Governo lança Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração de novos estudantes

Foto de dfuentesphotostock | Depositphotos.com

O início de um novo ano escolar é sempre um desafio, mas, no Ensino Superior, esse desafio é ainda maior. Aqueles que começam agora a sua caminhada neste novo ciclo de estudos podem experienciar ansiedade, medo do desconhecido, resistência à mudança e à saída da sua zona de conforto.

Assim, é importante que as instituições de ensino e toda a comunidade académica se responsabilizem pelo seu acolhimento e integração neste novo desafio que constitui uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos indivíduos, potenciando as suas capacidades para contribuírem positivamente na sociedade.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vê como particularmente relevante que “a integração dos novos estudantes ocorra em moldes que apresentem (…) as vantagens da formação superior e o desafio da investigação científica, do conhecimento, da cultura e do desporto”, recordando que este tipo de iniciativas favorece não só a integração na comunidade académica como contribui para o conhecimento sobre o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, desenvolvimento de uma cultura humanista e favorecendo o bem-estar e um desempenho académico favorável por parte dos estudantes.

O Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração de Novos Estudantes visa contribuir para uma melhoria da integração dos estudantes, com a realização de iniciativas culturais, nomeadamente através da valorização da música, da literatura e do teatro enquanto manifestações superiores e universais da criatividade humana. Desse modo, o Programa apoia todas as iniciativas desenvolvidas por orquestras, grupos corais, grupos de teatro e clubes de leitura afiliados a Instituições de Ensino Superior (IES) que, ao longo do ano letivo 2022/2023 desenvolvam atividades que promovam a integração dos novos estudantes.

Para serem consideradas como afiliadas é necessário que estes grupos cumpram os seguintes requisitos:

  • Serem sedeados em IES;
  • Serem sedeados em Associações de Estudantes do Ensino Superior;
  • Possuírem personalidade jurídica própria e os estudantes do ensino superior consttuírem a generalidade dos seus membros.

Cada instituição de ensino superior público ou privado apenas poderá apresentar um projeto candidato, podendo, no entanto, apresentar na sua candidatura mais do que um tipo de atividade. Não serão aceites candidaturas de unidades orgânicas de instituições de ensino superior ou de serviços de ação social, devendo estas ser integradas nas candidaturas submetidas em nome das instituições de ensino superior a que pertencem. A dotação máxima indicativa a alocar a esta iniciativa é de 200 mil euros, cabendo a cada Instituição de Ensino Superior no máximo 20 mil euros.

As candidaturas podem ser submetidas online através do preenchimento de um formulário eletrónico, até às 18h do dia 25 de novembro.

Podes ainda consultar o Edital completo do Programa através deste link.