Inovação, Rigor e Qualidade: conhece as Licenciaturas do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro

Foto da Universidade de Aveiro

Falta menos de um mês para o início da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, um momento aguardado por milhares de estudantes. Contudo, é igualmente um momento de dúvidas e nervosismo, onde subsiste a pergunta: “Será que escolhi o curso certo?”, ou “Qual o melhor curso para mim e para o meu futuro?”

Se te revês nesta situação, ou mesmo que já tenhas a certeza do curso que pretendes seguir, mas gostavas de conhecer outras opções, então este artigo é para ti.

Ciente da importância que este momento tem na vida dos estudantes, o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (DEM) apresenta uma oferta formativa bastante rica, tanto a nível de licenciaturas como de cursos de 2º (mestrados) e 3º ciclos (doutoramentos), formações que refletem o dinamismo, resiliência, e espírito inovador que marcam o Departamento.

Assim, para o ano letivo 2023/2024, o DEM apresenta um conjunto de três licenciaturas que permitirão aos estudantes desenvolverem uma sólida formação nas suas áreas de estudo, tornando-os profissionais capazes de resolver os desafios com que se irão deparar no mundo profissional. Conhece as licenciaturas que o DEM tem para ti:

Não te deixes iludir pelo facto de ser um curso de engenharia clássico: a Licenciatura em Engenharia Mecânica do DEM tem um plano curricular moderno e abrangente, que se projeta de acordo com as necessidades académicas e profissionais dos tempos atuais, mas ao mesmo tempo preparado para o futuro.

Dentro deste curso podes encontrar acesso a seis áreas de investigação relacionadas com a engenharia mecânica a nível internacional: tecnologia mecânica; automação; térmica e fluídos; mecânica aplicada e computacional; nanoengenharia, e projeto mecânico.

Conhece melhor a licenciatura em Engenharia Mecânica neste artigo.

Criado em 2021/2022, este curso diferenciador está voltado para o futuro e para as necessidades dos setores aeronáutico e aeroespacial, quer em Portugal quer internacionalmente. A Licenciatura permite aos seus estudantes uma especialização no final dos 3 anos do curso, nas seguintes áreas: projeto em estruturas aeroespaciais; satélites de telecomunicações; sensores e dispositivos; e design e manufatura.

Fica a conhecer mais sobre a licenciatura em Engenharia Aeroespacial neste artigo.

Esta é uma Licenciatura única no país, criada pela procura de profissionais com competências técnicas e científicas para atuar na automatização de processos, equipamentos e sistemas industriais, fabrico inteligente para a Indústria 4.0, colocando o foco na interligação entre o ser humano, os sistemas produtivos do futuro, e os mecanismos e processos de digitalização da indústria.

Sabe mais sobre a licenciatura em Engenharia de Automação Industrial aqui.

Para além destes cursos, o DEM é reconhecido pela proximidade entre o Departamento e empresas (e outras Universidades) de referência a nível nacional e internacional, o que contribui não só para uma experiência única por parte dos seus estudantes, como ainda fortalece a constante inovação que carateriza a Universidade de Aveiro e o DEM, em particular.

Se ficaste curioso/a e gostavas de saber mais sobre este Departamento e os cursos que tem para oferecer, visita a página oficial e conhece todos os projetos extracurriculares e outras oportunidades que estão à tua espera na Universidade de Aveiro. O DEM disponibiliza ainda uma visita virtual 3D para ficares a conhecer melhor a tua nova casa para os próximos três anos.

Do que estás à espera?

.

Artigo elaborado em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.