Já podes realizar os Pré-Requisitos

Getty Images

Estão desde ontem disponíveis as informações relativas aos Pré-requisitos para a candidatura ao ensino superior 2015/2016. Inicia-se desta forma um novo ciclo de acesso ao ensino superior.

 

O que são Pré-Requisitos?

Os Pré-requisitos são condições de natureza vocacional, física e funcional que são exigidos para o acesso ao ensino superior de determinados cursos. Cada instituição de ensino superior decide se este é necessário para cada um dos seus cursos e qual é o mais adequado.

 

De que formam influenciam a candidatura?

Os pré-requisitos podem ser de três tipos:

  1. Exclusivos para a seleção dos candidatos: são eliminatórios, tendo como resultado Apto ou Não apto e não interferem no cálculo da nota de candidatura.
  2. Seleção e seriação: têm como resultado Apto, com um resultado de 100 a 200 que será considerado no cálculo da nota de candidatura ou Não apto.
  3. Exclusivos para a seriação: têm o seu resultado numa escala de 0 a 200 e são também considerados no cálculo da nota de candidatura.

 

Como se realizam? 

A comprovação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas de aptidão vocacional, física e funcional é realizada através da Ficha de pré-requisitos, a emitir pelas instituições de ensino superior que os realizam. É o caso dos pré-requisitos dos Grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z.

Depois indicarás no formulário da candidatura on-line  ao concurso nacional de acesso ao ensino superior um código de ativação, que constará nessa ficha, que comprova que o realizaste. Alternativamente, poderás entregar essa Ficha diretamente caso estejas a concorrer ao ensino superior através de outras formas de acesso.

A satisfação dos pré-requisitos que não exijam provas de aptidão vocacional, física e funcional e que sejam de comprovação meramente documental, são entregues pelos candidatos na matrícula e inscrição no ensino superior, na instituição de ensino superior que os exige. Isto aplica-se aos pré-requisitos dos Grupos A, B, D, E, F, Q, U e X. Se estás nesta situação não precisas de tratar disto já.

 

Em que datas?

  • Até 13 20 de março (prazo prolongado): Inscrição para a realização da 1ª chamada;
  • De 6 de abril a 8 de maio: realização dos pré-requisitos – 1ª chamada.

As instituições podem realizar uma 2ª chamada cuja inscrição decorrerá na 3ª e 4ª semana do mês de junho e cuja realização será na 3ª e 4ª semana do mês de julho conforme o calendário concreto que será fixado pelas instituições de ensino superior que exigem esses pré-requisitos.

 

Que cursos exigem Pré-requisitos? E em que consistem?

Podes encontrar uma lista dos cursos que exigem pré-requisitos para a candidatura ao ensino superior deste ano, bem como a descrição de cada um deles aqui: