“Geração Know”: um programa de formação para quem quer aprender mais sobre o projecto europeu

Foto de Christian Lue / Unsplash

O programa de formação Geração KNow está de regresso: com acesso gratuito e em formato maioritariamente online, quer dar a oportunidade aos portugueses de saberem mais sobre instituições e assuntos europeus, explorando também desafios actuais como as transições digital e climática, questões sociais, migrações ou a competitividade face às outras regiões do mundo.

“Muitas vezes verificamos que não há grande sensibilidade e conhecimento sobre como funcionam as instituições europeias, ou sobre como as políticas europeias têm tanto a ver com as políticas nacionais, e vice-versa”, explica a eurodeputada do Partido Socialista e organizadora do Geração Know, Maria Manuel Leitão Marques. “No final do dia, muita daquela legislação tem a ver com a nossa vida diária.”

Para esta segunda edição estão disponíveis 30 vagas, com inscrições até 1 de Março — e qualquer pessoa se pode candidatar. O programa tem nove formações online e duas sessões presenciais, a de abertura e a de encerramento, que se destaca pela visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. Maria Manuel Leitão Marques esclarece que “é uma oportunidade de [os cidadãos] verem o que lá se estuda, o que lá se faz, o que lá se discute”.

Entre Março e Junho serão abordados temas como o futuro digital, a transição ambiental, direitos humanos e migrações, igualdade de género e ciência e inovação. As sessões vão ser conduzidas por especialistas das áreas que se relacionam com as instituições, estando aptos a partilhar experiências reais e perspectivas internas.

Os interessados devem preencher um formulário online. A selecção dos participantes será baseada na avaliação dos percursos cívicos e profissionais e os candidatos que forem escolhidos vão ser contactados por email. Todas as informações acerca da formação podem ser obtidas aqui, ou através do email geracaoknow@gmail.com .