Há seis universidades portuguesas entre as “mil melhores” do mundo no Ranking de Xangai

Foto de vitormarigo | Depositphotos.com

Ranking de Xangai, o mais antigo ranking a nível mundial, elegeu as 1000 melhores universidades do mundo. Há seis universidades portuguesas na lista.

Este ano, esta consultora coloca a Universidade de Lisboa entre as 300 melhores (no intervalo 201-300, já que a partir do 100º lugar as universidades são agrupadas em escalões de 50 ou 100 lugares). A instituição de ensino desceu do grupo 151-200, onde estava colocada em 2020, embora tenha aumentado o número de publicações em revistas científicas de “Nature and Science”, assim como o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index. A universidade beneficia do facto de ter um galardoado com o Nobel da Medicina entre os seus antigos professores.

Já a Universidade do Porto está no escalão 301-400 e a Universidade do Minho no grupo 401-500. Também fazem parte do ranking a Universidade de Coimbra, posicionada entre 501 e as 600 melhores, seguindo-se a Universidade de Aveiro e a Universidade Nova de Lisboa que surgem entre as 601 e as 700 melhores.

O pódio é ocupado pela Universidade de Harvard em primeiro lugar, seguida pelas Universidades de Stanford e pela Universidade de Cambridge. Entre as 20 melhores da lista, só uma das universidades presentes não é nem americana nem britânica. 

Este ranking baseia a sua classificação em seis indicadores, o numero de alumni e docentes contemplados com o Prémio Nobel e Medalha Fields, o número de investigadores altamente citados, o número de artigos publicados em revistas científicas de “Nature and Science”, o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e o desempenho per capita da Universidade. Como podes ver, como vários outros rankings, é muito baseado na atividade de investigação que as universidades desenvolvem, pelo que deves ter isso em conta quando fazes a leitura destes rankings. 

Para a elaboração do Ranking de Xangai 2021 foram analisadas mais de 2000 universidades tendo sido selecionadas as 1000 melhores para publicação.