Olá! Vou agora para o 11ºano em CT e, tal como tu, o meu grande sonho é seguir medicina. Acho que ao contar-te um pouco da minha história consigo esclarecer as tuas dúvidas (assim espero
).
Durante todo o ensino básico sempre fui aluna de 5's e entrei no 10ºano também com a ambição de conseguir notas elevadas (até porque sabia que precisava para entrar em medicina). Preparei-me mentalmente para o facto de que uma descida de notas podia acontecer, quer devido ao nível de exigência aumentar, como pelo tempo que teria de dedicar a todas as disciplinas igualmente, para que conseguisse ter uma boa média no final do ano.
Com tudo isto, quando o ano letivo começou coloquei muita pressão sobre mim mesma e só pensava nas notas excelentes que queria ter. No entanto, nesta altura as notas dos testes pouco passavam do 16 (ATENÇÃO! eu sei que um 16 é uma boa nota, mas para o curso que quero não era suficiente), e eu comecei a desmotivar. Chegou a novembro, mais ou menos, e comecei a ficar mais relaxada em relação às notas, e notei uma boa melhoria (passei a tirar 18's e 19's, tal como eu sempre ambicionei!).
Esta conversa toda para te dizer que não vale a pena stressares! A exigência do 10ºano é um pouco maior do que a do 9º, mas nada de exagerado! Penso que com esforço, dedicação e ambição pelos teus sonhos tu vais conseguir!
Em relação a Matemática A, esta é uma disciplina que não muda muito em termos de conteúdo. No entanto, a matéria é dada a um ritmo muito mais elevado, o que implica que trabalhes mais autonomamente. O meu método para os testes foi fazer muitos exercícios (todos os exercícios do manual e do CA), e dar uma revisão na teoria. Acho que se tiveres bases do 9ºano vai ser uma mais valia para ti, mas acho que não é necessário reveres nada (até porque sempre que tiveres dúvidas em relação a matéria de anos anteriores, podes sempre pedir ao teu professor).
Bem acho que respondi a tudo
. Se tiveres mais dúvidas podes sempre perguntar