Inovação e tecnologia aliada às ciências da engenharia. Encontras isto e muito mais nas licenciaturas da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro-Norte

A Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro-Norte da Universidade de Aveiro

A alguns dias da abertura das candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a hora de decidir as opções a que vais candidatar-te aproxima-se e é normal que restem ainda dúvidas e ponderações a fazer. Afinal de contas, a identificação do curso que pretendes frequentar é uma decisão importante para o teu futuro, mas também uma escolha que te oferece imensas opções. Com este artigo, vais ficar a conhecer as licenciaturas que a Escola Superior Aveiro-Norte da Universidade de Aveiro (ESAN) tem para te oferecer!

Se a engenharia e o design de produto despertam a tua curiosidade, a ESAN é o lugar certo para ganhar novos conhecimentos nestas áreas. Se concluíste o ensino secundário e procuras embarcar num curso de licenciatura, na ESAN podes encontrar uma em Design de Produto e Tecnologia outra em Tecnologia e Sistemas de Produção e outra em Engenharia Aeroespacial.

.

Todas as licenciaturas estão ligadas à área científica das ciências da engenharia. No caso específico da Licenciatura em Design de Produto e Tecnologia, o plano curricular do curso tem um foco maior na área do Design. Por outro lado, a licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção pode ser uma boa escolha se, por exemplo, gostas das área ligadas à Engenharia Mecânica e Engenharias Eletrotécnica e Eletrónica, como as tecnologias de produção, automação e robótica,  ou estás atento à digitalização da indústria. A licenciatura em Engenharia Aeroespacial é ministrada por várias unidades da UA, e na ESAN terá o foco nas áreas do Design e Manufatura. Este artigo visa satisfazer a tua curiosidade sobre estes três cursos, mas, antes de mais…

Porquê a Universidade de Aveiro?

A Universidade de Aveiro (UA) é uma universidade reputada quer em Portugal, quer a nível internacional, que procura formar alunos preparados para os desafios do mundo real. Tentador? Nesta universidade, poderás encontrar uma formação que procura despoletar o teu espírito empreendedor, na construção de um futuro pautado pela liderança e inovação. A ESAN é uma das escolas da Universidade de Aveiro, cuja oferta se estende a três ciclos de estudos: 3 licenciaturas, 2 mestrados e 5 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), que poderás encontrar na página oficial da UA. O primeiro passo – a licenciatura – é o que vais ficar a conhecer aqui. Já espreitaste a nova licenciatura em Engenharia Aeroespacial? Podes ficar a conhecer mais sobre a nova licenciatura da ESAN neste artigo.

Licenciatura em Design de Produto e Tecnologia

Talvez já tenhas imaginado um futuro em que concebes e otimizas um produto. Se já o fizeste, então, a Licenciatura em Design de Produto e Tecnologia pode ser a escolha perfeita para ti! Se ainda não tinhas pensado nesta opção, a escolha desta licenciatura será uma boa aposta para adquirir as ferramentas necessárias para crescer profissionalmente nesta área.

Exclusiva da Universidade de Aveiro, diferencia-se pelo foco na inovação, conceção, desenvolvimento e otimização de produto e possibilita-te o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base tecnológica, industrial ou comercial, vocacionadas para os produtos de consumo, normalmente produzidos em larga escala. Se esta descrição te agrada, vais ficar igualmente satisfeito com o perfil multidisciplinar e fortemente técnico que o plano curricular do curso oferece e que combina as valências do design, da engenharia e da gestão.

Se esta é uma área do teu interesse, lê o testemunho da Raquel e vem surpreender-te!

1) O que te motivou a escolher este curso?

Raquel Aldonso (R.A.): O Plano curricular da licenciatura em Design de Produto e Tecnologia foi o principal motivo pelo qual me candidatei ao curso. Esta licenciatura confere um leque de competências que combinam o design, engenharia e gestão, dando um especial ênfase ao Design Concetual, área na qual pretendo dar continuidade e me formar profissionalmente.

2) Como é o ambiente da ESAN? A relação de professor-aluno é uma relação próxima ou mais fria e distante?

R.A.: Existe uma grande proximidade entre docentes, técnicos e alunos na ESAN. Somos uma comunidade pequena, quando comparada com outros departamentos da Universidade de Aveiro. Temos a sorte de comunicar rapidamente e facilmente com os docentes, que se encontram sempre bastante disponíveis para nos ajudar. O facto de as licenciaturas partilharem unidades curriculares promove o trabalho entre alunos das duas licenciaturas, motivando relações sociais entre os mesmos e por conseguinte um ambiente “familiar”.

3) Que oportunidades tens tido ao longo do teu percurso? Fala-nos, por exemplo, de um projeto/estágio em que tenhas estado envolvido! Que tipo de oportunidades um aluno do teu curso pode esperar?

R.A.: A ESAN oferece múltiplas oportunidades de projetos extracurriculares internos, em parceria com empresas ou até com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, como é o caso de um dos mais recentes projetos na qual estive envolvida. O projeto consistiu na recuperação de um antigo autocarro e na sua transformação enquanto MUPI (mobiliário urbano para a informação). De momento encontro-me noutro projeto, que consiste na digitalização de elementos naturais, a sua escultura enquanto modelos digitais e análise de viabilidade de fabrico na aplicação do mercado de moldes para produtores de ovos moles.

Raquel Aldonso, aluna do 3º ano da licenciatura em Design de Produto e Tecnologia e Coordenadora do Núcleo Associativo de Estudantes da ESAN (NAE-ESAN)

4) Se tivesses que escolher um adjetivo para descrever o teu curso, qual escolherias? Porquê?

R.A.: O adjetivo que melhor descreve o curso é sem dúvida “polivalência”. A licenciatura em Design de Produto e Tecnologia permite aos alunos obter conhecimento em várias áreas que se cruzam e que lhes concedem conhecimentos que poderão revelar-se úteis no extenso mercado de trabalho em que o curso se enquadra.

5) O que gostarias de dizer a um futuro candidato?

R.A.: Se fores um futuro candidato, aproveita tudo aquilo que a ESAN te proporciona, um ambiente propício para a expansão das tuas competências e soft-skills, um percurso académico rico em conhecimento e uma vida-académica repleta de bons momentos.

Da conceção à prototipagem, ao redesenho e à transposição para fabrico – podias estar neste momento a produzir o próximo grande gadget. Curioso? De que estás à espera? Fica a saber mais na página oficial da UA.

Licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção

Se gostavas de ganhar conhecimentos na área da Engenharia, mas, talvez, um curso completamente direcionado para uma das engenharias não te convença – a licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção pode ser o curso certo para ti! Esta é uma aposta adequada a todos os que pretendam o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base tecnológica, industrial ou prestadoras de serviços, vocacionadas para o projeto, construção, programação e implementação de equipamentos e sistemas integrados de produção industrial.

Constituindo outro exclusivo da UA, esta licenciatura única possibilita-te uma aprendizagem focada no desenvolvimento de equipamentos e sistemas integrados de produção: desde o projeto mecânico, automação, robótica e redes industriais, à gestão de projetos, entre muitos outros! Com esta licenciatura aprenderás sobre materiais, processos de fabrico, desenho e fabrico assistido por computador (CAD/CAM) e automação de processos industriais, ficando também a compreender as várias fases dos ciclos de vida dos sistemas de produção, desde a sua conceção à sua otimização. Se o ramo industrial te cativa, podes descobrir mais aqui.

Fica a conhecer o testemunho do Frederico para compreenderes mais sobre o que este curso pode oferecer!

1) O que te motivou a escolher este curso?

Frederico Martins (F.M.): O que me motivou a escolher o curso de Tecnologia e Sistemas de Produção foi a multidisciplinaridade que o curso oferece, focado em várias áreas que se encontram ligadas ente si. Este curso deu-me a oportunidade de adquirir conhecimentos necessários para exercer o trabalho que gosto da forma mais correta.

2) Como é o ambiente da ESAN? A relação de professor-aluno é uma relação próxima ou mais fria e distante?

F.M.: O ambiente da ESAN é bastante informal, criando maior proximidade entre os estudantes e os docentes. Ao longo dos três anos, ficamos a conhecer as pessoas que estão por detrás do papel de professores, bem como curiosidades que os mesmos partilham sobre os seus percursos académicos e profissionais.

3) Que oportunidades tens tido ao longo do teu percurso? Fala-nos, por exemplo, de um projeto/estágio em que tenhas estado envolvido! Que tipo de oportunidades um aluno do teu curso pode esperar?

F.M.: Logo no início do primeiro ano, foi proposto aos alunos das duas licenciaturas participarem num projeto extracurricular de manufatura aditiva no setor alimentar em que tive o prazer de fazer parte, juntamente com mais dois colegas. Ao longo do curso é bastante normal os docentes proporem aos alunos projetos onde os mesmos podem adquirir mais conhecimento e principalmente conhecer pessoas novas das áreas envolventes, com bastante know-how que podem partilhar.

Frederico Martins, aluno do 3º da licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção

4) Se tivesses que escolher um adjetivo para descrever o teu curso, qual escolherias? Porquê?

F.M.: O adjetivo, que na minha opinião, melhor descreve o curso é multidisciplinar. Isto porque os alunos aprendem matérias de diversas áreas comuns às engenharias.

5) O que gostarias de dizer a um futuro candidato?

F.M.: A um futuro candidato, diria para aproveitar todas as oportunidades que lhe irão ser dadas. A ESAN dispõe de inúmeras palestras, workshops, projetos, atividades, laboratórios e oficinas para os estudantes expandirem os seus horizontes, isso não é algo que se pode encontrar em qualquer instituição de ensino.

Fica a conhecer o campus de Oliveira de Azeméis, numa visita virtual em 3D!

O campus da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro-Norte – mais conhecida por ESAN, possui instalações novas e definitivas desde o ano letivo de 2014/2015, situadas na Quinta do Comandante (Parque do Cercal). As novas instalações dotaram a escola de condições adequadas ao ensino e à investigação. Segundo o diretor da ESAN, Prof. Doutor Martinho Oliveira:

“Atualmente a ESAN desenvolve atividade nas áreas do design e desenvolvimento de produto, da organização industrial, das tecnologias e sistemas da produção e das tecnologias e sistemas de informação e comunicação, quer através da sua oferta de ensino de nível superior, quer através da sua oferta de ensino e formação pós-secundária de natureza técnica e profissionalizante. Ao longo do seu trajeto, tem havido um envolvimento e uma determinação grandes de muitos parceiros que constituem uma rede de unidades de formação especializada. Autarquias, Associações, Escolas, Centros Tecnológicos e de Formação e Empresas são exemplos de parceiros que estão a trabalhar com a ESAN desde a primeira hora.”

Com uma relação tão próxima à comunidade e indústria envolventes, porque não fazer uma visita virtual ao campus? Fica a conhecer espaços como os laboratórios, oficinas e a biblioteca da ESAN.

.

Após esta visita, estamos convencidos que ficaste interessado em conhecer a ESAN e razões para isso não faltam: é uma escola com uma aposta inovadora, a começar logo desde a licenciatura e que oferece oportunidades aos seus alunos, desde projetos, estágios de Verão ou até extracurriculares e diversas oportunidades de investigação, que poderás explorar ao longo do teu percurso.

Esperemos que abraces o teu potencial nesta tua escolha!

Artigo elaborado em parceria com a Escola Superior Aveiro-Norte da Universidade de

Aveiro.