Já começaram a ser enviadas as senhas para a Candidatura Online

Foto de zephyr18 | Depositphotos.com

Começaram a ser enviadas hoje as senhas para acesso ao sistema de candidatura online, o que marca mais um passo rumo ao acesso ao ensino superior 2022/2023.

Esta senha serve para o acesso à plataforma da DGES onde realizarás a tua candidatura online para o concurso nacional de acesso, ou seja, para a candidatura pelo regime geral de acesso para instituições de ensino superior públicas. Se vais concorrer apenas a instituições de ensino superior privado não precisas desta senha, já que a candidatura é realizada diretamente junto de cada universidade.

Deverás validar se recebeste no teu e-mail esta senha, inclusive no pasta de spam, e garantir que não o apagas e/ou guardas essa senha num local seguro. Precisarás de a consultar dentro de cerca de 2 meses. Podes consultar aqui o Consulta aqui o Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso 2022/2023.

Ainda não recebi. O que devo fazer?

Se não fizeste o pedido logo nos primeiros dias, é normal que ainda não tenhas recebido a senha, porque ela não é enviada a todos os alunos ao mesmo tempo. Espera mais uns dias e continua atent@ ao teu e-mail.

Podes também validar qual é o estado do teu pedido de atribuição da senha nesta página da DGES. Se a tua senha não aparecer ainda como validada deverás ver essa situação junto da tua escola para que seja novamente validada, já que é comum haver erros com a sua validação.

Ainda não fiz o pedido. Posso ainda fazer? 

Sim, podes! O pedido da senha é um processo simples dividido em 3 passos:

  1. Preenchimento do formulário: deverás começar por visitar esta página e preencher o formulário que te irá aparecer após entrares em “Iniciar”. O número de identificação pedido é o do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão e deverás selecionar uma escola ou gabinete de acesso ao ensino superior (GAES) da tua área de residência onde queres fazer a validação.
  2. Confirmação e Certificação do pedido: receberás depois no e-mail que indicaste um documento que deverás imprimir e certificar na tua escola secundária através do envio na plataforma de inscrição para os exames nacionais PIEDE ou em qualquer Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), estando esta última opção apenas disponível a partir de maio.
  3. Aguardar pela senha: finalmente, receberás outro e-mail com a senha que utilizarás para o acesso à plataforma online de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso. A senha é enviada agora mal senha validade pela escola ou GAES. 

Como fazer a Inscrição nos Exames Nacionais fora do prazo normal

Perguntas frequentes:

Até quando posso pedir a senha?

Podes realizar o pedido de atribuição da senha para a candidatura online até ao fim do prazo da respetiva fase de candidaturas.

Já tenho a senha do ano passado, posso usar?

Não, a senha de acesso à candidatura online apenas é válida para a candidatura do ano em que é pedida, pelo que deverás pedir uma nova. Esta servirá para todas as fases de candidaturas.