CNAES podes-te candidatar à segunda sem ir à primeira. Os exames nacionais é que só podes fazer a 2ª fase se tiveres estado presente na 1ª.
obrigado, por acaso não podia indicar o decreto de lei ou algo oficial onde eu possa encontrar isso? Aqui em casa ainda não acreditam

obrigado, por acaso não podia indicar o decreto de lei ou algo oficial onde eu possa encontrar isso? Aqui em casa ainda não acreditam
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/119-2024-857564220 , Artigo 45.º

À 2.ª fase do concurso podem apresentar-se:

(...)

d) Os estudantes que, embora reunindo condições de candidatura no prazo de apresentação das candidaturas da 1.ª fase, a não apresentaram;

e) Os estudantes que só reuniram as condições de candidatura após o fim do prazo de apresentação das candidaturas da 1.ª fase.
Uma destas alíneas aplica-se a ti, tens que ver qual.

• Like
Reactions: andre maia