Já abriram as candidaturas para estágios remunerados no MAAT

Foto de Michiel Annaert / Unsplash

Decorrem até 19 de setembro o programa de estágios do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT) e destinam-se a estudantes universitários, entre os 18 e os 25 anos, das áreas de Ciências e Artes.

A iniciativa, tal como indica o comunicado enviado, resulta de uma parceria entre a Fundação da Juventude e o MAAT e podem concorrer todos aqueles que frequentem o ensino superior – isto é, licenciatura, mestrado ou pós-graduação.

No sector das Ciências, os cursos abrangidos devem ser das áreas de Ambiente, Electricidade, Electrónica, Energia, Física e Química. Já quem se candidata da área de Artes, deve ser de um destes cursos: Arquitectura, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural.

O MAAT explica que candidatos pré-selecionados terão uma formação inicial, de presença obrigatória, de três semanas, a tempo parcial, no final da qual serão selecionados os jovens a frequentar o estágio de seis meses. Esta formação terá início a 6 de outubro.

A organização explica ainda que o objectivo é “proporcionar uma experiência de aprendizagem e aprofundamento dos conhecimentos em contexto real de funcionamento do MAAT”.

Os estágios vão ter uma carga horária semanal mínima de 12 horas, distribuída por três dias, entre segunda-feira e domingo, e com folga à terça-feira. Há dois turnos disponíveis: entre as 11h e as 15h ou entre as 15h e as 19h – um dos quais é obrigatoriamente ao fim-de-semana. Pode haver, também, um turno adicional à sexta-feira e ao sábado, das 19h às 22h.

Aos estudantes que participarem neste programa é-lhes atribuída uma bolsa mensal assim como são abrangidos por um seguro de acidentes e pelo reembolso das despesas de transporte.