Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a edição 2022/2023 tem em conta o futuro imediato pós-Covid19 e aborda um tema premente – pobreza.
Consciente da importância para a sensibilização da Sustentabilidade, o GRACE – Empresas Responsáveis promove mais uma edição da Academia GRACE, uma iniciativa anual com regulamento próprio ao qual se podem candidatar todos os alunos das 33 instituições de Ensino Superior parceiras do Uni.Network e pretende, de uma forma geral, fomentar a reflexão e desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) com aplicabilidade empresarial sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
A iniciativa do GRACE tem vindo a ganhar notoriedade tendo o concurso, ao longo das últimas 8 edições, totalizado a participação de mais de 1600 alunos com 630 candidaturas submetidas.
Este ano, os projetos apresentados deverão dar resposta ao seguinte tema: Papel das Empresas no Combate à Pobreza
De acordo com o Relatório “Pobreza e Exclusão Social em Portugal” (2022) existiu, em 2021, um aumento do risco de pobreza ou de exclusão social de 12% face ao inquérito anterior, o que corresponde a mais 256 mil pessoas. Este terá sido, provavelmente, o maior aumento anual do risco de pobreza ou exclusão social verificado em Portugal desde 2005.
Paralelamente, e apesar de crise pandémica ter sido uma crise mundial e de quase todos os países da União Europeia terem passado por processos de confinamento, o aumento do risco de pobreza ou exclusão social entre 2020 e 2021 em Portugal (12%) foi comparativamente mais elevado que os restantes países da UE.
O forte impacto da pandemia observado nas condições de vida e rendimento em Portugal deve ser por isso visto como um alerta, um barómetro para o impacto que o atual contexto da guerra na Ucrânia e do aumento dos preços de bens e serviços tem e continuará a ter na redução do poder de compra e condições e vida em Portugal que se perspetiva em 2022 e 2023.
Assim, tendo em conta o atual estado de pobreza a nível nacional apresente uma proposta, em formato de projeto, de como as empresas (uma empresa, um setor, etc., a nível nacional) podem ter um papel ativo no combate à pobreza.
As candidaturas encontram-se abertas até dia 28 de abril de 2023 e todas as informações e Regulamento estão disponíveis em https://grace.pt/academia.
À semelhança da edição anterior, os melhores trabalhos submetidos a concurso serão distinguidos em quatro categorias – Prémio Academia GRACE, Prémio Ideia, Prémio Impacto e Prémio Ação. Os vencedores terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho em cerimónia pública de entrega dos Prémios, a decorrer em junho, e verem o seu trabalho divulgado junto dos mais de 240 Associados GRACE.