Estão a decorrer as candidaturas para os Estágios Blue Book da Comissão Europeia. Estes estágios terão início a 1 de outubro de 2023 e terão a duração de 5 meses, dirigidos para as áreas de tradução e administração.
As tuas tarefas irão depender da área em que fores colocado/a mas alguns exemplos do que poderás ter à tua espera serão: participação em reuniões, grupos de trabalho e audições públicas; redigir ou editar documentação; fazer investigação; responder a consultas e muito mais.
A quem se destinam estes estágios?
Para seres elegível, deverás cumprir os seguintes requisitos:
- Seres cidadão da União Europeia (existem vagas igualmente limitadas para estudantes de países terceiros);
- Teres concluído a licenciatura ou grau equivalente ao primeiro ciclo de um curso superior (ensino universitário) até ao final do período de candidaturas;
- Não poderás ter realizado anteriormente um estágio noutra instituição ou organismo da União Europeia ou trabalhado mais de seis semanas, ou 42 dias de calendário (fins de semana incluídos), numa instituição europeia, organismo da UE, agência de execução da UE, delegação da UE ou para membros do Parlamento Europeu;
- Deverás possuir um nível avançado (nível C1 ou C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em duas línguas oficiais da União Europeia. Pelo menos uma destas duas línguas deverá ser uma língua processual (alemão, inglês ou francês). No caso dos estudantes nacionais de países terceiros, é necessário o conhecimento de apenas uma língua processual;
- Para poderes realizar um estágio em estágio de tradução na Direção-Geral da Tradução (DGT), tens que ser capaz de traduzir para a tua língua principal ou língua de chegada (normalmente a tua língua materna) de duas outras línguas oficiais da EU.
Onde irei estagiar?
Os estagiários podem trabalhar em qualquer serviço ou agência da Comissão Europeia (principalmente em Bruxelas e no Luxemburgo) bem como em outras cidades da União Europeia.
Tenho interesse. Como me posso candidatar?
O processo de candidatura é bastante simples. Tudo o que precisas de fazer é criar um EU Login e preencher o formulário de candidatura. Podes ainda realizar um teste de elegibilidade para saberes se é provável que sejas selecionado para um estágio na Comissão Europeia.
Como será feita a seleção dos candidatos?
Assim que as candidaturas encerrarem, os candidatos serão avaliados com base no seu perfil académico, nas suas competências linguísticas e nas suas competências adicionais. Os cerca de 3 mil candidatos com as melhores pontuações serão pré-selecionados e farão parte do Virtual Blue Book (VBB), uma base de dados que contém os CV de todos os candidatos aprovados nas duas fases de pré-seleção: a avaliação inicial e a verificação da elegibilidade.
O Blue Book está acessível e pode ser consultado por todos os serviços e agências da Comissão, que poderão selecionar os candidatos que melhor satisfaçam as suas necessidades e critérios específicos.
Estes estágios são remunerados?
Sim. Todos os estagiários selecionados recebem um subsídio mensal de cerca de 1.300 euros mensais para cobrir as suas despesas. Podes saber mais sobre este subsídio aqui.
Até quando posso realizar a minha candidatura?
Tens até 31 de janeiro de 2023 para apresentares a tua candidatura aos estágios da União Europeia, com início em outubro deste ano.
Gostava de me candidatar, mas não cumpro ainda todos os requisitos. O que posso fazer?
Se este for o teu caso, não desanimes. A Comissão Europeia abre os processos de candidatura duas vezes por ano. Se não puderes candidatar-te aos estágios de outubro, poderás tentar uma candidatura aos estágios de março de 2024 e cujos processos de candidatura decorrerão em julho/ agosto de 2023.
Sabe mais sobre os estágios da Comissão Europeia e processo de seleção neste link. Consulta ainda uma lista das perguntas mais frequentes (FAQ).
A Comissão Europeia espera por ti. Vais perder esta oportunidade? Encontra alguns testemunhos na página EU Careers Portugal no Instagram:
Artigo elaborado em parceria com a Comissão Europeia.