Interessado em estudar no estrangeiro? Visita a maior feira com a Study Abroad Portugal

Foto de Glenn Carstens-Peters / Unsplash

Queres estudar no estrangeiro e não sabes por onde começar? A Study Abroad Portugal traz-te um evento pensado em ti. Todos sabemos que estudar no estrangeiro é um hercúleo trabalho de recolha de informação, processo de candidaturas e todas as diligências relacionadas com o facto de que, dentro de alguns meses, poderás estar a cruzar fronteiras para um novo país. Se estudares no teu próprio país exige pesquisa e informação, quando pensamos no mesmo processo, mas para fora de Portugal, vem-nos à mente uma única palavra: dúvidas, dúvidas e mais dúvidas. Por onde começar? Como preparar um curso no estrangeiro? Terei mais interesse num curso de Verão, numa licenciatura ou outra graduação? Isto são tudo questões que, em algum ponto, já deves ter colocado a ti próprio se estás a pensar estudar “lá fora”.

Felizmente para ti, a Study Abroad Portugal organiza a maior feira de informação para estudar no estrangeiro. Com várias edições realizadas e após um sucesso estrondoso na Feira de Outubro, que divulgámos aqui, trazemos-te a Feira de Março.

Quando vou poder visitar esta feira?

Tendo regressado à edição presencial – de enorme sucesso e adesão -, vais poder participar nesta feira nos dias 12 de Março (Sábado), em Lisboa, no SANA Malhoa Hotel – das 14h30 às 18h30 e 13 de Março (Domingo) no Porto, dirigindo-te ao HF Ipanema Park no mesmo horário referido. Marca já este fim-de-semana em grande na tua agenda!

O que posso esperar desta feira?

Participaste na Feira de Outubro? Boa, já deves estar familiarizado com o conceito! Porém, mesmo que tenhas visitado a feira em Outubro, a edição de Março vai oferecer-te novos formatos, que os constrangimentos pandémicos não permitiram na edição anterior. Podes contar com:

  • Realização de seminários;
  • Realização de apresentações;
  • Realização de debates.

O que preciso fazer para participar na feira?

Acessível a todos os bolsos, a feira é totalmente gratuita e apenas precisas fazer o teu registo prévio aqui. É muito simples!

Devo ter atenção a que informações?

A Study Abroad recomenda: “Devido à situação de pandemia que vivemos atualmente, este evento, bem como a entidade que a organiza, decorrerá de acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde e em concordância com as restrições governamentais que estarão em vigor à data do evento”.

E por que motivo não devo perder esta feira?

São vários os motivos! A diretora da Study Abroad, Ângela Pereira, diz-nos que este evento é a oportunidade perfeita para quebrar estigmas sobre o ensino estrangeiro, bem como abrir portas para novas oportunidades.

Uma experiência académica no estrangeiro é sempre enriquecedora:

  • Em termos linguísticos, será uma oportunidade de valorizares e melhorares as tuas competências numa língua estrangeira, em contexto conversacional e académico, proporcionando uma imersão num ambiente cultural diferente;
  • É uma forma de diferenciares o teu currículo, num mercado competitivo em que todas as diferenças contam;
  • É a oportunidade perfeita não só de te destacares no teu país, como no país de acolhimento – quantos mais contactos estabeleceres, mais rica será a tua experiência.

Quem poderei encontrar nos vários expositores? Eis o elenco:

📌 20 Instituições de Ensino Superior

📌 5 Instituições c/ Cursos de Verão, Escolas de Línguas e High School

📌 4 Embaixadas/Organizações Governamentais

📌 2 Agências Educativas

📌 1 Instituição de Voluntariado

📌 1 Agência de Trabalho

O teu sonho é estudar em Espanha, na Suíça ou ambicionas lugares mais distantes, do Canadá e Estados Unidos ao Japão? Então, nesta feira poderás esclarecer informações de instituições destes e muitos outros países. São mais de duas dezenas de organizações e instituições representadas – não penses perder a oportunidade de ver quais e conhecê-las melhor aqui.

Estas são as instituições que vão estar presentes em ambas as cidades.

Como posso aproveitar melhor esta Feira?

A equipa Uniarea tem algumas recomendações para que possas tirar melhor proveito deste evento:

  1. Faz uma pesquisa prévia sobre os expositores que irás encontrar na Feira.
  2. Elabora uma lista com os expositores que mais te interessaram, fazendo uma exclusão dos que decides não ter interesse.
  3. Anota o tipo de informações que gostarias de receber e todas – TODAS – as dúvidas que tenhas: processos de candidatura, requisitos, informações sobre bolsas, alojamento… lembra-te que as dúvidas fazem parte do processo e elencá-las é o primeiro passo para o conhecimento das respostas que precisas.
  4. Leva contigo um bloco de notas ou algo que possas usar para apontar as respostas, guardar folhetos e recolher a informação que te interessa.
  5. Vai de mente aberta: mesmo fazendo uma seleção dos teus interesses, prepara-te para receberes informação que não esperavas e mantém-te receptivo aos desafios que todo o processo de estudar no estrangeiro trará para ti. Tira ao máximo partido todo o aconselhamento que receberes.

Ficaste interessado? Anota já os dias 12 e 13 de Março na tua agenda. Iremos também fazer um live com a Study Abroad Portugal no nosso Instagram na Quarta-feira, dia 9 de março, pelas 18h30, onde poderás esclarecer todas as tuas dúvidas.

Aproveita e explora o site da Study Abroad Portugal, que inclui imensos artigos relacionados a estudar no estrangeiro: https://www.studyabroadportugal.pt/ Acompanha também a StudyAbroad nas suas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Descomplica esta nova etapa da tua vida através da recolha de informação prévia e dá o primeiro passo no teu percurso lá fora. Bon voyage!

Artigo escrito em parceria com a Study Abroad Portugal.