(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, comemora este ano o seu 50.º Aniversário (1969-2019). Meio século após a sua fundação, a escola permanece como um veículo de criação, de cultura, de investigação e de saber, mobilizando estudantes, professores e colaboradores para honrar o legado deixado pelo seu fundador, o poeta e filósofo António Quadros, e diretores, que fizeram do IADE a referência cultural e artística que é hoje.

Fundado a 4 de setembro de 1969, com o nome de Instituto de Arte e Decoração, o IADE congregou as artes, a criatividade e a cultura num projecto de ensino diferenciador, posicionando-se como uma instituição pioneira no ensino do design no nosso país. Prova disso é a nomeação como uma das 50 melhores escolas de Design da Europa no ranking da Italian Magazine Domus.

O seu posicionamento internacional, reforçado com a integração da Universidade Europeia em 2016, permite-lhe hoje ter estudantes de todo o mundo. No que toca a Licenciaturas, há uma aposta em programas lecionados integralmente em inglês, em que um dos semestres é passado fora do país. É o caso das licenciaturas em Design Global, em Games and Apps Development ou em Creative Technologies, em que os estudantes têm a oportunidade única de poderem estudar em escolas internacionais de referência como, por exemplo, a Media Design School (Nova Zelândia) ou a NewSchool of Architecture and Design (EUA).

O IADE conta igualmente com licenciaturas leccionadas em português (com uma duração 3 anos). Do Design à Fotografia e Cultura Visual, das Ciências da Comunicação ao Marketing e Publicidade, e da Engenharia Informática à Informática de Gestão, escolhas não faltam. De acordo com os dados do Infocursos, a taxa de empregabilidade da instituição é de 96%, sendo que, a título de exemplo, o curso de Informática de Gestão conta com uma taxa de empregabilidade de 99.2%

O IADE dispõe de um campus dinâmico, localizado no centro de Lisboa com vista sobre o rio Tejo, em que os estudantes têm acesso a mais de 15 laboratórios únicos para o desenvolvimento dos seus projectos. Desde o Print Lab, UX Lab, Media Lab ao Game Studio, 3D Lab e Digital Lab.

Como corolário da criação de valor e conhecimento, o IADE criou a Fábrica, o seu o organismo de projetos especiais. Tem como principal missão alavancar a reputação e o reconhecimento da marca IADE, apostando claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação: fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares); fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil) e fabricação do futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

Este organismo possibilita, assim, o desenvolvimento de projectos em estreita colaboração com empresas, dando oportunidade aos estudantes de aplicarem os seus conhecimentos em projetos reais. A metodologia PBL – Project-Based Learning, ou seja, a aprendizagem assente em projetos é predominante no modelo pedagógico do IADE.

O IADE possui ainda vários ciclos de estudos de Mestrado, um Doutoramento em Design e várias Pós-Graduações. Podes encontrar mais informações deste laboratório criativo, que tem desenvolvido cada vez mais uma interseção inovadora entre Design, Fotografia, Tecnologias Criativas, Marketing e Comunicação, em https://www.iade.europeia.pt/