Ensino superior… Aquela fase da nossa vida para a qual nunca fomos preparados mas avizinham-se os melhores e piores momentos da tua vida!

Certamente que nunca tiveste tempo para te dar conta de que não sabes cozinhar assim tão bem, sabes fazer umas coisas mas para uma semana inteira?!? Mããe, tupperwares!! Os nossos melhores amigos de agora em diante!



Para alguns, é tempo de assumir algumas responsabilidades económicas, quer a trabalhar em part-time ou a gerir a semanada/mesada que tem que dar para as compras, para as fotocópias e para os copos às quinta-feiras…. E para mais dois ou três dias! É também a altura, para muitos, de deixar a casa dos pais e começar a ter o nosso espaço tão desejado, mas que afinal… requer que se lhe dispense algum do nosso (curto, limitado) tempo em: arrumações, limpezas propriamente ditas, manutenção e ainda as contas!

Como se isto parecesse insuficiente, chegamos a uma fase de ensino em que é como se necessitássemos de aprender o A+B=BA novamente. Quem daqui já ouviu falar em Artigos Científicos? Normas APA? Escrita Científica, não? E manuais inteiros para estudar para uma das cinco ou seis cadeiras por semestre?! Pois… Está a chegar a altura em que começamos a pensar que o Secundário era para meninos, que tirar um curso é um ciclo de esperança e desesperança, motivação e desmotivação, farra e diretas para acabar o trabalho que tem uma deadline quase a acabar…

É nesta altura que vais começar a entender aqueles memes sobre a vida universitária (com que vais rir e chorar algumas vezes) e desejar que as férias fossem efetivamente férias e não transições de semestre, época de exames ou época de recurso.

Para os audazes, winter is coming ou, por outras palavras, não percam as cenas do próximo episódio.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.