Há 4 Mestrados de Gestão portugueses nos melhores do mundo para o Financial Times

Nova SBE estreia-se no “top 10” | Foto de Cláudio Nunes

Quatro escolas de negócios portuguesas foram reconhecidas pelo prestigiado Financial Times no ranking “Financial Times Masters in Management 2024”. São elas a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), Católica Lisbon School of Business and Economics, Iscte Business School e Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Na edição de 2024 do ranking “Masters in Management”, foram selecionadas 100 escolas de todo o mundo, entre as quais se incluem quatro portuguesas.  O ranking classifica as melhores escolas de gestão do mundo, utilizando critérios que incluem o aumento salarial após a conclusão do curso. O salário atual dos antigos estudantes, a percentagem de docentes internacionais, o número de mulheres e de doutorados são outros critérios tidos em conta.

A primeira escola de negócios nacional a vigorar no ranking é a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que se encontra na 8ª posição, tendo subido sete lugares desde a edição anterior desta classificação, com o seu International Master’s in Management.

Com este resultado, a escola torna-se na primeira escola de negócios portuguesa a ter ambos os mestrados avaliados pelo Financial Times (Finanças em 7.º lugar e Gestão em 8.º) no Top 10 mundial.

A Nova SBE destacou-se particularmente nos indicadores internacionais de mobilidade e experiência académica, assim como no critério de pegada de carbono (que avalia as emissões de carbono da escola nos últimos três anos); e atingiu ainda uma pontuação de 9,31 de satisfação numa escala de 10.

“Este reconhecimento global é um reflexo do nosso compromisso contínuo em formar líderes preparados para os desafios do futuro, mantendo sempre a excelência académica e a inovação como pilares fundamentais’ afirma o Diretor da Nova SBE, Pedro Oliveira, acrescentando que ‘num mundo global, o nosso desafio enquanto escola que assume uma responsabilidade para com a sociedade, passa por munir os nossos alunos de experiências internacionais para que possam estar preparados para o mercado e para que possam crescer e desenvolver-se entre outras culturas, mas que simultâneamente vejam sempre a Nova SBE e Portugal como a sua casa’.

Segue-se neste ranking o Mestrado em Gestão da Católica Lisbon School of Business & Economics, que está na 27ª melhor posição mundial, e que obtém consistentemente uma elevada classificação desde que está presente neste ranking, há 14 anos.

Entre os vários critérios que contribuem para estes resultados estão a taxa de empregabilidade de 97% nos 3 meses após a conclusão do mestrado, é de destacar também a elevada proporção de Professores (38%) e alunos (93%) internacionais, bem como paridade de género nos alunos e professores.

Para Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon School of Business & Economics, “é uma enorme satisfação ver o nosso Mestrado em Gestão ser reconhecido como o 27º melhor do mundo, especialmente por oferecermos esta formação de excelência a partir de Lisboa, uma cidade vibrante e inovadora. Este resultado reflete o nosso compromisso em preparar os alunos para os desafios globais, com uma experiência educativa verdadeiramente internacional – mais de 90% dos nossos estudantes são de fora de Portugal. Combinamos rigor académico, inovação e foco na sustentabilidade, formando graduados prontos para liderar e fazer a diferença no mundo.”

O próximo a vigorar neste ranking é o mestrado em Gestão de Empresas da Iscte Business School, que subiu duas posições, alcançando o 60º lugar. Mereceu destaque o crescimento de 15% no número de estudantes internacionais, sendo que, neste ano, 36% do corpo discente é composto por estudantes de outros países, um aumento significativo em relação aos 21% de 2023.

Esta evolução no ranking é “o reflexo do esforço contínuo na melhoria da qualidade do nosso programa”, afirma Maria João Cortinhal, dean da Iscte Business School. “O aumento expressivo do número de estudantes internacionais demonstra o reconhecimento crescente do nosso mestrado a nível global”.

Com quatro instituições portuguesas agora presentes no ranking, Portugal reforça a sua reputação global na área da educação em gestão. “É uma honra ver o ensino de gestão em Portugal receber este reconhecimento internacional tão merecido”, afirma Maria João Cortinhal.

A outra instituição destacada foi a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), que alcançou a 70.ª posição. “A subida do MiM para a 70.ª posição no ranking é um reflexo positivo das nossas estratégias de ensino e internacionalização. Este reconhecimento reforça o nosso compromisso com a excelência e a preparação dos estudantes para um mercado global e incentiva-nos a melhorar,” sublinha Luísa Pinto, Diretora do MiM.

Entre os números em destaque, o Mestrado da FEP ocupa a primeira posição em Portugal e a oitava a nível mundial em progressão na carreira, e ocupa a 2.ª posição em Portugal e a 12.ª no mundo, registando um aumento médio de 66% nos salários dos diplomados após a conclusão do curso.

“Esta distinção sublinha a excelência académica da nossa instituição e reforça a FEP como uma das principais escolas de gestão a nível global. Este reconhecimento reflete a qualidade do nosso ensino, a relevância internacional do curso e o forte impacto na progressão de carreira dos nossos diplomados, espelhando o nosso compromisso contínuo com a inovação, a diversidade e a formação de líderes para um mercado global cada vez mais competitivo,” destaca Óscar Afonso, Diretor da FEP.