Há seis universidades portuguesas na lista das melhores do mundo. A lista, conhecida como Ranking de Xangai, é a mais antiga e importante avaliação global de Ensino Superior.
Foram analisadas pelo Ranking de Xangai mais de 2.500 instituições mundiais do ensino superior, e nas mil melhores classificadas mantêm-se seis universidades portuguesas.
Lisboa e Porto no topo
As universidades de Lisboa e do Porto garantiram as melhores notas, surgindo ambas entre as 300 instituições mundiais de topo.
A academia da capital destacou-se nas área da engenharia naval e oceânica, em que atingiu mesmo o sexto lugar do ranking.
Já a instituição da Invicta manteve o patamar que alcançou no ano passado, destacando-se na área da ciência e tecnologia alimentar.
Coimbra sobe de patamar
A grande mudança deste ano foi a entrada no top 500 da Universidade de Coimbra. Subiu assim um patamar, reforçando a presença das instituições portuguesas entre as melhores do mundo – posições em que já estavam a Universidade do Minho e, desde 2021, a Universidade de Aveiro.
A instituição conimbricense, a mais antiga do Ensino Superior em Portugal, destacou-se nas áreas da engenharia civil e ciências farmacêuticas.
Outra academia presente entre as 1000 destacadas é a Universidade Nova de Lisboa, que caiu de posição. Está agora classificada entre os lugares 600 e 700.
EUA e Reino Unido lideram
O ranking continua a ser dominada por instituições americanas e britânicas. A Universidade de Harvard é considerada a melhor do mundo, seguida pela de Stanford.
A melhor europeia aparece em 4ª lugar: a Universidade de Cambridge. A primeira fora da esfera anglo-saxónica é a de Paris (Saclay).
O Ranking de Xangai pondera fatores como o número de alunos, vencedores de prémios Nobel, número de citações e artigos publicados nas principais revistas científicas.