(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Viajar, estagiar, estudar, fazer voluntariado…. As oportunidades são infinitas e gratuitas, vem descobrir o que temos para ti na plataforma Youth Cluster! Desde intercâmbios europeus a voluntariado internacional a custo zero e com cobertura de todos os custos.

A ideia de criar a plataforma surgiu de um grupo de jovens estudantes e voluntários que enfrentavam as típicas dificuldades de não saber o que fazer a seguir ou que curso universitário escolher, por isso, através de muita pesquisa encontraram alternativas para viajar, estagiar, estudar e fazer voluntariado.

Muitos dos programas que encontraram eram totalmente gratuitos e ainda recebiam apoio financeiro, desde um valor fixo de subsídio mensal até cobertura dos custos de alojamento, alimentação e transporte. Após a participação nestes programas souberam que era essencial divulgá-los por todo o país, de forma a garantir que todos os jovens têm a possibilidade de viajar para diferentes cantos do mundo e melhorar as capacidades pessoais e profissionais. 

Na plataforma Youth Cluster podes encontrar oportunidades a nível nacional e internacional para fazer voluntariado, viajar, estagiar, estudar e até mesmo iniciar o teu projeto de empreendedorismo. Desde que tenhas, pelo menos, algum tempo livre de certeza que vais encontrar alguma oportunidade adequada ao teu perfil e, se não encontrares, podes sempre contactar a equipa que te irá ajudar a pesquisar. Vem descobrir todas as oportunidades aqui

Se não tens a certeza que existe um programa para ti, vamos dar-te já algumas sugestões. Por exemplo, se gostavas de fazer voluntariado em Portugal durante o ano ou só no Verão, o Instituto Português do Desporto e da Juventude tem vários programas com associações locais e oferecem financiamento diário para os teus custos de transporte e alimentação, no entanto se tens ideia de um projeto de voluntariado que gostavas de implementar, mas precisas de mentoria e apoio financeiro, o Corpo de Solidariedade Europeu é a solução ideal para criares o teu próprio projeto solidário

Caso tenhas interesse por atividades fora de Portugal, podes participar em intercâmbios juvenis com a duração de cerca de 10 dias e, nestes projetos, todos os custos de transporte, alojamento e alimentação são cobertos e tens a possibilidade de estar em contacto com outros jovens e participar em diferentes actividades relacionadas com sustentabilidade, literacia, culinária, património cultural, entre outros. 

Também existem oportunidades a longo prazo, como estágios nacionais e internacionais através do PEPAL, INOV Contacto, Civiweb, Erasmus+ ou mesmo voluntariado internacional com o Corpo de Solidariedade Europeu, Interreg Youth Volunteers, EU Aid, entre muitos outros.

Ainda não te convencemos? A equipa da Youth Cluster já teve a oportunidade de integrar vários dos programas anunciados na plataforma, entre os quais 8 meses na Geórgia através do Corpo de Solidariedade Europeu, 6 meses em Malta com o programa Erasmus para Jovens Empreendedores, 3 meses de estágio Erasmus na Roménia e intercâmbios juvenis um pouco por todo o continente Europeu, desde Espanha até à Ucrânia. Uma vez que estas oportunidades são a custo zero até é possível fazer um gap year totalmente financiado através da conjugação dos diferentes programas, como foi o caso da Rita Almeida. Vem saber mais sobre a sua experiência neste artigo e aventura-te a fazer o mesmo.

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.