Parabéns, acabaste de entrar na Universidade!
Agora tens que fazer a tua matrícula (não te esqueças do teu Cartão de Cidadão/ Passaporte, Boletim de Vacinas e outros documentos que a Universidade peça) e prepares-te para começar a tua primeira semana como estudante universitário. Sabemos que é um mundo completamente novo e desconhecido para a maioria dos caloiros e foi precisamente a pensar neles que reunimos um conjunto de 5 dicas essenciais para que te dês bem na Universidade desde o teu primeiro dia.
#1 – Alojamento
Se és estudante deslocado esta é uma preocupação que se sobrepõe a muitas outras. Tens inúmeras opções de alojamento, tanto dentro da própria Universidade como de outras entidades.
Se procuras alojamento em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Braga ou Aveiro, tens a Inlife à tua disposição para te ajudar a combater o nervosismo e a ansiedade e tornar a tua procura de alojamento muito mais simples e cómoda.
Entre as vantagens que podes ter ao usar esta plataforma, destacamos: a possibilidade de agendares uma visita virtual através de uma videochamada com o senhorio, caso não possas realizar a visita presencial; conhecer de antemão o apartamento e possíveis colegas de casa; acompanhamento de um profissional Inlife com o qual poderás esclarecer dúvidas relacionadas com a plataforma ou com processos burocráticos; um processo seguro, claro e agilizado com uma retenção de 24 horas da primeira renda para garantires que o teu novo quarto ou casa correspondem às tuas expectativas.
O processo é bastante intuitivo e só precisas de criar o teu perfil no site e filtrar as tuas preferências, escolhendo os teus quartos preferidos e de que forma queres realizar a tua visita. Podes ficar a saber mais sobre este processo e a plataforma Inlife aqui.
#2 – O que muda?
Acabaste de fazer a tua matrícula e inscrição e sentes que caíste de paraquedas num mundo completamente novo? Calma! É normal que não saibas muito bem o que fazer nem para onde ir nos primeiros dias. Lembra-te que a Universidade representa um momento onde, acima de tudo, é suposto desenvolveres a tua independência e isso passa por também abraçares os desafios que vão sendo colocados na tua vida. Não esperes uma vida facilitada: podes ficar em turmas enormes, podes sentir desde o início que és tu quem tem de tratar de tudo e, se até aqui tiveste professores que deixavam a papinha toda feita…bem, não contes muito com isso na Universidade.
Parece assustadora, mas a verdade é que “primeiro estranha-se e depois entranha-se”. Não deixes que os teus medos falem mais alto. Usa a tua proatividade. Questiona. Procura. Pede ajuda. Abre os braços e aceita esta jornada que aí vem pois será incrível!
#3 – Praxe: sim ou não?
Por esta altura já deves ter ouvido imensas opiniões de outras pessoas sobre este tema. É perfeitamente normal que te abordem ao longo dos próximos com o intuito de saberem se pretendes ou não frequentar a Praxe. Esta é uma escolha pessoal e ninguém pode decidir por ti. A Praxe representa uma forma alternativa de criar e fortalecer laços com os teus companheiros de curso e de Universidade sendo que podes desistir caso não te identifiques com a mesma.
Se assim for, não te preocupes: a Universidade é um mundo e na grande maioria delas tens à tua disposição uma série de núcleos e clubes dos quais podes também fazer parte.
#4 – Organização é a chave
Testes, trabalhos individuais e de grupo, estudar e manter a matéria em dia pode parecer uma missão impossível, principalmente se fores estudante deslocado e ainda tiveres que ser responsável pelas tuas compras e preparares as tuas próprias refeições.
A verdade é que tudo isto se pode tornar muito mais fácil e sem dores de cabeça se mantiveres bons níveis de organização na tua vida. O dia tem 24 horas e há tempo para tudo. Aprende a priorizar tarefas. Marca no calendário as datas importantes e não deixes as tarefas acumularem-se. Cria um horário de estudo. Aprende a gerir o teu tempo e a dar prioridade às tarefas mais urgentes e complicadas da tua lista. Assim garantes que chegas ao final do dia com muito menos stress e sem deixares coisas para a última da hora.
#5 – Diversão
E como na Universidade nem tudo é estudar e apresentar trabalhos, é fundamental que tires algum tempo para ti. Sim, queres muito ter uma excelente nota naquele teste, mas será que o vais conseguir quando estás a colocar em cima de ti tanta pressão? As Associações de Estudantes costumam organizar várias festas ao longo do ano letivo, em que podes participar. Se não fores muito de festas, tens ainda várias outras opções: um passeio no parque, uma saída com amigos, uma ida ao ginásio… As opções são ilimitadas e dependem apenas da tua vontade. Aproveita os momentos livres para estreitares laços de amizade e arejares a cabeça. Verás que quando regressares ao estudo terás muito mais produtividade.
Com todas estas dicas esperamos apaziguar um pouco do teu nervosismo e garantir que tens uma experiência fantástica desde o teu primeiro dia. Vai sem medos: um dia olharás para trás e desejarás ser caloiro novamente! Boa sorte!
Artigo elaborado em parceria com a Inlife.