O Instituto Politécnico de Bragança aprovou ontem no Conselho Geral, sob proposta da direção, a criação de uma escola nova em Chaves com 3 Cursos Superiores e com o nome “Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar”.
Esta nova escola superior vai funcionar provisoriamente nas Instalações do Laboratório Colaborativo do “AquaValor”, nas instalações da Escola Profissional de Chaves cedidas pela Câmara Municipal e nas instalações do Balneário Pedagógico de Investigação e de Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago, ficando a designar-se “Campus da Água”.
Esta escola, aprovada ontem, tem ainda que passar pela homologação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, onde se prevê uma aprovação em continuidade, já que foi o próprio Ministro Manuel Heitor na sua visita a Chaves a incentivar os autarcas a solicitarem esta escola, tendo sido aprovada na pela CIM do Alto Tâmega por unanimidade.
Esta escola pretende reunir recursos e valorizar o cluster da água e do termalismo, com possibilidade e de captar alunos internacionais, com 3 cursos ao nível da licenciatura agora aprovados de Direção Hoteleira, Fisioterapia e Termalismo, e ainda Restauração, mantendo naturalmente os vários Cursos Técnicos Superiores Profissionais que o IPB já leciona em Chaves.
Esta escola vem juntar-se às cinco já existentes, a Escola Superior Agrária, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (em Mirandela).